terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Olympique de Lyon

Não é o mesmo

Depois de reinar por sete anos, a saída de Juninho Pernambucano fez do Lyon um time normal

No último ano de Juninho Pernambucano o Lyon já mostrava fraqueza e a cada ano que passa, todos o olham como um time normal. Não tem mais aquele favoritismo que tinha anos atrás e hoje está no mesmo nível que outro Olympique: o de Marselha. Talvez nem isso, já que o Lille além de ser o atual campeão, contratou super bem. Se o Bordeaux não é o mesmo que foi campeão duas temporadas atrás, o Paris Saint-Germain aparece como outra pedra no caminho do título.

Nesta temporada, a principal alteração do time foi no banco. Depois de transformar o Lille no que ele é hoje Claude Puel levou o Lyon até a inédita semifinal da Champions e só ficou três temporadas sem sucesso e título, gráças ao presidente Jean Michel Aulas. A torcida já queria a cabeça de Puel pelos maus resultados e estilo de jogo. Demorou mas, foi demitido um ano antes de seu contrato acabar.
Cris já não tem o mesmo prestígio FOTO: AFP
Agora, quem será incumbido de resgatar os bons tempos do Lyon é Remi Garde. Atuando pela primeira vez como técnico, Garde era observador/assistente de Paul Le Guen, Gerrard Houlier e também de Puel. Esteve ao lado dos técnicos vitoriosos do elenco e do ostracismo de Puel. Encerrou a carreira no Arsenal antes de jogar no Strasbourg e nove anos no Lyon. Para não correr o risco de pagar multa, assim como aconteceu com Puel, a aposta de Aulas assinou contrato de um ano.

Entretanto, o dinheiro gasto com Gourcuff e Briand na última temporada fez o elenco ficar completo. A única grande saída foi Jeremy Toulalan que aceitou a boa grana que receberá no novo todo poderoso Málaga saindo por 10 milhões. O empréstimo do zagueiro Dhiakaté encerrou e com as contusões de Cris e Mensah, 2 milhões foram gastos para trazer o burquinense Bakary Koné ex-Guingamp. O substituto de Toulalan vem de um lugar que está dando frutos no Lyon: a base. Gonalons é a próxima aposta e tem a sombra de Grenier como primeiro volante da equipe. Falta Gourcuff pagar o dinheiro que foi investido nele.

ELENCO
01 Hugo Lloris
30 Rémy Vercoutre
13 Anthony Reveillére
14 Mouhamadou Dabo
02 Lamine Gassama
03 Cris
05 Dejan Lovren
04 Bakary Koné
26 John Mensah
20 Aly Cissokho
12 T. Kolodziejczak
15 Gueida Fofana
21 Maxime Gonalons
22 Sidy Koné
08 Yohann Gourcuff
06 Kim Kallstrom
07 Clement Grenier
10 Ederson
11 Michel Bastos
09 Lisandro López
17 Alexandre Lacazette
18 Bafetimbi Gomis
19 Jimmy Briand

TÉCNICO
Rémi Garde

TIME-BASE
Lloris, Reveillére, Cris, Lovren e Cissokho; Gourcuff, Gonalons e Kallstrom. Ederson, Lisandro e Michel Bastos

PRINCIPAIS TÍTULOS
07 Nacionais
04 Copa da França

Nenhum comentário:

Postar um comentário