quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Internazionale de Milão

Como faz falta o português

Sem o português José Mourinho no banco, equipe interista, conquista o mundo, a copa, mas com dois técnicos

Serão muitos os torcedores nerazzuri que sentirão a falta de um estrangeiro que fez a alegria da Internazionale numa só temporada. Seu nome é José Mourinho. O treinador português, em sua primeira época em Milão, continuou a sequência de títulos do campeonato e ainda faturou a supercopa da Itália.

Na temporada seguinte, venceu tudo o que podia e ainda deixou de lambuja, alguns “quase-títulos” ao sucessor. Isto porque Mourinho deixou a Inter e foi “resolver os problemas” do Real Madrid. Aí o substituto foi Rafael Benítez que apenas “completou” dois títulos, mas sem tanto favoritismo: a Supercopa da Itália e o Mundial de Clubes, vencida sobre o pequeno Mazembe. Porém, Benítez perdeu a confiança - que nem tinha - da torcida ao não vencer a Supercopa da Europa e não continuar a sequência de bons jogos da Inter. Consequência: demitido do clube, deixando-o na sétima colocação. O substituto foi um não tão experiente técnico, mas conhecido de todos da cidade da equipe, o ex-milanista Leonardo. Ele só levou a Inter à segunda colocação, atrás Milan e ainda perdeu para o Schalke 04 na Champions.
O  melhor jogador da última copa desembarcou em Milão FOTO: AFP
Temporada passada, a Inter agora quer mudar de vida. Para isso, conta agora com o técnico Gian Piero Gasperini. Ele que estava há cinco temporadas na Genoa, chega a Milão para aplicar um esquema que deu bons momentos à torcida genovesa: um 3-4-3 bastante ofensivo, mas que modificará bastante o estilo de jogo interista. No entanto, já foi provado que o esquema pode não dar muito resultado, já que a equipe perdeu a final da supercopa da Itália para o rival Milan.

Cambiasso é um dos vários argentinos do elenco interista FOTO: Getty Images
Mas Gasperini deverá voltar atrás e continuar com o esquema que levou a equipe às glórias. Todavia, não contará com uma peça fundamental, Samuel Eto’o. O camaronês deixou a equipe após receber um dos maiores salários do mundo na gelada Rússia. 20 milhões de euros por ano na conta do camisa nove e 27 milhões na conta da Inter. O dinheiro pagou com sobra, todas as contratações da Inter. Por ordem de chegada: o goleiro Viviano (4,1 milhões, Bologna), o meia Ricardo Álvarez (12 milhões, Vélez Sarsfield), o lateral brasileiro Jonathan (5 milhões, Santos), o atacante Luc Castaignos (3 milhões, Feyenoord), 4,5 milhões para garantir a permanência do lateral japonês Yuto Nagatomo e mais de cinco milhões pelo empréstimo do jovem volante Andrea Poli (Sampdoria) e do atacante argentino Mauro Zárate (Lazio). Dois dias antes dele, chegou o substitulo de Eto’o. Diego Forlán, melhor jogador da última Copa do Mundo, já era especulado na equipe há algumas janelas, porém, só agora terá a chance de mostrar seu bom futebol em Milão. Agora, basta Gasperini ajeitar a equipe, fazer esquecer Mourinho e não ficar, novamente, atrás do rival Milan.

ELENCO
01 Júlio César
33 Emiliano Viviano
13 Maicon
42 Jonathan
06 Lúcio
25 Walter Samuel
02 Iván Córdoba
23 Andrea Ranocchia
26 Cristian Chivu
55 Yuto Nagatomo
04 Javier Zanetti
19 Esteban Cambiasso
05 Dejan Stankovic
18 Andrea Poli
08 Thiago Motta
10 Wesley Sneijder
29 Philippe Coutinho
11 Ricky Alvarez
09 Diego Forlán
22 Diego Milito
07 Giampaolo Pazzini
28 Mauro Zárate
30 Luc Castaignos

TÉCNICO
Gian Piero Gasperini

PRESIDENTE
M. Moratti

PRINCIPAIS TÍTULOS
18 Nacionais
07 Copas da Alemanha
03 Liga dos Campeões
03 Mundial Interclubes

DESTAQUES
Sneijder, Forlán, Stankovic, Lúcio e Júlio César

GIUSEPPE MEAZZA
85.000 Espectadores

Nenhum comentário:

Postar um comentário