quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Campeonato Italiano

Decadente, mas vivo

Desde o calciocaos em 2006, Série A não se encontra como um dos maiores. Menos ainda agora que foi ultrapassada pela Alemanha

A contratação de Ronaldo na temporada 97/98 ante o Barcelona, exemplifica um pouco isso. A Itália já foi um grande campeonato, com um grande mercado e com times mais poderosos e competidores que os de hoje. Mesmo com os títulos da Liga dos Campeões de Milan e Inter e o auge da conquista da Copa do Mundo, em meio ao caos do escândalo da manipulação de resultados, nos últimos anos, a Itália já não é mais a mesma. O poder de compra dos clubes diminuiu, jogadores buscam outros pólos como Espanha e Inglaterra, greves dos mesmos antes do início da temporada e mais um escândalo de manipulação, tudo isso somado gera um grandioso fator: a perda de uma vaga na Liga dos Campeões para a Alemanha. Eram quatro agora são três. E se equipes como Juventus e Roma já lamentavam a perda de milhões de euros por não irem a competição, terão que lutar contra Napoli, e quem sabe, Udinese, Lazio, Fiorentina, Palermo, a terceira vaga, já que as duas primeiras, deverão ficar com as equipes de Milão.

Sobre o novo escândalo de manipulação, a Atalanta, recém-promovida, começa o campeonato com menos seis pontos. O clube estava envolvido na existência de uma rede de fraude nas apostas futebolísticas. Com isso, o meia Doni aposentou-se do futebol após ser-lhe imposto uma suspenção de três anos e meio por ter participado da fraude em várias partidas.
Enquanto o Milan comemorou o campeonato... FOTO: AP
A greve nas primeiras rodadas aconteceu graças ao chamado “imposto da solidariedade”, que pretendia taxar com 5% adicional as rendas superiores a 90 mil euros e com 10%, as que ultrapassassem 150 mil, algo que impedia organização e jogadores sobre quem pagaria a taxa. Outro motivo da greve, que assim como no campeonato espanhol, cancelou a primeira rodada da competição, era uma proposta da Liga de poder força a saída de jogadores que estivessem no último ano de contrato, além de total direito de afastá-los os jogadores descartados para o restante da temporada. Ambos os problemas foram resolvidos e descartados, e com a greve encerrada, o campeonato se inicia a partir da segunda rodada.

Os favoritos são os mesmos, mas as incógnitas existem e podem surpreender. Se o Napoli surpreendeu com a terceira colocação na última temporada, chegando até mesmo lutar pela primeira colocação, porque Lazio, Fiorentina, Palermo e Udinese não podem fazer o mesmo. Milan com Gatusso, ou Inzaghi, Inter com Zanetti, Juventus com Del Piero e Roma com Totti, esses são os velhinhos da Liga que reinam em seus clubes.

...a Inter levantou o caneco da Copa da Itália FOTO: AFP
SÉRIE A

20 EQUIPES
Liga dos Campeões
4 Primeiros
Liga da Europa
5 e 6 Colocados
Quem Cai
3 Últimos
Desempate
Confronto Direto, SG e GP
Televisão
ESPNs, Rede TV e SporTV

TEMPORADA 2010/2011
Campeão
Milan
Artilheiro
Di Natale (Udinese) 28 Gols
Subiram
Atalanta, Siena e Novara
Caíram
Sampdoria, Brescia e Bari
Média de Gols
2,51

Nenhum comentário:

Postar um comentário