sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Arsenal

Às custas de um protagonista

Arsenal perde duas peças importantes de seu poderio - Fabregas e Nasri - e agora depende praticamente de um jogador

A cada temporada, o Arsenal de Arsène Wenger perde cada vez mais a sua força. Peças importantes do elenco saem e isso resulta em campo, tanto com a sentida falta de qualidade dos jogadores que saíram, quanto por eles terem ido a outros clubes do próprio campeonato. O Manchester City é a principal dessas equipes. Ele que já havia abocanhado Kolo Touré e Adebayor , agora levou o lateral Gael Clichy (7,750 milhões de euros) e o ótimo meia francês Samir Nasri por 28 milhões de euros. Como se não bastasse, a novela Barcelona-Fabregas-Arsenal, finalmente chegou ao fim, mas com final triste pra os torcedores londrinos. 29 milhões de euros foi a quantia paga pela equipe que revelou o jogador.

Com a saída do capitão Fabregas, a braçadeira ficou com Robin van Persie e junto com ela caiu a responsabilidade do camisa dez liderar o time em campo, além de fazer os gols que precisa. Se alguma lesão acontecer com van Persie, o Arsenal ficará carente de um protagonista e certamente ficará perdido em campo.
Van Persie é a esperança do Arsenal nesta temporada FOTO: Reuters
Isso se deve às nada animadoras contratações que Wenger fez no apagar das luzes da janela. Os quase 70 milhões que entraram (ainda saíram Eboué, e emprestados Denílson, Vela, Bendtner, Traoré, Thomas e Pedro Botelho), foram pouco aproveitados e com os jogadores adquiridos, a torcida do Arsenal não deposita confiança nenhuma de dias melhores.

Antes, já haviam chegado o atacante marfinense Gervinho ex-Lille que custou 12 milhões, o “novo Walcott”, o jovem de 18 anos, Alex Oxlade-Chamberlain que veio do mesmo Southampton por pouco mais de 11 milhões e o lateral direito Carl Jenkinson que custou 1,5 milhões, proveniente do Charlton.

Wenger não aguenta mais os resultados negativos do time FOTO: Reuters
Fechada essas contratações, muitas especulações viraram notícia no clube. Juan Mata era a principal delas e supriria uma possível saída de Nasri. No entanto o espanhol foi para o adversário Chelsea. O zagueiro Cahill do Bolton também figurava nela, mas o Arsenal não quis pagar o valor alto pedido pela equipe. Por isso, a última contratação foi do alemão Per Mertesacker que se destacou na copa de 2006 e estava no Werder Bremem. Chegou custando 11,3 milhões. Para a vaga de Clichy, chegou o contestado André Santos pelo alto valor de 7 milhões. Do rebaixado Monaco, chegou Chu Young Park por 3 milhões, ele que não é o melhor dos camisas 9 existentes, mas foi o que restou há dois dias do fim.

No último dia, Yossi Benayoun veio emprestado pelo Chelsea, após a recusa do clube para vender Malouda. O espanhol Arteta chegou do Everton - para substituir Nasri - por 10 milhões, valor alto para um jogador de 29 anos, mostrando que Wenger não pensou em trazer jovens promessas, mas também não arranjou grandes certezas.

ELENCO
01 Manuel Almunia
13 Tomasz Szczesny
03 Bacary Sagna
25 Carl Jenkinson
04 Per Mertesacker
05 Thomas Vermaelen
06 Laurent Koscielny
20 Johan Djourou
18 Sebastian Squillaci
28 Kieran Gibbs
11 André Santos
19 Jack Wilshere
16 Aaron Ramsey
02 Abou Diaby
17 Alex Song
07 Tomas Rosicky
08 Mikel Arteta
23 Andrei Arshavin
14 Theo Walcoot
10 Robin van Persie
29 Marouane Chamakh
09 Park Chu Young
27 Gervinho

TÉCNICO
Arsene Wenger

PRESIDENTE
Peter Hill-Wood

PRINCIPAIS TÍTULOS
13 Nacionais
10 Copas da Inglaterra
01 Liga da Europa
00 Mundial Interclubes

DESTAQUES
van Persie, Rosicky e Mertesacker

EMIRATES STADIUM
60.365 Espectadores

Nenhum comentário:

Postar um comentário