terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Campeonato Francês

Moderado e mediano

Equipes não têm tanta força e Ligue 1 torna-se equilibrada com a força perdida do Lyon, ficando mediano se comparado ao restante da Europa

Salvo a temporada 2009/10, quando Lyon e Bordeaux se enfrentaram nas quartas de final da Liga dos Campeões e em seguida o Lyon perdera para o Bayern na semifinal, nos últimos quatro anos nenhuma equipe francesa passou das oitavas de final da maior competição de clubes do mundo. Fato que mostra o quanto o campeonato francês está se debilitando.

Se o Olympique de Marselha fora o único campeão do torneio, o Monaco quase alcançou o feito na temporada 2003/04. O time do principado chegou à final passando pelo Lokomotiv de Moscou nas oitavas e pelos poderosos, Real Madrid e Chelsea, antes de perder para o Porto de José Mourinho.

Demorou 57 sete anos para o Lille vencer o francês novamente FOTO: AFP
Nessa mesma temporada, iniciara a oitavas de final na Liga dos Campeões e a presença do Lyon nela. Passou por Real Sociedad, Werder Bremem e PSV, mas era eliminado logo em seguida. Sem tornar o único título francês pouco importante, - conquistado pelo Marselha em 92/93, primeiro ano de UEFA Champions League - países como a Sérvia com o Estrela Vermelha, Romênia que ganhou com o Steaua Bucarest em vitória sobre o Barcelona e a Escócia com o Celtic, venceram o torneio.

Hoje, pouco se espera das equipes francesas na Liga, tornando-as meros figurantes. As três equipes - Marselha, Lyon e Lille - certamente terão dificuldades em seus respectivos grupos. O Marselha tem o Arsenal e Borussia Dortmund, além do multicampeão grego Olympiacos. O Lyon terá que passar por Real Madrid e Ajax e não poderá bobear frente o Dínamo de Zagreb. O Lille tem a Internazionale como grande equipe, mas terá que mostrar se o título na temporada passada não foi somente um acaso, frente o CSKA Moscou e o Trabzonspor.

Lyon vem forte, mas sem a mesma estrela FOTO: AFP
Pensando em acabar com esse marasmo, aparece o PSG. A equipe que conta agora com dinheiro do Qatar, trouxe Leonardo como diretor e gastou 88.500 milhões em contratações. Agora terá a responsabilidade de não decepcionar na Liga da Europa, garantir uma vaga na Liga dos Campeões e até mesmo vencer o francês.

Uma notícia triste para o campeonato foi a queda do Monaco. A equipe do principado, mesmo com um time bom, caiu para a Ligue 2 na última rodada após perder para o Lyon. Com isso, muitas equipes se reforçaram com jogadores vindos da equipe. Foram 17 perdas e quase 20 milhões de euros ganhos com as vendas. É pouco, para a equipe que conta agora com o meia Ludovic Giuly que volta após de participar dos tempos de ouro da equipe.


LIGUE 1

20 EQUIPES
Liga dos Campeões
3 Primeiros
Liga da Europa
Quarto Colocado
Quem Cai
3 Últimos
Desempate
SG, GP, CD e Fair-Play
Televisão
SporTV

TEMPORADA 2010/2011
Campeão
Lille
Artilheiro
Moussa Sow (Lille) 25 Gols
Subiram
Évian, Ajaccio e Dijon
Caíram
Monaco, Lens e Arles-Avignon
Média de Gols
2,34

Nenhum comentário:

Postar um comentário