Campeonato crescente
Equipe “rouba” uma vaga da Itália na Liga dos Campeões e mostra que o campeonato (além das revelações) é tão bom quanto os outros
A Itália pode até ter quatro títulos mundiais, mas o que chamou atenção nesta temporada e fez a alegria do campeonato alemão foi a “conquista”, mais uma vez, de uma vaga na Liga dos Campeões. Isso mesmo, a Bundesliga - nessa temporada e na próxima - agora terá quatro vagas destinadas à Champions.
Tal feito foi conquistado com o ranking de coeficientes de clubes da UEFA, que tem por base a soma de todos os pontos conquistados nas últimas cinco temporadas, mais 20% do coeficiente da respectiva federação referente a esse mesmo período. Antes de 2009 eram 33%. O coeficiente também determina a hierarquia dos cabeças de chave em todos os sorteios das competições da UEFA, no caso, Liga dos Campeões e Liga da Europa.
Weindenfeller ergue o prato que o Borussia conquista após nove anos FOTO: Reuters |
E dessa forma os alemães estão felizes e o maior prejudicado com isso foi o campeonato italiano. A vaga que já havia sido alcançada para a atual temporada, foi prolongada para a temporada 2012/13. Isso se deu, graças às vitórias do Leverkusen sobre o Metalist, somado a eliminação do italiano Napoli para o Villarreal pela Liga Europa passada e os resultados negativos de Roma e Milan, todos os jogos de ida das oitavas de final da Champions.
A única equipe a passar das oitavas na Champions foi a Inter. Mas antes, a vitória do Bayern de Munique sobre os nerrazuri, no Giuseppe Meazza, ajudou “os alemães”. Essa que garantiu que o futebol alemão chegasse aos 68.103 pontos no ranking de coeficientes da UEFA. Deste modo, não poderia mais ser ultrapassado pela Itália, que tinha 59.891.
Porém, a Inter mostrou que a Itália é forte e foi capaz de reverter o placar e vencer em Munique. Mas para que? O pior ainda estava por vir. Na próxima fase, uma surpresa tinha nome alemão: Schalke 04. Goleou em Milão por 5 a 2 e na partida de volta, os azuis reais garantiram pela primeira vez na história a ida à semifinal de uma Champions League. Se a Itália já foi um dos melhores e mais disputados campeonatos do mundo, hoje, sofre para ficar à frente da Bundesliga.
Neuer levanta o título que “sobrou” para o Schalke conquistar FOTO: Reuters |
Outro fator cujo qual a Alemanha está sobrando perante a Itália é no quesito revelação de jogadores. Na última temporada, o mundo e principalmente a Bundesliga, conheceu o talento do jovem Mário Gotze que no Borussia Dortmund valorizou-se muito ao final da temporada passada.
Além dele, vários jogadores brilham em campos alemães e figuram ou certamente irão aparecer nas convocações do técnico Joachim Low. E o melhor, em todas as posições. No gol, Neuer permaneceu no país, Fahrmann, Ulreich, Zieler se destacam. Além de Castro, Beck, Schmelzer, Aogo e os defesas Badstuber, Howedes, Hummels, Boateng, Tasci. Do meio para frente, além dos consagrados Muller, Ozil e Khedira aparecem Holtby, Marín, Kroos, Grosskreutz, Vukcevic, Reus e os irmãos Bender. No ataque, somente Schurrle que marcou um gol no amistoso contra o Brasil. É o campeonato alemão, ganhando força assim como a sua seleção.
BUNDESLIGA
18 EQUIPES
Liga dos Campeões
3 Primeiros
Liga da Europa
Quarto e Quinto Colocado
Quem Cai
2 Últimos. 16 º disputa play-off
Desempate
SG, GP, CD, GF no CD e GF
Televisão
ESPNs, Bandsports
TEMPORADA 2010/2011
Campeão
Borussia Dortmund
Artilheiro
Mário Gomes (Bayern) 28 Gols
Subiram
Hertha Berlim e Aurgsburg
Caíram
Eintracht Frankfurt e St. Pauli
Média de Gols
2,92
Nenhum comentário:
Postar um comentário