O jogo mais aguardado do ano terminou em show. Show do Barcelona em Yokohama no Japão que liquidou a partida já no primeiro tempo de jogo. Com gols de Fabregas, Xavi e Lionel Messi a equipe liderada por Pep Guardiola marcou três gols, praticamente acabando com o ânimo santista que já assimilava a derrota e assumia: Sim, eles são os melhores do mundo. O Santos foi mero espectador do jogo no segundo tempo, não esboçou reação nenhuma e a principal arma da equipe, Neymar, pouco fez diante da marcação catalã e quando teve a bola nos seus pés para marcar, não o conseguiu.
Nem começara a partida e a surpresa antes do apito inicial do juiz foi a escalação do Santos. Muricy Ramalho colocou a equipe no 3-5-2 tirando Elano e colocando Léo como ala esquerda. No Barça sem David Villa, Sanchez também não iniciou a partida dando lugar a Thiago Alcântara. Seis minutos iniciais e o Barcelona jogou em pressão sobre o Santos. Tocava a bola, procurava os espaços e chegava sem grandes sustos no gol santista.
Barcelona não deu chances ao Santos e saiu com o título de campeão do mundo FOTO: AP |
Em cobrança de falta, Neymar e Ganso ensaiam bela jogada e no chute do camisa dez, a bola vai para fora. Aos 17 o primeiro gol do jogo. Messi tocou para Fabregas que viu Xavi dominar de chaleira. O cérebro da equipe viu Messi correndo, o argentino recebeu a bola e cara a cara com Rafael, surpreendeu tocando por cobertura. O gol animou ainda mais a equipe catalã e sete minutos depois marcou o segundo. Daniel Alves recebeu na direita partiu para a linha de fundo e viu Xavi chegando sozinho na entrada da área. O espanhol dominou e chutou rápido, sem chances para Rafael.
Messi comemora o primeiro gol do jogo FOTO: AFP |
O segundo tempo nem começou e o Barcelona quase marcou o quarto gol. Messi seguiu com a bola quase dentro da área e viu a chegada de Fabregas que chutou fraco, mas assustou Rafael que defendeu com as pontas dos dedos. O Santos replicou logo em seguida. Ganso lançou Borges que ganhou na velocidade de Abidal e cruzou de primeira na área e Neymar tentou mas não conseguiu um bom cabeceio.
Xavi fez ótima partida e deixou sua marca FOTO: Reuters |
O Santos tentava chegar no gol de Barcelona, porém sem sucesso. Quando chegava , o Barça era mais preciso e assustava mais. Uma, duas vezes a equipe de Guardiola parou no impedimento. Num deles, Daniel Alves - como ponta direita desde o início do jogo - abandonou a banheira e Pedro foi na bola, tocou para o brasileiro que chutou, a bola carimbou a trave. Aos 37 minutos com o Santos morto, o Barcelona chegou ao quarto gol. Daniel Alves dominou o lançamento viu Messi, o argentino recebeu a bola e cara a cara com Rafael driblou rápido o goleiro e marcou seu segundo gol na partida, acabando com o jogo.
Santos 0 x 4 Barcelona
Local: Estádio Internacional de Yokohama, Japão
Data: 18 de dezembro de 2011, domingo
Horário: 08:30 (de Brasília)
Árbitro: Ravhan Irmatov (UZB)
Cartões amarelos: Piqué e Mascherano (Barcelona) e Edu Dracena (Santos)
Cartões vermelhos: Nenhum
Gols: Messi aos 16, Xavi aos 23, Fabregas aos 44 e Messi aos 82 (Barcelona)
TIMES
OPINIÃO
Não teve chance para o Santos, o Barcelona mostrou sem dúvidas que é a melhor equipe do mundo. Seja jogando no 4-4-2, 4-1-2-1-2, 4-3-3 ou 3-4-3, ou até mesmo jogando como o "carrossel holandês", não importa, o importante é que a equipe mostrou todo o seu talento em campo com Messi, Xavi e Iniesta e cia. Neymar a estrela santista esteve sumido em campo pouco fez diante da marcação catalã. Goleada merecida para o Barça e sofrida pelo Santos, sem choro e com consciência de que é a segunda melhor equipe do mundo e que perdeu para a primeira.