segunda-feira, 28 de junho de 2010

Copa do Mundo 2010 - Oitavas de Final - Holanda 2 x 1 Eslováquia

Primeiro tempo morno entre as duas seleções. Pouca gente aposta que o time eslovaco poderá surpreender os holandeses, apesar que na partida de hoje, como em toda a copa, a laranja mecânica, não mostrou seu futebol pra frente, bonito de se ver jogar. Nos 45 minutos iniciais, a equipe do técnico Vladimir Weiss chutou mais ao gol, contudo não ofereceu quase nenhum perigo à Sketelenburg. Jendrisek e Hamsik foram quem chegaram mais perto. Sneijder chutou duas vezes, mas não pegou bem na bola que foi pra fora e o goleiro defendeu o fraco chute. No cruzamento de Kuyt, van Persie também não ameaçou de cabeça. No lance do único gol da partida, a Holanda recuperou a bola no seu campo de defesa e com Sneijder, o lançamento saiu perfeitamente para Robben que em sua jogada mais tradicional pela direita, cortou para dentro e chutou rasteiro no canto esquerdo do goleiro Mucha. Após o gol, a Holanda continuou a jogar do mesmo jeito e o 1 a 0 continuou até o fim, somente com uma chance desperdiçada por van Persie que chutou fraco, com o pé ruim.
O segundo tempo continuou como no primeiro. Não parecia que estavam perdendo de 1 a 0 e a Eslováquia oferecia pouco perigo para os holandeses, estes que também não buscavam com ânsia o segundo gol para definir a partida. Numa reprise do primeiro gol, o goleiro Mucha dessa vez defendeu o chute de Robben. O time eslovaco só chegou duas vezes com ótimas chances de gol. Com 22 minutos, Vittek chutou em cima de Stekelenburg que defendeu bem. A laranja mecânica não pressionava o time eslovaco e finalmente só chegou ao segundo gol faltando seis minutos para o apito do juiz. Na cobrança rápida da falta batida por Gio van Bronckhorst ainda no campo defensivo, Kuyt dominou do lado esquerdo já na grande área e tocou para Sneijder que estava chegando e só colocou a bola para o fundo do gol, encerrando as chances do time eslovaco. Porém, numa falta “cavada” pelo camisa onze Vittek, o mesmo, garantiu seu quarto gol na copa, sendo por enquanto o artilheiro da competição. Gol que não deu nem para comemorar, pois logo que saiu, o apito do juiz ecoou no estádio com a Holanda classificada, jogando de forma pragmática que se preocupa também em não tomar gol, espera o adversário no confronto entre Brasil e Chile. Seleção brasileira que é o algoz holandês, enquanto o Chile que se ganhar fará história, talvez a maior desta copa. A Eslováquia volta para casa com uma boa copa na bagagem, bem melhor que a sua “ex-irmã” República Tcheca que em 2006 foi eliminada ainda na primeira fase.

Esquemas




















Com Robben 100%, van der Vaart foi preterido no meio campo. Fez o gol e uma boa partida. Porém, as jogadas ficaram muito presas do lado direito, Sneijder pendia muito pro lado de Robben e deixava Kuyt muitas vezes sozinho do lado direito. Fosse melhor van Persie que não é jogador de área e tem mais mobilidade em campo, jogar pelos lados do campo e deixar Kuyt na área. Faltou van der Vaart entrar em campo, já que ele não merece tanto ficar de fora desta grande equipe. Minha opinião é jogar no 4-3-3, tirando de Jong e deixando van Bommel quase que como um terceiro zagueiro, deixando toda a criatividade do time holandês para o quinteto, que na frente lembraria bastante o famoso "carrossel holandês".
Foi bem escalada pelo técnico. Teve Weiss e Stoch abertos no meio campo, Kucka na defensiva no meio campo e Hamsik armando. Mesmo com Zabavnik e Jendrisek aparecendo bastante na partida, fosse melhor escalar Cech e Sestak. No geral, não jogou mal, mas faltou se impor mais em campo diante da forte equipe holandesa.

Holanda 2 x 1 Eslováquia

Melhor da Partida: Arjen Robben
Ficou Devendo: Robert Vittek
Destaque: Wesley Sneijder
Local: Estádio Moses Mabida, em Durban (África do Sul)
Data: 28 de junho de 2010 (Segunda-feira)
Horário: 11h (de Brasília)
Árbitro: Alberto Undiano (ESP)
Assistentes: Fermin Martinez e Juan Carlos Yuste Jimenez (ambos da Espanha)
Cartões Amarelos: Robben e Stekenlenburg (Holanda) e Kucka e Skrtel (Eslováquia)
Gols: Robben, aos 17 do primeiro tempo, e Sneijder, aos 38 do segundo, para a Holanda. E Vittek, aos 49 da segunda etapa, para a Eslováquia.

http://www.youtube.com/watch?v=uo9RB9Nkp1M



Foto do jogo: terra.com
Foto do MJC: fifa.com
Ficha a partir do local: espn.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário