sábado, 26 de junho de 2010

Copa do Mundo 2010 - Oitavas de Final - Estados Unidos 1 x 2 Gana

Em 2006, as duas seleções se enfrentaram ainda no último jogo da fase de grupos. A vitória foi ganesa que pela primeira vez na história, se classificou para a fase seguinte de uma copa. Desta vez não foi diferente e contra os Estados Unidos, se tornou, a terceira seleção africana a classificar para as quartas de final. O técnico Bob Bradley colocou Clark no lugar de Edu e foi o volante que deu bobeira no primeiro gol da partida. Falhou no meio-campo e o time ganês foi rápido no contra-ataque. Kevin-Prince Boateng colocou em vantagem num belo chute de esquerda no canto do goleiro Howard. Ainda no primeiro tempo, Clark saiu cabisbaixo de campo para a entrada de Edu. A partida continuou com boas chances para os dois lados, entre boas jogadas e boas defesas, o primeiro tempo permaneceu com o mesmo placar.
Na segunda etapa a equipe americana (que tinha Bill Clinton e Mick Jagger como torcedores ilustres) foi para cima desde o início do jogo e conseguiu o empate de pênalti. Feilharber que entrou no intervalo foi empurrado e na cobrança Donovan bateu muito bem e deixou a sua equipe com chances na partida. Como no primeiro tempo o jogo continuou com chances para os dois lados e o placar também permaneceu o mesmo e o confronto foi para a prorrogação. E novamente no início o time ganês fez seu gol. Asamoah Gyan que estava sumido em campo, dominou no peito o lançamento e no empurrão de Bocanegra pegou embalo descontando na bola que com força ficou sem chances para o goleiro. No restante dos 30 minutos adicionais, o time americano chegou ao gol mais com bolas paradas, mas viu o goleiro Kingson indo bem em todas as suas saídas. No final do jogo, Gana cansou e defendia mais, e via os Estados Unidos atacando pouco já que também estavam cansados. No escanteio, até o goleiro Howard foi para o cabeceio, mas pouco fez. O árbitro demorou a apitar o final e o time americano tentava até o fim, não fazendo o gol de empate e sendo eliminada desta copa. Restou para Gana, comemorar a classificação e lutar contra o Uruguai para ser o primeiro time africano a chegar numa semifinal.

Esquemas




















Ainda critíco a escalação de dois atacantes no time americano. Nem Altidore fez uma boa copa, quanto mais Findley ao seu lado. Com Beasley em campo, Donovan ficaria mais solto e poderia mostrar mais seu bom futebol. Bradley ainda errou ao colocar Clark como titular. Quem merecia era Edu, tanto que ele entrou ainda no primeiro tempo no lugar de Clark que falhou no primeiro gol ganês.
Mudar o esquema na segunda fase de uma copa do mundo talvez não seja a melhor escolha, mas Milovan Rajevac colocou o meia Asamoah para fazer a função do atacante direito Tagoe. E inovou ao não colocar um jogador no meio e por Inkoon na defesa, fazendo o time jogar num 5-2-3, ainda que com somente Asamoah Gyan na área.

Estados Unidos 1 x 2 Gana (Vitória na Prorrogação)

Melhor da Partida: André Ayew
Ficou Devendo: Clint Dempsey
Destaque: Richard Kingson
Local: Estádio Royal Bafokeng, em Rustemburgo (África do Sul)
Data: 26 de junho de 2010 (Sábado)
Horário: 15h30 (de Brasília)
Árbitro: Victor Kassai (Hungria)
Cartões amarelos: Clark, Cherundolo, Bocanegra (EUA) Jonathan (GAN)
Gols: EUA: Donovan, aos 16min do 2° tempo
GANA: Boateng, aos 4min do 1° tempo e Gyan, aos 2min do 1° tempo da prorrogação

http://www.youtube.com/watch?v=nEg7LsML09M




Foto do jogo: terra.com
Foto do MJC: fifa.com
Ficha a partir do local: espn.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário