No primeiro jogo da Copa do Mundo, a África do Sul mostrou que estar em casa faz sim diferença. Por mais que o time africano não seja ruim, ainda mais com o técnico Parreira no banco, a equipe não foi a melhor da partida mas mostrou serviço e buscou o resultado nas chances que teve. O México pressionou no começo do jogo que começou movimentado e após dez minutos de partida as chances foram aparecendo. Giovani dos Santos tentava pela direita chegar ao gol e arriscava bastante. Contudo, o trio mexicano formado por ele, Franco e Vela funcionou pouco. A África teve nas cobranças de falta as melhores das poucas chances que teve. Terminado o primeiro tempo, os dois técnicos sabiam que quem fizesse o primeiro gol teria grandes chances de vitória. Após um passe de profundidade de Dikgacoi, o meia Tshabalala não titubeou e marcou o primeiro gol da copa, um golaço com a perna esquerda sem chances enhuma para o goleiro Oscar Pérez. Após o gol, o México se afobou, a torcida se animou, equipe africana também. Após o gol, o técnico Javier Aguirre não ficou parado e foi substituindo a equipe. Guardado, Blanco e Javier Hernández entraram na equipe e melhoraram a equipe mexicana que correu atrás do empate. Aos 33 minutos, após um cruzamento de Guardado, o zagueiro Rafa Márquez empatou a partida num chute preciso. Mas o empate poderia não ter acontecido se o atacante Mphela não jogasse na trave a chance da vitória após estar cara a cara com o goleiro Oscar Pérez que já estava batido no lance. Com o resultado, cada equipe conquistou um ponto.
Esquemas
No time de Parreira, faltou Masilela ser titular. Depois que ele entrou o time foi melhor pelo lado esquerdo. Booth poderia ser o titular, mas Khumalo não comprometeu. Faltou um pouco da experiência de Sibaya no lugar de Letsholonyane, Modise e Tshabalala formam um bom meio-campo. O time tem somente um atacante de ofício (Mphela) e o melhor jogador do time, Pienaar para apoiá-lo.
O time de Javier Aguirre teve um esquema bem montado mas não com os jogadores certo. Guardado é o melhor do meio campo e por mais que o time jogue com três atacantes ele daria um pouco mais de qualidade e ofensividade ao time. Blanco independente da idade merecia estar no lugar de Franco, afinal em Copa do Mundo joga os melhores. Osorio não é zagueiro mas não comprometeu, mas seria melhor se ele jogasse na lateral, Marquéz viesse para a zaga e Guardado fosse titular.
África do Sul 1 x 1 México
Melhor da Partida: Siphiwe Tshabalala
Ficou devendo: Aaron Mokoena
Destaque: Giovani dos Santos
Data: 11/06/2010 (sexta-feira)
Local: Soccer City, em Johanesburgo
Árbitro: Ravshan Irmatov (UZB)
Assistentes: Rafael Ilyasov (UZB) e Bahadyr Kochkorov (QUI)
Público: 84.490 espectadores
Cartões amarelos: Juárez e Torrado (MEX); Dikgacoi e Masilela (AFS)
Gols: Tshabalala, aos 9min, e Rafa Márquez, aos 33min do segundo tempo
http://www.youtube.com/watch?v=cnnV8ryhnBk
Foto do jogo: terra.com
Foto do MJC: fifa.com
Ficha a partir da data: uol.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário