terça-feira, 8 de setembro de 2009

Lyon

LYON
www.olweb.fr

TÍTULOS
7 Títulos Nacionais
1 Copa Intertoto
3 Copas da França
3 Segunda Divisão

3º Temporada Passada

TÉCNICO: Claude Puel
PRESIDENTE: Jean-Michel Aulas
DESTAQUES: Lisandro López, Govou, Kallstrom e Boumsong
ANO DE FUNDAÇÃO: 1950
STADE DE GERLAND: 42.000 Espectadores
ELENCO:
01 Hugo Lloris G
30 Remy Vercoutre G
02 François Clerc LD
12 A. Reveillérie LD
04 Jean Boumsong Z
03 Cris Z
23 Anderson Z
12 T. Kolodziejczak Z
20 Aly Cissokho LE
32 Lamine Gassama LE
28 Jéremy Toulalan V
05 Mathieu Bodmer V
24 Romain Beynie V
10 Ederson M
07 Michel Bastos M
06 Kim Kallstrom M
08 Miralem Pjanic M
17 Jean Makoun II M
09 Lisandro López A
14 Sidney Govou A
21 César Delgado A
18 Gomis A

As coisas já não são mais iguais

Sem ao menos uma semifinal na Liga dos Campeões e agora sem o título e o pior, sem Juninho, o Lyon viu que agora as coisas não serão mais tão fáceis. Agora o título vai ser disputado.


“Ele nos pediu que rescindíssemos seu contrato e o deixássemos sair. Por tudo que ele fez por nosso clube e por tudo que representa em nossa história, julgamos por bem aceitar seu pedido". Foi assim que Jean-Michell Aullas falou sobre a saída de Juninho Pernambucano. Oito temporadas do craque Juninho e desde que o brasileiro foi contratado em 2001, procedente do Vasco, foram 100 gols (44 de falta) em 344 jogos. Tornou-se assim o quarto maior artilheiro do clube e o maior artilheiro na Liga dos Campeões com 18 gols. Em sua última partida pelo clube ele marcou seu centésimo gol e foi ovacionado pela torcida.
Mais que merecido já que desde a sua chegada o clube conquistou seu primeiro título francês e ao todo foram sete seguidos. Além de uma Copa da França. Porém na Liga dos Campeões que era o maior objetivo, o mais longe que o time foi é chegar três vezes nas quartas de finais.
O ruim da história é que o clube não conseguiu lucrar nada com o camisa oito e em sua última temporada não conseguiu trazer o oitavo título francês e ainda amargou o terceiro lugar. Para piorar o ídolo francês o atacante Karim Benzema seu ex-possível substituto na vaga “ser o craque do time” Karim Benzema também saiu. O ex-camisa 10 foi jogar formar um novo galáctico em Madrid por 35 milhões de euros. O Lyon saiu ganhando mais 7 milhões de euros na venda do marfinsense Abdulkader Keita que foi jogar no Galatasaray da Turquia. E dá para contar os 2 milhões de Sandy Paillot que foi pro Grenoble. Saíram ainda o atacante Fréderic Piqquione, e os sem uso, o jovem meia Pierrick Valdivia e Jéremy Pied emprestado pro Metz.
Com a saída de Juninho, a braçadeira de capitão foi para Sidney Govou. “Estou muito orgulho-
so, é para mim uma honra capitanear esta equipa. Vamos lutar para tentar conquistar o título que nos fugiu, embora não seja uma tarefa fácil. Primeiro temos de refletir sobre o que correu mal na época passada”, disse o jogador.
Com os 44 milhões nos cofres o Lyon não cochilou e foi às compras. Primeiro foi atrás do sucessor de Benzema, foi até Portugal e pagou 24 milhões de euros pelo argentino Lisandro López que fez quatro ótimas temporadas no Porto sendo artilheiro em uma delas. Para o meio campo Aullas trouxe um brasileiro. Michel Bastos que começou a carreira como lateral esquerdo e mudou para o meio campo em três temporadas no Lille. Custou 18 milhões de euros. Somente as duas contratações custaram 42 milhões. Mas mesmo assim o clube não parou por aí. No dia seguinte, depois de não ir para o Milan por um problema dentário, Aly Cissokho de 21 anos chegou também do Porto por 15 milhões de euros. E o técnico Cláudio Puel já demonstrou na primeira rodada que pretende utiliza-lo ao invés do pentacampeão italiano Fábio Grosso. O time precisava de mais um atacante para fechar o elenco. Pensando nisso trouxe o jovem francês Bafetimbis Gomis que foi revelado pelo Saint-Ettiene e chegou no Lyon depois de seis temporadas no clube também por 15 milhões de euros. O atacante, porém poderá não ser titular, a não ser que o técnico Puel acredite em seus gols e arme o time com três atacantes. O time ainda conta com a volta de Anderson que foi emprestado para São Paulo e Cruzeiro.
O técnico Puel deverá se bater para formar o meio campo já que tem os brasileiros Éderson e Michel Bastos que vêm em ótima fase e que devem jogar aberto pela direita e esquerda respectivamente enquanto Toulalan jogará mais defensivo e o sueco Kallstrom um pouco mais liberado tabelando com Bastos. Mas o camaronês Makoun também vai brigar por uma vaga, o mesmo para o jovem bósnio Pjanic, enquanto Bodmer joga mais vezes improvisado na zaga do que na sua posição de origem. Lisandro e Govou serão encarregados dos gols, enquanto Grosso talvez não dure até o final da temporada. Agora o time luta novamente pelo octacampeonato não mais seguido, e disputará sem Juninho a Liga dos Campeões.

WWW.FUTEBOL285.BLOGSPOT.COM/ | GUIA DOS EUROPEUS 2009/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário