quarta-feira, 13 de junho de 2012

Sem jogar bem, Holanda perde para a Alemanha com dois gols de Gomez e praticamente dá adeus


 Holanda 1 x 2 Alemanha


O Metalist Stadium em Kharkiv, Ucrânia, recebeu o jogo mais esperado dessa primeira fase. Holanda e Alemanha sempre é clássico e uma equipe vinha desesperada após perder para a Dinamarca enquanto a Alemanha estava tranquila. No entanto, jogando a pressão de ter que vencer, a Holanda viu Gomez marcar dois gols no primeiro tempo e anular qualquer chance laranja. Roben van Persie ainda descontou, mas foi o único grande lance dos holandeses na partida que estava sumida em campo e não contou com boa atuação da sua poderosa linha de frente.

O time alemão saiu na frente com Gomez e deixou a Holanda ainda mais pressionada. Sem tanta gana, a Holanda sofreu o segundo do atacante alemão - que marcou seu terceiro gol na Eurocopa - e ficou ainda mais preocupada, mas sem reação. Huntelaar e van der Vaart entraram no segundo tempo e com quase 30 minutos saiu o gol de van Persie esboçando uma reação do time holandês que até então não havia repetido o grande futebol da última copa. 

A esquentada na partida que era esperado após o gol não aconteceu e o placar persistiu até o fim. Com esse resultado, a Holanda terá que vencer Portugal e torcer para a Alemanha fazer nove pontos em cima da Dinamarca. Assim, todos teriam três pontos e a classificação seria decidida no saldo de gols, fator que a Holanda está com saldo negativo de dois, enquanto Portugal e Dinamarca estão com zero e um empate classifica uma das duas equipes, desde que o outro perca.
Dois gols de Gomez FOTO: Reuters
Jogo
O clássico entre Holanda e Alemanha prometia e se a Holanda perdesse estaria eliminada e os alemães classificados, enquanto a vitória laranja, praticamente obrigatória sobre a forte seleção adversária, deixaria todos no grupo B com três pontos. Lutando para isso acontecer, a Holanda começou com a bola e manteve a posse da mesma nos primeiros minutos, procurando espaço para chegar ao gol.

Os holandeses deram o primeiro chute a gol com van Persie. O atacante recebeu o cruzamento da direita e alcançou até onde deu, mas sem muito perigo para Neuer. No minuto seguinte, Ozil aproveitou o rebote do cruzamento na área e acertou belo chute que bateu na trave e em seguida em Stekelenburg que defendeu o bom e assustador remate.

Schweisteiger comemora a vitória: deu os dois passe para os gols FOTO: Getty Images
O susto foi levado com tranquilidade pelo time holandês que não poderia começar na frente se quisesse a vitória. O início de jogo foi de maior posse de bola da Holanda, mas quando o time de Low tinha a bola, sabia tocar e trabalhar ela até chegar o gol holandês. Dessa forma Ozil aos 12 minutos reclamou de pênalti, que foi claramente simulado.

Aos 15 minutos, Ozil recebeu o cruzamento na área, mas ajeitou para Gomez que fez o pivô para Podolski, que não conseguiu chutar. No contra-ataque holandês, Sneijder abriu para Afellay que foi passar para van Persie na área, mas Hummels interceptou. Vinte e quatro minutos e os holandeses viam os alemães jogarem. Muller trouxe para o meio e tocou para Schweisteiger. O camisa sete olhou Gomez e passou para o centroavante que sem marcação, puxou para frente de Stekelenburg, escolheu o canto e coloca a Alemanha na frente e deixa a Holanda mais pressionada ainda.

Quase dois minutos depois, a Holanda tentou com Robben que trouxe para dentro e de longe acertou belo chute, mas Neuer defendeu com segurança. Trinta minutos e a Holanda olhava a Alemanha tocar a bola sem pressionar. Muller partiu pela direita e tentou Gomez na área, mas a bola passou direto.

Jetro Willems, jogador mais jovem a participar de uma Eurocopa, não conseguiu dominar a bola e após a cobrança de lateral, fez a falta em Muller. Ozil bateu e Badstuber livre cabeceou forte para o gol e viu Stekelenburg fazer ótima defesa. Depois, a Alemanha chegava mais uma vez em cima da apática Holanda e ampliou o placar.

Muller recebeu na direita e tocou para Schweisteiger o volante enxergou de novo Gomez na ponta da grande área e com espaço chutou forte cruzado sem chances para Stekelenburg que ficou atônito diante do segundo gol. Incrédulo, van Marwijk mandou Huntelaar e van der Vaart para o aquecimento para jogar o tudo ou nada no segundo tempo e conseguir no mínimo o empate. O primeiro tempo acabou com a Alemanha quase marcando o terceiro. A cobrança de falta desviou na barreira e assustou o goleiro holandês.

A Holanda diminuiu com van Persie, mas pouco adiantou FOTO: Getty Images
Afellay e van Bommel saíram e o time holandês esboçava uma reação em busca da virada. Apenas esboçou, porque as investidas iniciais não foram tão perigosas e quem teve a primeira grande chance foi a Alemanha. Seis minutos e a melhor chance do jogo até aqui. Hummels foi com a bola desde a defesa e arriscou de esquerda da entrada da área, Stekelenburg defendeu e no rebote o alemão chutou de novo e viu o goleiro jogar para escanteio.

Onze minutos de jogo e as mudanças que a Holanda fez não surtiram efeito. Escanteio para a Holanda e Mathijsen tentou. Um minuto depois, Robben na esquerda enxergou van Persie na entrada da área, o atacante acertou um bom chute e Neuer defendeu no canto direito. Aos 16, Sneijder buscou o jogo e na primeira vez que apareceu no ataque, arriscou o chute que passou perto da trave.

O tempo foi passando e finalmente as chances da Holanda foram aparecendo. Primeiro Robben apareceu na entrada da área e em chute rápido não acertou o gol. Depois, Robben passou pelo meio de dois e cruzou na área, do outro lado Sneijder estava lá e dominou, mas no chute acertou Boateng que interceptou. Na cobrança do escanteio, o contra-ataque alemão poderia acabar com o jogo, mas Gomez demorou para lançar Ozil e não conseguiu o passe para desespero de Joachim Low.

No minuto seguinte, aos 28, Roben van Persie pegou na direita e trouxe para a entrada da área, arriscou chutar de direita e bateu no canto do gol, sem chances pra Neuer e diminuiu o jogo, colocando fogo na partida para os minutos finais. Quarenta e quatro minutos e a Holanda não atacava. Stekelenburg recebeu a bola e tentou driblar Klose que trombou com o goleiro e a bola saiu para fora, pertinho da trave. O lance foi o último susto no jogo e a Holanda não chegou mais ao ataque e praticamente está eliminada da competição.

Ficha Técnica
Holanda  1 x 2 Alemanha
Fase de grupos: Grupo B
Local: Metalist Stadium, Kharkiv (UKR)
Data: 13 de junho de 2012, quarta-feira
Horário: 15:45 horas (de Brasília)
Árbitros: Jonas Eriksson (SWE)
Auxiliares: Stefan Wittberg (SWE) e Mathias Klasenius (SWE)
Cartões Amarelos: Nigel de Jong, Boateng e Willems.
Cartões vermelhos: Nenhum
Gols: Gomez aos 24 e aos 38, van Persie aos 73.

Times
Holanda: van Marwijk | Alemanha: Joachim Low
Opinião
Recuperado, Mathijsen foi a única mudança de van Marwijk na Holanda que começou buscando o jogo, afinal carecia do resultado, mas até o primeiro tempo não conseguia articular as jogadas e definir com seu forte meio campo que continuou o mesmo da primeira partida. Kuyt, van der Vaart e Huntelaar permaneceram no banco, sedentos para serem titulares. Quando os dois últimos entraram, van Persie veio para a esquerda e van der Vaart jogou ao lado de Sneijder no meio com de Jong como único marcador.

Os alemães continuaram o mesmo e a postura em campo também foi a mesma. Dividiu a posse da bola com a Holanda que estava sedenta pelo resultado, além de ser melhor que Portugal, e Gomez fez a diferença no primeiro gol aproveitando a sua segunda chance clara na competição. O diferencial alemão é que além de ter Ozil jogando bem, em relação a Sneijder, tinha Schweisteiger e Khedira que sabem sair para o jogo além de defender, principalmente Schweisteiger que deu as duas assistências dos gols.

Melhor da Partida: Mário Gomez
Ficou Devendo: Wesley Sneijder
Destaque: Bastian Schweisteiger

Vídeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário