Não teve surpresa e a República Tcheca voltou para casa mais cedo após a derrota para Portugal. O gol solitário de Cristiano Ronaldo que de cabeça fez aos 79 minutos de jogo deu a vitória lusa quando o jogo parecia ir para a prorrogação. O Estádio Nacional de Varsóvia presenciou um jogo morno, com apenas Portugal chegando ao ataque. Fato é que foram 20 chutes a gol, porém, apenas cinco foram à meta de Cech que não deixava nada passar até Ronaldo antecipar o marcador e cabecear para o gol. A bola bateu no chão antes de entrar.
O goleiro tcheco foi quem mais trabalhou em campo, mesmo que não executando difíceis defesas, com exceção de um chute de fora da área de João Moutinho. Do outro lado, Rui Patrício nem foi exigido e não defendeu um chute da República Tcheca que ameaçou duas únicas vezes sua meta e sentia bastante a falta de Tomas Rosicky que contundido, não participou da partida. Após a vitória, comemoração portuguesa e compreensão tcheca que ficou satisfeita pela sua campanha. Agora, os portugueses esperam sábado pelo seu adversário que sairá do confronto entre Espanha e França.
Início de partida tranquilo com nenhuma das duas equipes querendo se abrir e ir para cima do adversário nos minutos iniciais. O primeiro chute a gol foi de Portugal. A cobrança de escanteio foi para trás e João Moutinho dominou, ajeitou e chutou para gol, mas Cech fez uma defesa tranquila.
Os tchecos chegaram à meta de Rui Patrício aos 17 minutos faltando muito pouco para Milan Baros alcançar a bola. Jiracek esperou o momento certo para lançar Darida que esperou o atacante chegar para cruzar. Marcado, Baros não chegou e a bola passou por frente do gol, mostrando que até o momento, o time tcheco era quem comandava a partida, mesmo sem chutar uma vez à gol.
Seis minutos depois, Portugal chegava ao gol num lance único até o momento, mas sem assustar o goleiro Peter Cech. Fábio Coentrão tentava pela esquerda e na hora de cruzar, a bola desviou no bico do pé de Gebre Selassie e ameaçou encobrir o goleiro, mas o camisa um estava esperto no lance. Logo depois, a boa jogada de Portugal resultou no meia Cristiano Ronaldo ficando cara a cara com Cech. O português passou trombando pelo adversário e chutou, Cech defendeu, mas o árbitro já havia marcado falta do português.
Em mais uma vez com os portugueses no ataque, a cobrança de escanteio deu rebote e nele, Pepe jogou novamente para área onde estava Ronaldo. O craque português pegou como veio e de bicicleta jogou para fora. Dois minutos depois, aos 24, mais uma oportunidade para o camisa sete, desta vez em cobrança de falta. De longe, o português fez todo o seu ritual e chutou para fora, à direita de Cech.
Cech defendeu muito, mas não conseguiu parar Portugal FOTO: Reuters |
Ainda no primeiro tempo, aos 38 minutos, Hélder Postiga reclamou de lesão na coxa e saiu de maca do campo, sendo substituído por Hugo Almeida que fazia sua primeira partida nesta Euro. Até ai, Portugal dominava o final da partida, mesmo sem ameaçar. Isso até os acréscimos quando Ronaldo dominou no peito o lançamento e dentro da área, puxou no ar a bola para Kadlec não pegar e ajeitou para o chute que pegou de raspão em Cech e bateu na trave. O lance foi o melhor do apático primeiro tempo.
O intervalo acabou, Portugal saiu com a bola e com vinte segundos, após cruzamento de Raul Meireles, Hugo Almeida cabeceou para fora, mostrando que Portugal vinha com tudo para este segundo tempo. Dois minutos e Ronaldo teve nova chance de falta. A cobrança ficou no braço de Pilar que estava na barreira e de mais perto, o gajo português poderia abrir o placar. O chute foi, como sempre, perigoso. A bola bateu no chão antes de chegar ao gol, mas passou raspando a trave, com Cech encostando o dedo na bola, mas sem haver escanteio.
Antes dos dez minutos Portugal dominava o jogo e os chutes foram saindo, mesmo que não acertassem a meta de Cech. Sete minutos e Ronaldo teve nova oportunidade, dominou o lançamento de Raul Meireles e na velocidade chutou para fora. Pouco depois, Meireles aproveitou a sobra do escanteio e chutou mais uma vez, para fora. Os tchecos não conseguiam sair para o jogo e tinham que se defender diante das tentativas de Portugal.
Nani tentou o chute cruzado após falha do defensor tcheco e Cech defendeu, de novo, no mesmo lance, Nani cruzou na área e encontrou Hugo Almeida que cabeceou, marcou o gol, mas estava impedido e o placar não foi inaugurado. Somente depois disso, aos 14 minutos, que a República Tcheca chegou e Pilar deixou dois para trás em bela jogada antes de cruzar na área, porém, no peito do defensor. Aos 19 minutos, João Moutinho aproveitou a sobra e arrematou um belo chute obrigando a Cech fazer mais uma bela defesa.
O goleiro estava tendo trabalho e não via seu time chutar a gol. Até ali, durante toda a partida, foram dois chutes, mas nenhum no gol de Rui Patrício. Primeiro jogo das quartas de final que parecia seguir para a prorrogação, já que passados vinte e sete minutos, Portugal não conseguia marcar enquanto a Tcheca praticamente só se defendia. Meireles em mais uma oportunidade chutou longe do gol, com a bola indo muito por cima. Dois minutos depois e grande chance de Portugal. Raul Meireles viu Nani passando pela direita e o português chutou, mas o defesa estava esperto e a bola foi desviou indo para escanteio.
Pepe e Baros disputam a bola que no jogo, passou mais tempo com Portugal FOTO: Getty Images |
Era o que Portugal mais queria depois de tanto tentar, enquanto o time tcheco não pegava na bola. João Pereira teve uma chance e chutou para Cech defender. Após o gol, Paulo Bento tratou de mudar o time e tirou Nani para por o volante Custódio, enquanto Michal Bilek colocou o atacante Pekhart no lugar do volante Hubschmann.
O jogo seguia para o fim e os tchecos tentavam, mas não conseguiam chegar ao gol como nos jogos anteriores. A pressão nem foi tanta e Portugal já tinha Rolando para se defender. Os quatro minutos de acréscimo deram mais tempo para a República tentar o empate. Cobrança de escanteio no final e Cech, com capacete e tudo foi tentar o cabeceio, mas a cobrança não foi boa e com o gol vazio, Portugal não conseguiu o chute. O lance foi o último bom momento do jogo e Portugal conseguiu a classificação para a semifinal, esperando o vencedor do confronto entre Espanha e França, enquanto para a República Tcheca valeu mesmo a boa Eurocopa jogada.
Ficha Técnica
República Tcheca 0 x 1 Portugal
Fase: Quartas de Final
Local: National Stadium Warsaw, Varsóvia (POL)
Data: 21 de junho de 2012, quinta-feira
Horário: 15:45 horas (de Brasília)
Árbitros: Howard Webb (ENG)
Auxiliares: Michael Mullarkey (ENG) e Sander van Roekel (NED)
Cartões Amarelos: Nani, Miguel Veloso e Limbersky.
Cartões vermelhos: Nenhum
Gols: Ronaldo aos 79.
Times
República Tcheca: Michal Bilek | Portugal: Paulo Bento |
Opinião
A República Tcheca sentiu falta de Tomas Rosicky que lesionado, não pode enfrentar Portugal. Assim, o time tcheco perdeu toque de bola e experiência no meio campo e Michal Bilek recorreu ao jovem Darida. O tcheco não foi bem, apesar de não ter comprometido, assim como todo o time que não entrou para a partida, com exceção de Cech que foi unânime durante todo o jogo. Os extremos Jiracek e Pilar não foram bem, com o segundo até executando algumas boa jogadas, mas com Baros sumido durante toda a Euro, ficou difícil.
Comandado por Cristiano Ronaldo, Portugal já chegou até seu objetivo e o que vier agora é lucro. A partida foi boa, de iniciativa portuguesa, mas a falta de ação do adversário facilitou já que os gols perdidos certamente irão fazer falta na próxima fase. Hélder Postiga se machucou e Hugo Almeida é uma opção mais fraca que o atacante. A defesa foi eficiente e o meio campo ainda falta criar mais, porém, é característico já que os três são segundos volantes ou volantes.
Comandado por Cristiano Ronaldo, Portugal já chegou até seu objetivo e o que vier agora é lucro. A partida foi boa, de iniciativa portuguesa, mas a falta de ação do adversário facilitou já que os gols perdidos certamente irão fazer falta na próxima fase. Hélder Postiga se machucou e Hugo Almeida é uma opção mais fraca que o atacante. A defesa foi eficiente e o meio campo ainda falta criar mais, porém, é característico já que os três são segundos volantes ou volantes.
Melhor da Partida: Peter Cech
Ficou Devendo: Petr Jiracek
Destaque: Cristiano Ronaldo
Vídeo
Czech Republic 0-1 Portugal (Quarter Final) por fasthighlights-2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário