sábado, 9 de junho de 2012

Jogo tranquilo e sem lances de perigo, Gomez aparece e dá a vitória à Alemanha em gol solitário

 Alemanha 1 x 0 Portugal



Em partida morna e com poucas chances de perigo, Alemanha e Portugal se enfrentaram na Arena Lviv em Lviv, Ucrânia, e num lance isolado o oportunismo de Gomez apareceu e o atacante cabeceou a bola para o gol que deu a vitória à equipe alemã. Os grandes jogadores da partida não apareceram muito e enquanto Ronaldo não deu perigo a Neuer, a Alemanha tocava a bola e definiu a partida num único lance.
O oportunista Gomez aproveitou sua chance quando esta caiu em seus pés FOTO: Getty Images
Jogo
O jogo prometia, ainda mais após a derrota da Holanda que deveria vir com tudo nas próximas partidas, portanto, quem ganhasse esse jogo garantiria sofridos três pontos. A Alemanha foi a primeira a chegar ao gol no cabeceio de Gomez que recebeu cruzamento da direita aos dois minutos de jogo. Em mais um lance criado pelos alemães, Muller cruza rasteiro e a bola passa toda a grande área, Podolski do outro chega batendo de trivela e Rui Patrício defende a fraca bola rasteira aos oito minutos.

Os minutos restantes foram de maior posse de bola alemã que não se arriscava tanto ao ataque, avaliando o adversário e não o deixando jogar. Aos 23, os germânicos chegaram com Khedira que passou para Gomez, o atacante dominou, virou e chutou, a bola até entrou, mas a falta já havia sido apitada pelo juiz. Na cobrança, Podolski meteu um petardo que ficou na barreira.

Pelos lados, a Alemanha buscava mais o gol, apesar de chegar pouco. Portugal apostava nos contra-ataques. 29 minutos e Podolski recebeu na entrada da área, chutou por cima do gol. O jogo era tranquilo e morno e a posse de bola era dos alemães. Numa jogada, o cruzamento atravessou toda a área, encontrou Ozil que chutou novamente na área e encontrou Muller que também não acertou e jogou pelo lado do gol.

Ronaldo não apareceu com frequência FOTO: Reuters
Pouco efetivo em campo, Portugal praticamente acompanhava a Alemanha jogar e se lançava nos contra-ataques. Num deles, surgiu o escanteio e no rebote, dentro da área, a bola sobrou para Pepe que dominou e chutou colocado, no ângulo, porém, a bola bateu no travessão em seguida na linha do gol, que não aconteceu. E este foi o único grande do primeiro tempo que acabou morno.

A segunda etapa pedia mais das duas seleções e quem começou assustando foi a Alemanha com um minuto de jogo. A tentativa de Coentrão pela esquerda não deu certo, mas Ronaldo aproveitou e chutou fraco, sendo mais um lance indo para a estatística. Portugal com três atacantes e a Alemanha com quatro jogadores de frente, não conseguiam se impor e dar um grande ritmo ao jogo que fazia o torcedor se levantar no estádio em apenas alguns lances. Num deles, após falha da defesa portuguesa, Podolski cruzou e Gomez não cabeceou bem aos 13 minutos.

Sem grandes momentos, o jogo demonstrava um empate. A Alemanha continuava com a bola e criando. Aos 27, o cruzamento na área desviou na defesa e caiu na cabeça do oportunista Mário Gomez que não desperdiçou sua única e melhor chance, cabeceando bem, no contra-pé do goleiro e abrindo o placar. O jogo acordou Portugal que agora corria atrás do resultado.

Coentrão foi o mais participativo na seleção portuguesa FOTO: AP
O gol não significou que a Alemanha teria que se defender e continuou com seu ritmo de jogo. Após cruzamento da direita, o faro de artilheiro de Gomez agiu, mas o atacante não alcançou a bola. A resposta de Portugal veio quatro minutos depois. Da esquerda, Cristiano Ronaldo cortou para dentro e chutou forte, Neuer defendeu.

Os minutos seguintes foram de pressão portuguesa que colocou o extremo Varela no lugar do volante Raul Meireles. Fábio Coentrão de direita chutou em cima de Hummels e depois, Nani cruzou, a bola foi forte e acertou o travessão de Neuer. Faltando cinco minutos para o fim, Portugal mantinha mais a posse da bola. Nani de esquerda chutou e a bola foi para fora. O chutão para frente encontrou Nélson Oliveira que entrou para dar mais mobilidade ao ataque. O camisa onze dominou e tocou rasteiro na área, Nani não alcançou e a bola atravessou até chegar em Varela que timidamente chutou em cima de Neuer que ficou grande.

Nos acréscimos, Portugal quase empatou. Ronaldo recebeu na esquerda e foi até a linha de fundo. Trocou para trás e Nani chutou, Badstuber na ficou na frente e protegeu o gol. Na cobrança de escanteio, Bruno Alves cabeceou para fora. O lance foi o último da partida e com a derrota, Portugal terá que enfrentar seu algoz nas eliminatórias, a Dinamarca, enquanto a Alemanha pega a derrotada Holanda.

Ficha Técnica
Alemanha 1 x 0 Portugal
Fase de grupos: Grupo B
Local: Arena Lviv, Lviv (UKR)
Data: 09 de junho de 2012, sábado
Horário: 15:30 horas (de Brasília)
Árbitros: Stéphane Lannoy (FRA)
Auxiliares: Frédéric Cano (FRA) e Michael Annonier (FRA)
Cartões Amarelos: Badstuber, Boateng, Fábio Coentrão e Hélder Postiga.
Cartões vermelhos: Nenhum
Gols: Gomez aos 72.

Times
Alemanha: Joachim Low | Portugal: Paulo Bento
Opinião
Se era certo que Lahm jogaria na esquerda, restava saber quem seria o cotado para a direita. Com vários jogadores bons para o setor, mas nenhum levado, sobrou para o zagueiro Boateng que jogou bem, mas no campeonato alemão tem outros melhores. Mertesacker não se recuperou e Hummels entrou em seu lugar e fez boa partida contra os portugueses. Do meio pra frente são os velhos e conhecidos jogadores que fizeram uma ótima copa, exceção de Klose que agora é banco e torce por Gomez marcar os gols da Alemanha, assim como aconteceu na partida.

Já Portugal foi muito bem escalado por Paulo Bento, mas com um problema no meio campo. João Moutinho era o homem de ligação de Portugal e mesmo que os três jogadores da posição sejam meio-campistas natos, sem serem ofensivos e nem defensivos - nesse caso Miguel Veloso se encaixa mais - Raul Meireles seria uma melhor opção para ser o engancho com a linha de ataque por ser mais rápido e ágil. Ronaldo pela esquerda e Nani pela direita não foram tão eficientes e acionaram pouco Hélder Postiga que quando recebeu a bola não resolveu. A defesa de "quebrões", Bruno Alves e Pepe, é o que de melhor Portugal tem com a ausência de Ricardo Carvalho, e Fábio Coentrão fez ótima partida na esquerda.

Melhor da Partida: Podolski
Ficou Devendo: Cristiano Ronaldo
Destaque: Gomez

Vídeo

Germany 1-0 Portugal (Euro 2012 - Group B) por fasthighlights-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário