A Grécia até assustou marcando o gol de empate na volta do intervalo, mas a Arena Gdansk, em Gdansk na Polônia, foi de comemoração da torcida alemã que viu seu time fazer quatro gols sobre os gregos e esperar até domingo para saber quem será o adversário da semifinal que sairá do confronto entre Itália e Inglaterra.
Phillip Lahm marcou um bonito gol no final do primeiro tempo e abriu o placar do jogo que, até então, era de domínio alemão, mas sem eficiência para marcar. Na volta do intervalo, a Grécia surpreendente campeã em 2004, empatou com Samaras, mas foi o máximo que chegou a fazer, até Khedira aos 16 minutos e Klose aos 23 acabarem com qualquer reação grega. Reus tratou de ampliar antes de Salpingidis diminuir com um gol de pênalti a dois minutos do fim, não evitando a eliminação da Grécia.
A escalação inicial da Alemanha mostrou que Joachim Low não esperava tanto dos gregos. O trio Muller, Gomez e Podolski deu lugar a Reus, Klose e Schurrle. Assim, Ozil, Schweisteiger e Khedira, titulares, seriam quem ditaria o ritmo da Alemanha, alimentado o trio. Do lado grego, Fernando Santos que já havia experimentando, contra os russos, Makos no lugar de Karagounis que suspenso, não poderia enfrentar os alemães. Essa foi uma das mudanças de Santos, que voltou com Ninis na direita e colocou Salpingidis no meio, sacando Gekas. No lugar de Karagounis, Katsouranis ficou o responsável por criar as jogadas do time.
Favoritíssima, os alemães permitiram que os gregos começassem com o mando da bola, no entanto, quando possuía a bola, as jogadas sempre buscavam o gol e na terceira tentativa, aos quatro minutos Khedira chutou e Sifakis rebateu. No rebote, Schurrle foi mais rápido que Klose e marcou o gol, mas o bandeirinha marcou impedimento. Antes dos dez minutos os alemães já detinham a posse da bola e chegaram mais uma vez com Reus que marcado, chutou para fora.
Os alemães chegaram com pressão depois dos 20 minutos. As três tentativas fizeram os torcedores alemães presentes na Arena Gdansk, em Gdansk, na Polônia a cantar. Primeiro Ozil recebeu na área e chutou em cima de Sifakis. No escanteio, quase mais um com Reus e na mesma jogada, Klose não alcançou a bola que passou na sua frente. Um minuto depois, novamente a Alemanha ameaçou Sifakis com Reus. Até ai o resultado era o que os gregos queriam que responderam com um lançamento para Salpingidis que viu Neuer chegar primeiro e jogar para lateral.
Samaras empatou a partida na volta do intervalo e assustou os alemães FOTO: Reuters |
No detalhe, a bola quicou um pouquinho antes de Lahm pegar na veia o chute que Sifakis ainda resvalou com os dedos, mas não conseguiu impedir aquilo que já se desenhava. Antes do término do primeiro tempo, os alemães chegaram mais uma vez com Schurrle que cortou para dentro e chutou. A bola passou muito perto da trave assustando o time grego e animando ainda mais a torcida alemã.
A volta do intervalo foi movimentada a Alemanha continuava indo para cima, mas sem tanta eficiência com seu ataque reserva, mesmo com Klose, o maior artilheiro do país em copas. A Grécia também ameaçava chegar e numa roubada de bola, o precioso contra-ataque surgiu, mas a jogada de Samaras e Gekas não deu certo e a chance foi desperdiçada. Mais atenta após o descanso, a Grécia roubou a bola novamente e no contra-ataque, Salpingidis recebeu na frente e na velocidade, cruzou para Samaras que foi mais rápido que Boateng e empurrou a bola para o fundo das redes.
Reus foi experimentado como titular e fez boa partida FOTO: Getty Images |
Papastathopoulos fez a falta em Ozil quase na marca de canto e o mesmo camisa oito cobrou na cabeça de Miroslav Klose que subiu mais que todos e fez o terceiro gol da Alemanha. Muller entrou e a Alemanha chegou duas vezes. Uma com Klose e outra com o próprio. Fernando Santos fez sua última mudança na partida, colocando o veterano atacante Liberopoulos no lugar do volante Makos, arriscando tudo no restante do jogo.
Liberopoulos nem teve tempo de tocar na bola e a Alemanha marcou o quarto. Klose recebeu e cara a cara Sifakis defendeu. Reus aproveitou a sobra e no ar pegou de primeira marcando um bonito gol. A classificação era certa e não tomar gol era o objetivo grego. Low tirou todo o ataque e Ozil, ainda em campo, tentou deixar o seu após tabela com Gomez, mas Sifakis defendeu em dois tempos. Antes do apito do juiz, a Grécia diminuiu de pênalti com Salpingidis. O atacante tentou o chute, mas a bola parou nos braços de Boateng. Sem tanta questão, os alemães aceitaram e Neuer não pegou a boa cobrança, porém, nada que assustasse a Alemanha nos minutos finais.
Ficha Técnica
Alemanha 2 x 1 Grécia
Fase: Quartas de Final
Local: Arena Gdansk, Gdansk (POL)
Data: 22 de junho de 2012, sexta-feira
Horário: 15:45 horas (de Brasília)
Árbitros: Damir Skomina (SVN)
Auxiliares: Primož Arhar (SVN) e Matej Žunič (SVN)
Cartões Amarelos: Samaras
Cartões vermelhos: Nenhum
Gols: Lahm aos 39, Samaras aos 55, Khedira aos 61, Klose aos 68, Reus aos 74 e Salpingidis aos 88.
Times
Joachim Low experimentou e tirou sua linha de frente Muller, Podolski e Gomez e colocou Reus, Schurrle e Klose para vencer a Grécia. No início não deu resultado e Lahm teve que abrir o placar. Depois deu certo, ainda mais com a entrada de Muller no lugar de Schurrle. No mais, Boateng foi o homem dos dois gols da Grécia apesar de ter cruzado na área no segundo gol alemão.
A Grécia com Karagounis já não ameaçava, sem o camisa dez muito menos e com Samaras com muita vontade e Ninis voltando para a ponta direita, jogou o que era esperado e até marcou duas vezes. Mas jogar bem é diferente e Katsouranis não comandou o meio campo, auxiliando pelos volantes Maniatis e Makos.
A Grécia com Karagounis já não ameaçava, sem o camisa dez muito menos e com Samaras com muita vontade e Ninis voltando para a ponta direita, jogou o que era esperado e até marcou duas vezes. Mas jogar bem é diferente e Katsouranis não comandou o meio campo, auxiliando pelos volantes Maniatis e Makos.
Melhor da Partida: Marco Reus
Ficou Devendo: Kostas Katsouranis
Destaque: Mesut Ozil
Vídeo
Nenhum comentário:
Postar um comentário