segunda-feira, 11 de junho de 2012

Dois gols de cabeça de Shevchenko dão vitória de virada à Ucrânia contra a Suécia de Ibrahimovic


 Ucrânia 2 x 1 Suécia


No último jogo da primeira rodada, o Estádio Olímpico de Kiev estava cheio para acompanhar a seleção anfitriã, a Ucrânia, contra a boa equipe da Suécia do atacante Ibrahimovic. E com o jogador do Milan, os suecos saíram na frente no placar aos sete minutos do segundo tempo, com o atacante tocando para o gol o passe de Toivonen.

O gol abriu o jogo e animou a partida com os ucranianos não se desanimando e partindo para cima, buscando o resultado já que contavam com o apoio da torcida. E logo depois, algo frequente nesta Eurocopa, o gol de empate saiu rápido. Shevchenko aproveitou o cruzamento da direita e marcou de cabeça. Sete minutos depois, o número de sua camisa, o ídolo ucraniano virou o jogo para a alegria dos torcedores presentes no estádio. O atacante adiantou-se na cobrança de escanteio e novamente de cabeça virou o jogo para delírio da torcida presente no estádio e mais ainda do próprio jogador que jogava sua última competição pela seleção.

A virada foi a primeira desta Euro e persistiu até o fim, com a defesa ucraniana segurando os ataques suecos, que pressionaram no final após entrada de Elmander. Com a derrota, o time do técnico Eric Hamrem terá a "rival" Inglaterra pela frente, enquanto os ucranianos tentarão surpreender os franceses, desta vez jogando em Donetsk.
Shevchenko marcou os dois gols da virada ucraniana no último jogo da primeira rodada FOTO: Reuters
Jogo
A boa equipe sueca escalada com Zlatan Ibrahimovic como segundo atacante começou indo para cima da equipe da casa no Estádio Olímpico de Kiev, palco da final da Eurocopa. Sem ameaçar o gol ucraniano, os suecos tentaram e começaram indo para cima dos ucranianos. No entanto, o tempo foi passando e com o apoio da torcida, a Ucrânia manteve mais a posse de bola, chegando a ter mais de 60%.

A Suécia chegou em duas cobranças de falta batidas muito forte na área e a Ucrânia respondia com jogadas rápidas e de velocidades fundamentadas nos jovens meias Konoplyanka e Yarmolenko. Pouco mais de 20 minutos, a Ucrânia teve a melhor chance da partida até aqui. O contra-ataque chegou aos pés de Shevchenko que tabelou com o companheiro e arriscou o chute cruzado contra Isaksson. A bola atravessou o gol e foi para a linha de fundo na melhor chance do jogo.

Ibrahimovic marcou o gol e tentou sem sucesso em alguns momentos FOTO: EFE
Em uma jogada sem tanta pretensão, a Suécia chegou ao gol de Pyatov com Rosenberg. O atacante aproveitou a bola que chegou e de primeira chutou, mas o goleiro ucraniano defendeu. Aos 34 minutos, com a Ucrânia jogando melhor, Voronin arriscou de longe e acertou um belo chute. O goleiro Isaksson acompanhou a curva da bola e defendeu no meio do gol.

Logo depois, a Ucrânia quase fez sua torcida gritar gol. O ataque parou nos pés de Shevchenko que chutou, mas o zagueiro estava na frente. Sheva tentou de novo e cabeceou para a área, a bola foi resvalada por Kallstrom e sobrou pra Yarmolenko. O meia dominou e chutou de canhota, mas os defensores suecos estavam todos na frente do gol para impedir que a bola entrasse.

O time sueco respondeu com Ibraihmovic. Na bola mal recuada Pyatov jogou para lateral. A cobrança foi para trás e o cruzamento na área encontrou Ibraihmovic que livre, cabeceou para o gol. Batido, Pyatov somente viu a bola bater na trave e ir para fora para depois gritar com a sua defesa que dormiu novamente. Bastante ativo na partida, o jovem Konoplyanka apareceu mais uma vez. Ele que já havia arriscado de longe, não pegou bem a bola cruzada por Gusev que jogou improvisado na lateral.

A segunda etapa continuou disputada com a Suécia chegando mais ao ataque. Primeiro chegou com Rosenberg que sozinho chutou à gol dentro da área, mas o zagueiro chegou antes e protegeu o gol. Aos cinco minutos, depois de Larsson roubar a bola na direita, cruzou a bola que atravessou a área e chegou até Toivonen. O meia-atacante do PSV ajeitou para Ibrahimovic e o craque sueco apenas desviou para o gol abrindo o placar e botando fogo na partida.

Como em jogos anteriores, a resposta veio rápida e o gol de empate saiu antes dos dez minutos. Gusev seguiu com a bola pela direita e deixou para Yarmolenko, o camisa onze ajeitou e cruzou de canhota na cabeça de Shevchenko que se livrou da marcação e acertou um belo cabeceio empatando a partida e comemorando muito um de seus últimos jogos pela seleção e na carreira.

O gol animou os torcedores que apoiavam sua seleção. A Ucrânia continuou atacando e sete minutos depois de empatar, Shevchenko adiantou-se a Ibrahimovic na cobrança de escanteio, desviou de cabeça a bola que entrou num espaço mínimo para dentro do gol virando o confronto e efervescendo sua torcida que lotava o Estádio Olímpico de Kiev.

Decisivo, Shevchenko fez a alegria da torcida ucraniana FOTO: AP
Após o gol, o técnico sueco Erik Hamren colocou Anders Svensson no lugar de Ola Toivonen, em seguida, tirou Larsson e colocou o experiente Wilhemlsson, trocando assim seus jogadores de lado de campo que pouco fizeram durante o tempo que estiveram em campo. Com 24 minutos, Ibraihmovic lançou Elm que não conseguiu alcançar e apenas recuou para Pyatov. Os ucranianos responderam logo em seguida com Konoplyanka que chutou longe a bola vinda da direita. O atacante Elmander foi a última mudança de Hamrem para tentar empatar a partida e quem sabe virar novamente o disputado jogo.

A Suécia partiu para cima nos minutos restantes e aos 30 minutos, Kallstrom lançou Ibrahimovic. O atacante ajeitou para Elm que devolveu de primeira para o atacante sueco acertar ótimo chute que Pyatov defendeu. Quatro minutos depois, Wilhelmsson que jogava do lado esquerdo, cortou para dentro e chutou para Pyatov defender mais uma vez. Logo depois, o craque e autor dos dois gols da Ucrânia na partida, Andry Shevchenko deixou o campo para a entrada de Milevskyi e também para ser ovacionado pela torcida presente.

A Suécia continuava em busca do empate e Elmander com a bola vinda de trás, tabelou duas vezes com Ibrahimovic que serviu de pivô para o camisa onze. Na segunda, Zlatan ergueu por cima da defesa adversária e Elmander pegou no ar de primeira, mas mandou a bola por cima do gol para desespero dos torcedores suecos e alívio dos ucranianos.

Ficha Técnica
Ucrânia 2 x 1 Suécia
Fase de grupos: Grupo D
Local: Estádio Olímpico de Kiev, Kiev
Data: 11 de junho de 2012, segunda-feira
Horário: 15:45 horas (de Brasília)
Árbitros: Cüneyt Çakır (TUR)
Auxiliares: Bahattin Duran (TUR) e Tarik Ongun (TUR)
Cartões Amarelos: Kallstrom, Kallstrom e Elm.
Cartões vermelhos: Nenhum
Gols: Ibrahimovic aos 52 e Shevchenko aos 55 e aos 62.

Times
Ucrânia: Oleg Blokhin | Suécia: Erik Hamren
Opinião
Esperava-se mais da equipe sueca neste primeiro jogo contra a anfitriã, porém, sem muitas expectativas, Ucrânia. O principal jogador do time, Zlatan Ibrahimovic foi escalado na posição que gosta, como segundo atacante, com Rosenberg na frente, no lugar do machucado Elmander. No entanto, o camisa 22 da Suécia pouco fez no jogo, assim como os meias Sebastian Larsson, pela direita, e Ola Toivonen, pela esquerda. O meia Kallstrom também não jogou o esperado e mesmo com a maior posse de bola, a Suécia criou mais chances, mas sem assustar tanto o goleiro adversário.

Apostando principalmente no ídolo Andry Shevchenko e contando com jogadores experientes como Voronin e Tymoschuk, a Ucrânia foi além do esperado com os jovens meias Yarmolenko e Konyplyanka que infernizaram os laterais suecos e realizaram boas jogadas para a equipe. Bem na defesa, apesar de falhar em alguns lances, a seleção ucraniana contou com a estrela de Shevchenko para virar a partida e, com isso, pode até sonhar com a classificação à próxima fase.

Melhor da Partida: Andry Shevchenko
Ficou Devendo: Andry Voronin
Destaque: Zlatan Ibrahimovic

Vídeo
Ukraine 2-1 Sweden (Euro 2012 - Group D) - All... por fasthighlights-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário