sábado, 23 de junho de 2012

Vitória espanhola com dois gols de Xabi Alonso, elimina os franceses em partida morna

Espanha 2 x 0 França



No terceiro jogo das quartas de final deu Espanha. Favorita ao bicampeonato, a Fúria venceu tranquilamente a equipe francesa com dois gols do volante Xabi Alonso e enfrentará Portugal no primeiro jogo da semifinal em Donetsk, na Donbass Arena.

O jogo foi morno e com muita troca de passes entre a seleção espanhola, enquanto a França apenas acompanhava o ritmo e procurava marcar bem as tentativas adversárias e surpreender em algum contra-ataque. No entanto, isso ficou mais difícil quando aos 19 minutos Xabi Alonso aproveitou o cruzamento de Jordi Alba e cabeceou para o fundo das redes. Os franceses não demonstraram reação em momento algum e no final do jogo, foram penalizados pela falta de combate e sofreram o segundo após cobrança de pênalti de Xabi Alonso.

Após a vitória, os franceses voltam para casa desejando algo melhor na próxima competição e já dizendo que perderam para a futura campeã da competição. A favorita Espanha terá pela frente os vizinhos portugueses do craque Cristiano Ronaldo, mas que não terá Hélder Postiga na frente, sendo esta a única ausência da partida nas duas equipes.

Xabi Alonso faz o segundo da Espanha de pênalti e elimina a França FOTO: AP
Jogo
Primeiros dez minutos de muita movimentação e como se espera em toda partida que tem a Espanha, muita posse de bola e troca de passes em busca do gol por conta da Fúria. Até ai, Xabi Alonso tentou do meio campo depois que viu Lloris adiantado, mas sem sucesso e Fabregas reclamou de pênalti num lance. Sem Torres no ataque e com Fabregas, a tendência disto ser frequente durante a partida seria grande.

Os franceses vinham com quatro essenciais mudanças perante o time da primeira fase. Primeiro Koscielny, zagueiro do Arsenal no lugar do suspenso Mexés. Blanc voltou a colocar Malouda no meio campo e desta vez Nasri foi sacado, não indo para a meia direita onde Debuchy estava improvisado com Reveillére no seu lugar.

Portugal será o próximo adversário da seleção espanhola FOTO: Reuters
A partida continuou a mesma até que aos 19 minutos a tentativa espanhola deu certo. Xavi dominou no meio campo e passou para Iniesta. O camisa seis esperou Jordi Alba passar e tocou, o lateral seguiu até a linha de fundo e Debuchy não conseguiu pará-lo. Alba olhou na área e cruzou na cabeça de Xabi Alonso que cabeceou no contra pé do goleiro Lloris e do lateral Clichy e abriu o placar no Donbass Arena.

Até os 30 minutos o time espanhol dominou o jogo trocando passes essessivamente, chegando duas vezes, uma com Xavi, tentando o chute logo após o gol e outra com Iniesta que parou na defesa. Apenas olhando, o time francês tentou três vezes em jogadas pela esquerda com Ribéry e Malouda e numa cobrança de falta lindamente cobrada por Cabaye, mas que Casillas defendeu. O jogo seguiu com domínio espanhol que chegou a mais de 60% de posse de bola.

Na volta do intervalo o jogo continuou morno e com domínio espanhol. A França precisava reagir, mas não conseguia executar boas jogadas nas poucas vezes que tinha a bola. Somente aos quinze minutos que os franceses remataram à baliza. O cruzamento da esquerda de Ribéry encontrou Debuchy na área que acertou o cabeceio por cima do gol.

Benzema sai desiludido, assim como todo time francês FOTO: Reuters
Para mudar a cara do time e consequentemente do jogo, Blanc tirou Malouda e Debuchy colocando Menéz e Nasri. No entanto, de início não fez muita diferença e a Espanha chegou com Pedro, que havia entrado no lugar de David Silva, e recebeu a bola na esquerda, mas o cruzamento não encontrou ninguém na área. Fabregas saiu dando lugar à Fernando Torres.

A França chegou com Ribéry que da esquerda, quase perdeu a passada, mas já na linha de fundo e na grande área cruzou para Casillas pegar em dois tempos antes que seu companheiro de time, Benzema, pegasse a bola aos 27 minutos de jogo. Aos 33, a França parecia ter se acostumado com o placar desfavorável e Blanc colocou o atacante Giroud no lugar de M'Vila em mais uma tentativa de chegar ao empate, mas não chegava a 50% de posse de bola e o goleiro Casillas era, muitas vezes, mero espectador.

No final, faltando dois minutos para o fim, Pedro recebeu dentro da área e pedalou em cima do marcador, se livrou e antes de cruzar, Reveillére fez a falta e o pênalti foi marcado, praticamente eliminando os franceses antes mesmo da cobrança. Xabi Alonso colocou a bola na marca e marcou seu segundo gol na partida, o segundo da Espanha e de nada adiantava os quatro minutos de acréscimos.

Ficha Técnica
Espanha 2 x 0 França
Fase: Quartas de Final
Local: Donbass Arena, Donetsk (UKR)
Data: 23 de junho de 2012, sábado
Horário: 15:45 horas (de Brasília)
Árbitros: Nicola Rizzoli (ITA)
Auxiliares: Renato Faverani (ITA) e Andrea Stefani (ITA)
Cartões Amarelos: Sérgio Ramos, Cabaye e Menéz.
Cartões vermelhos: Nenhum
Gols: Xabi Alonso aos 19 e aos 43.

Times
Espanha: Vicente del Bosque | França: Laurent Blanc
Opinião
Jogo morno da seleção espanhola que ditou o ritmo, mas sem ser excessivo ao ataque, fazendo que poucas chances de gol fossem criadas, mas o suficiente para vencer. Fabregas voltou a ser titular no lugar de Torres, o que evidencia ainda mais isso. No entanto, toda a equipe fez um bom jogo.

Os franceses estavam sumidos diante da excessiva troca de passes do adversário e a escalação inicial de Laurent Blanc foi ruim ao colocar Debuchy e Reveillére na direita, tirando Menéz, Ben Arfa ou Nasri (que ficou no banco) para proteger a defesa, o que nada adiantou porque o gol saiu por ali. Assim, só atrapalhou qualquer tentativa de jogar bem, sem ter um meia na direita, sem Nasri em campo e com Malouda no meio campo, que não é a posição dele.

Melhor da Partida: Xabi Alonso
Ficou Devendo: Florent Malouda
Destaque: Xavi Hernández

Vídeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário