No jogo mais emocionante da Eurocopa até aqui, Dinamarca não conseguiu se impor em campo e viu Portugal vencer por três a dois e embolar o Grupo B. Saindo na frente no placar com gol do zagueiro Pepe, o time ibérico ampliou com Hélder Postiga na Arena Lviv, em Lviv na Ucrânia. Mas a Dinamarca não estava morta e diminuiu antes do primeiro tempo com Nicklas Bendtner de cabeça.
O camisa onze da Dinamarca marcou seu quinto gol em cinco jogos contra os portugueses. O jogo continuou preso no meio campo sem muitas chances criadas até Cristiano Ronaldo ter a chance de liquidar a partida quando perdeu um gol cara a cara com o goleiro. Em seguida, Bendtner se tornou o carrasco do time luso quando empatou de cabeça faltando quinze minutos para o fim. Portugal correu atrás do prejuízo e no final, faltando três minutos conseguiu desempatar com o oportunista Varela que havia acabado de entrar e salvou a pele de Ronaldo, Paulo Bento e da nação portuguesa.
A vitória portuguesa deixou Portugal com chances de classificação e terá pela frente a eliminada ou desesperada Holanda na última rodada, enquanto a Dinamarca terá a poderosa Alemanha e deverá torcer para eles vencerem os holandeses para irem mais tranquilas para a última rodada.
Partida de pressão para Portugal que precisava vencer se quisesse se classificar. A Dinamarca, adversário da partida, teoricamente o mais fraco do grupo, venceu a Holanda e vem de bom retrospecto sobre os portugueses já que os deixaram na vice-liderança do seu grupo e classificaram na repescagem. Se vencessem a Dinamarca seria a primeira surpresa desta Eurocopa e estariam a um passo de se classificarem.
Tranquilo, a partida começou com a Dinamarca executando as primeiras jogadas no ataque. Com doze minutos Portugal deu o primeiro chute em uma bola despretensiosa. Miguel Veloso tocou ao cobrar o escanteio e quando recebeu arriscou o chute e o goleiro Andersen tirou. Seis minutos depois a bola sobrou para Cristiano Ronaldo na entrada da área e o português tentou chutar rápido e de primeira, mas não conseguiu acertar e a bola foi para fora. Depois, o gajo teve uma cobrança de falta do lado esquerdo do ataque, mas a cobrança foi por cima do gol.
Pepe abriu o placar da partida FOTO: Reuters |
Acordando um pouco mais para a partida a Dinamarca tentou atacar, no entanto sem sucesso. Nova falta para Ronaldo, desta vez mais perto do gol, mas a bola parou na barreira. Dois minutos depois, Nani recebeu na direita e sem querer driblar, ergueu a cabeça e viu Hélder Postiga na área. Tocou rasteiro para o atacante que só adiantou o zagueiro e resvalou firme para marcar o segundo gol de Portugal.
Sem ser tão participativo como no jogo contra a Holanda, dessa vez os dinamarqueses não contaram com a falta de pontaria do primeiro adversário e iniciaram o primeiro tempo com dois gols atrás sem ser tão eficiente no ataque. Até os quarenta minutos quando os dinamarqueses chegaram a diminuir antes do primeiro tempo. Eriksen pegou o rebote na direita e cruzou na área do outro lado onde estava Krohn-Dehli. O camisa nove desviou de cabeça para dentro do gol enganando Rui Patrício e Bendtner sozinho colocou a bola para o fundo das redes diminuindo o marcador.
O gol de Bendtner foi o quinto marcado contra Portugal em cinco partidas e deu uma sobrevida para a volta do segundo tempo. Mas quase que isso não acontece e em novo cruzamento de Nani na área, agora por cima, Postiga dividiu com o goleiro e a bola sobrou na frente do gol, mas a zaga da Dinamarca foi mais rápida e não deixou Ronaldo marcar. O gol fez a Dinamarca jogar e os minutos finais foram do time escandinavo, mas nada aconteceu.
O segundo tempo prometia e aos quatro minutos Cristiano Ronaldo recebeu livre na esquerda. O português partiu para cima do gol e antes de Kjaer chegar, chutou para o gol, mas faltou precisão e decisão na jogada e Andersen defendeu. Precisando empatar a Dinamarca não fazia boa partida e apenas tentava se infiltrar no ataque adversário. Portugal chegou ao gol de Andersen numa cobrança de falta de Miguel Veloso que bateu direto para o gol e viu o goleiro rebater.
Bendtner marcou seu sexto gol contra Portugal FOTO: AP |
Aos 25, Portugal conseguiu tocar a bola na frente do time dinamarquês e chegou ao gol de Andersen num chute fraco de Nélson Oliveira que novamente havia entrado no lugar de Hélder Postiga. A Dinamarca respondeu logo depois com Bendtner que recebeu o lançamento, dominou a bola buscou espaço e arrematou para fora.
Trinta e depois minutos e a Dinamarca havia diminuído o ritmo e viu Cristiano Ronaldo poder decidir a partida depois de receber belo lançamento de Nani na direita e ficar de frente com Andersen. O gol ficou pequeno e o camisa sete foi péssimo no lance e jogou para fora a chance de liquidar a partida. Dois minutos depois ele viu a falta que aquele gol fez. Nicklas Bendtner, de novo ele, recebeu o cruzamento da direita e cabeceou para o gol, Rui Patrício até defendeu, mas a bola bateu na trave e entrou desespero de Ronaldo, Paulo Bento e dos torcedores portugueses, que teriam mais quinze minutos para ver seus time correr atrás do prejuízo.
Para ir para cima, Bento tirou Raul Meireles e colocou Varela. Portugal fez pressão na defesa da Dinamarca e a entrada de Varela deu certo. O jogador recebeu o cruzamento de Veloso e foi chutar de primeira, mas furou. Na segunda tentativa arrematou de direita e nem Poulsen, nem o goleiro Andersen conseguiu impedir que a bola entrasse no canto do gol, colocando Portugal mais uma vez na frente aos 42 minutos.
Os quatro minutos de acréscimo criaram mais suspense na partida e os portugueses tiveram que se proteger das investidas da Dinamarca. No último lance, a jogada do time escandinavo resultou no passe para Schone na direita que dentro da área, não deu um bom chute e jogou a chance de empatar novamente a partida para fora. Após o apito do juiz, Portugal comemorou a suada vitória e agora espera por Portugal na última e decisiva rodada, enquanto a Dinamarca pega a Alemanha.
Ficha Técnica
Dinamarca 2 x 3 Portugal
Fase de grupos: Grupo B
Local: Arena Lviv, Lviv (UKR)
Data: 13 de junho de 2012, quarta-feira
Horário: 13:00 horas (de Brasília)
Árbitros: Craig Thomson (SCO)
Auxiliares: Alasdair Ross (SCO) e Derek Rose (SCO)
Cartões Amarelos: Raul Meireles, Jakob Poulsen, Ronaldo e Jacobsen.
Cartões vermelhos: Nenhum
Gols: Pepe aos 24, Postiga aos 36, Bendtner aos 41 e 80 e Varela aos 87.
Times
Em time que ganha não se mexe e Morten Olsen escalou os mesmos jogadores que venceram a Holanda. No entanto, dessa vez não contou com a falta de pontaria dos holandeses e a Dinamarca mostrou que pouco atacava e assustava o time adversário. Eriksen não criava e a dupla de volantes trabalhou bastante. Rommedahl pouco fez também e saiu machucado enquanto os dois gols saíram na sorte e oportunismo do centroavante Nicklas Bendtner.
Portugal também veio com o mesmo time da primeira partida e jogando um pouco mais com a bola nos pés, até porque o adversário não era a Alemanha, os portugueses chegaram a fazer dois gols, mas deixaram empatar levando sufoco no final da partida. Ronaldo não jogou bem e mais uma vez não apareceu tanto quanto se espera e quando apareceu, foi para perder um gol mais incrível que o outro. Depois Varela entrou no lugar do volante Raul Meireles e desempatou a partida que teve Postiga deixando o seu gol nesta euro.
Portugal também veio com o mesmo time da primeira partida e jogando um pouco mais com a bola nos pés, até porque o adversário não era a Alemanha, os portugueses chegaram a fazer dois gols, mas deixaram empatar levando sufoco no final da partida. Ronaldo não jogou bem e mais uma vez não apareceu tanto quanto se espera e quando apareceu, foi para perder um gol mais incrível que o outro. Depois Varela entrou no lugar do volante Raul Meireles e desempatou a partida que teve Postiga deixando o seu gol nesta euro.
Melhor da Partida: Niclkas Bendtner
Ficou Devendo: Cristiano Ronaldo
Destaque: Silvestre Varela
Vídeo
Nenhum comentário:
Postar um comentário