Não foi dessa vez que a Polônia venceu pela primeira vez na Eurocopa. Jogando com o apoio da torcida que gritou quase todo o jogo, os poloneses saíram atrás no placar, mas conseguiram o empate no segundo tempo em golaço da entrada da área de Jakub Blaszczykowski 'Kuba'. Antes, no primeiro tempo, Dzagoev antecipou todo mundo e de cabeça marcou seu terceiro gol nesta edição da competição, tornando-se assim, temporariamente o artilheiro.
Foram muitas as tentativas de ambas as equipes em desempatar o jogo. Mesmo com maior posse de bola, a Rússia não ameaçou tanto o gol de Tyton quanto os poloneses que chutaram mais e fizeram Malafeev trabalhar. Após várias tentativas, o jogo terminou mesmo empatado e a Rússia terá que vencer a Grécia na última rodada para se classificar, enquanto a organizadora Polônia, terá de passar pela República Tcheca se quiser continuar na competição.
A rivalidade entre os dois é história e iniciada desde o começo do século passado. A Batalha de Varsóvia, também conhecida como milagre de Vistula (rio que passa ao lado do estádio do confronto). A invasão do Exército Vermelho em agosto de 1920, na capital polonesa foi surpreendida e contra-atacada pelos poloneses que em minoria, venceram a batalha. Na Segunda Guerra Mundial o leste polonês foi invadido pela URSS, enquanto o oeste era tomado por nazistas. Encerrada a guerra, a nação foi comandada por comunistas ligados à Moscou, capital da Rússia. O Palácio da Cultura foi um presente do país vizinho e o grande monumento não tem aprovação dos poloneses.
Por isso tudo, antes do jogo o clima era de tensão entre os torcedores. Brigas aconteceram entre 'holligans' dos dois países, mas nada que afetasse a partida e cerca de 60 mil pessoas, em sua maioria poloneses, lotaram o Estádio Nacional de Varsóvia e o confronto que já havia ganhado status de clássico pelos torcedores, começou movimentado com os dois times buscando o gol. A Polônia assustou primeiro e após cruzamento na área, Boenisch tocou de cabeça e Malafeev fez boa defesa. A zaga russa tirou para escanteio e na cobrança mais uma bola defendida pelo goleiro russo. A seleção "visitante" respondeu com uma cobrança de escanteio cobrada bastante fechada pelo astro Arshavin.
Da entrada da área, a Polônia chutou mais uma vez ao gol com Lewandowski. O atacante dominou na coxa, chutou rápido de esquerda e a bola passou muito perto da trave fazendo o torcedor polonês pular de alegria no estádio. O apoio dos torcedores deixaram os jogadores russos mais contidos em campo e a Polônia ameaçava mais o gol russo. Tabelando, a Polônia trocou bem a bola e chegou ao gol russo e Polanski marcou, porém, bastante impedido o gol foi anulado.
A maior posse de bola dos russos não se refletiam nos chutes a gol. Até os 21 minutos, apenas um remate ameaçou o goleiro Tyton, que substituía o suspenso Szczesny, enquanto os poloneses chegaram pela terceira vez, com Wasilewski que cabeceou por cima do gol a cobrança de escanteio. Mais uma vez de cabeça, Wasilewski cabeceou de novo, mas depois aos 25 minutos teve que trabalhar na defesa e correr diante do ataque russo.
Dzagoev marcou pela terceira vez na competição FOTO: Reuters |
O gol foi o último grande acontecimento do primeiro tempo e classificava a Rússia para a próxima fase, enquanto a Polônia ainda tinha chances, porém, para depender somente dela na última rodada teria que fazer gol. A volta do intervalo começou agitado e em busca do resultado a Polônia começou ameaçando mais. Os russos porém, não deixaram por menos e também atacaram em busca do segundo gol. As jogadas saiam mais pela esquerda, enquanto na Polônia era diferente, sempre pela direita.
E foi desse lado que saiu o gol de empate. A Rússia vinha no contra-ataque com Arshavin que foi cruzar na área, mas o passe rasteiro foi interceptado e na vez da Polônia de contra atacar, Polanski partiu com a bola pela direita e passou para Kuba. Aos doze minutos, o meia dominou ajeitando a bola se livrando da marcação e na corrida acertou um petardo de esquerda sem chances para Malafeev colocando fogo na partida e nos torcedores poloneses no estádio.
O goleiro russo Malafeev trabalhou bastante durante o jogo FOTO: Reuters |
Trinta minutos e três tentativas no mesmo lance da Polônia. Primeiro Lewandowski teve o chute interceptado, depois, Mierzejewski cruzou e no rebote, do outro lado, Boenisch driblou, cortou para dentro, mas chutou longe. Cinco minutos depois a Polônia buscava mais uma vez o gol e o jogo rápido terminou no chute de Obraniak que chutou de esquerda e Malafeev defendeu.
No final da partida a Rússia dominou e assustou a seleção polonesa com as chances criadas. A torcida polonesa gritava para apoiar a equipe e uma falta fora do lance de jogo resultou numa falta perigosa para o time russo. Obraniak ia cobrar, mas saiu antes do chute e na cobrança, nada aconteceu e o jogo seguiu empatado até o apito do juíz.
Ficha Técnica
Polônia 1 x 1 Rússia
Fase de grupos: Grupo A
Local: National Stadium Warsaw, Varsóvia (POL)
Data: 12 de junho de 2012, terça-feira
Horário: 15:45 horas (de Brasília)
Árbitros: Wolfgang Stark (GER)
Auxiliares: Jan-Hendrik Salver (GER) e Mike Pickel (GER)
Cartões Amarelos: Denisov, Lewandowski, Dzagoev e Polanki.
Cartões vermelhos: Nenhum
Gols: Dzagoev aos 37 e Kuba aos 57.
Times
Uma única mudança no time polonês em relação ao primeiro jogo foi a saída de Rybus e a entrada de Dudka, deixando Murawski no meio campo ofensivo e Obraniak foi jogar na esquerda. A mudança não fez muita diferença, mas melhorou a Polônia foi mais segura na marcação. Sempre jogando pela direita, o time polonês conseguiu o gol em grande jogada de Kuba e até merecia a vitória diante das incansáveis tentativas.
O time russo foi o mesmo da primeira partida, mas teve dificuldade diante da atenta e rápida equipe polonesa que ainda contou com o apoio da torcida. Sem o futebol de Arshavin, o time marcou em bola parada no oportunismo de Dzagoev e mesmo mantendo mais a posse da bola não demonstrou tanta decisão nas finalizações. Pavlyuchenko entrou novamente no lugar de Kherzakov e não repetiu o jogo contra os tchecos.
O time russo foi o mesmo da primeira partida, mas teve dificuldade diante da atenta e rápida equipe polonesa que ainda contou com o apoio da torcida. Sem o futebol de Arshavin, o time marcou em bola parada no oportunismo de Dzagoev e mesmo mantendo mais a posse da bola não demonstrou tanta decisão nas finalizações. Pavlyuchenko entrou novamente no lugar de Kherzakov e não repetiu o jogo contra os tchecos.
Melhor da Partida: Jakub 'Kuba'
Ficou Devendo: Andrei Arshavin
Destaque: Ludovic Obraniak
Vídeo
ЕВРО 2012 Польша - Россия Гол Алана Дзагоева por alex_zidan
[www.online-soccer.ru] Russia 1-1 Poland por all-goals
Nenhum comentário:
Postar um comentário