terça-feira, 11 de outubro de 2011

Porto

Mudança no banco

Equipe conquistou tríplice coroa, mas agora terá de lidar com a saída do técnico André Villas Boas

No segundo ano de André Villas Boas como técnico, o discípulo de Mourinho - como a imprensa o chama - foi surpreendente no comando da equipe que em campo conquistou a tríplice coroa. Tamanho o sucesso que o técnico de 33 anos foi para o Chelsea, pagando a multa de 15 milhões de euros por quebra de contrato.

Foram quatro os títulos de Villas Boas como técnico portista e em praticamente todas elas, o Benfica esteve no caminho. Primeiro veio a Super Taça de Portugal vencida sobre o rival. A tríplice coroa começou com o campeonato nacional conquistado de forma invicta com 21 pontos de diferença sobre o segundo colocado. A Taça de Portugal foi vencida sobre o Vitória de Guimarães e antes eliminara o Benfica na semifinal. Na Liga da Europa o Braga venceu o Benfica na semi, entretanto, na final perdeu com um gol de Falcão que foi o artilheiro da competição com incríveis 17 gols.
James Rodriguez é mais uma jóia portista FOTO: Reuters
A ótima temporada do colombiano fez a diretoria renovar seu contrato por mais dois anos e a cláusula de rescisão subir para 45 milhões de euros. Novo contrato que não durou muito, pois por 40 milhões de euros, o Atlético de Madrid comprou seu passe. Junto com ele foi o meia Ruben Micael por 5 milhões. Bem, se perdeu Falcão, uma grana gigantesca entrou e o costume de vender bons jogadores a grandes cifras continua. Antes disso, o Porto já havia trazido algumas “promessas”.

O atacante Kléber veio do Atlético-MG por 2,3 milhões de euros e os jovens atacantes nascidos em 93: o argentino Juan Iturbe que é comparado à Messi (1,5 milhão de euros ao Quilmes) e Kelvin (cinco milhões de reais) do Paraná Clube. De graça chegaram o goleiro brasileiro Bracali e o atacante Djalma. Do Santos, desembarcaram os laterais ex-Santos Danilo (13 milhões e que só chega no final do ano) e Alex Sandro (9,6 milhões) que já contam com multas estratosféricas. Ainda insatisfeito, para a zaga o Porto gastou 7 milhões no francês Eliaquim Mangala e 6 milhões pelo meia belga Steven Defour, ambos do Standard.

Quem terá a missão de repetir o feito de Villas Boas, mas na Champions é seu ex-auxiliar Vítor Pereira. Veremos se o Porto terá calibre para ir bem de novo, mas sem Villas Boas.

ELENCO
01 Hélton
24 Beto
13 Jorge Fucille
21 Cristian Sapunaru
14 Rolando
04 Maicon
22 Eliaquim Mangala
30 Nicolas Otamendi
05 Álvaro Pereira
26 Alex Sandro
08 João Moutinho
06 Freddy Guarín
25 Fernando
23 Souza
19 James Rodriguez
35 Steven Defour
07 Fernando Belluschi
10 Cristian Rodriguez
12 Hulk
11 Kléber
18 Walter
17 Varela
20 Djalma


TÉCNICO
Vitor Pereira

TIME-BASE
Hélton, Fucile, Rolando, Maicon e Álvaro P.; João Moutinho, Fernando e Guarín; Hulk, Kléber e James R.

PRINCIPAIS TÍTULOS
25 Nacionais
16 Copas de Portugal
02 Mundiais

Nenhum comentário:

Postar um comentário