terça-feira, 11 de outubro de 2011

Campeonato Holandês

Equilíbrio cheio de gols

Mesmo com o acrescido equilibrio da competição com o passar dos anos, cada rodada da Eredivisie, tem no mínimo uma goleada

Depois do tetracampeonato que o PSV conquistou entre as temporadas 04/05 e 07/08, - feito que somente a equipe de Eindhoven obteve - o campeonato holandês está cada vez mais acirrado. E se você pensa que é o Ajax que anda incomodando o PSV está enganado. Nas últimas três temporadas, AZ Alkmaar, Twente e finalmente o Ajax, venceram o campeonato e estão na ponta de cima da tabela.

O favoritismo que o PSV tinha caiu com o passar dos anos e as duas equipes também “vermelhas” que ganharam nos últimos anos, também apareceram no alto escalão holandês, algo que o Feyenoord, fica longe a cada ano. O último título do clube de Roterdam foi conquistado em 98/99, quando na época, John Dahl Tomasson (que se aposentou nessa temporada) jogava na equipe. Ruud van Nistelrooy foi artilheiro do campeonato - jogando pelo PSV - com 31 gols.
O ponta belga Dries Mertens é um dos destaques do início de temporada do PSV FOTO: AFP
Mesmo com o equilibrio entre PSV, Ajax e os ascendentes AZ Alkmaar e Twente, além do Feyenoord, que nos últimos anos, algo se espera, mas pouco se vê, as equipes, a seleção e o campeonato no geral, tem algo grande a seu favor: a quantidade de gols.

Na temporada passada, a média de gols voltou a ficar acima de três por partida. Foram 3,26, ficando maior que na temporada 2007/08 quando chegou a 3,11 gols por partida. Nesta mesma temporada, o Ajax chegou a fazer 99 gols. A marca foi superada duas temporadas depois, quando fez 106 gols e coroou Luis Suárez como artilheiro com 35 gols. Para se ter uma ideia, o PSV foi quem mais marcou na última temporada, comemorando “somente” 79 vezes.

Destas 79, dez foram na impressionante vitória sobre o Feyenoord. Um show que não teve nem gol de honra e tornou-se a maior goleada do PSV em toda a sua história, juntamente com uma sobre o Volendam. Um dos que marcaram dois gols no jogo, o húngaro Dzsudzsak, saiu para o Aznhi por 14 milhões de euros. Também titular, o atacante Berg saiu após o término do empréstimo. O dinheiro da venda de Dzsudzsak serviu para trazer o belga Dries Mertens, atacante canhoto tão habilidoso quanto o húngaro, que custou 8,5 milhões de euros. Mertens veio do Utrecht, junto com o volante Kevin Strootman, - revelação holandesa que jogou o amistoso contra o Brasil -, que custou 4,5 milhões. Cinco milhões foram gastos para trazer o meia Georginio Wijnaldum que estava no Feyenoord. A equipe emprestou vários jogadores, alguns jovens e reservas e desse modo o elenco foi diminuindo. No último dia de contratações, Otman Bakkal que ficou sem espaço, foi para a vaga do novo contratado no Feyenoord e Zeefuik para o NEC. Assim, era preciso de um atacante para ficar no banco e Tim Matavz, esloveno que foi à última copa custou tão caro que merece ser titular: 7 milhões pagos ao Groningen.

O PSV não vem tão favorito, mas pode deslanchar nesta temporada. O atual campeão Ajax é o principal concorrente na luta pelo título. Acostumado a vender bons jogadores, desta vez a equipe perdeu o goleiro. Depois de dez anos de casa, Stekelenburg, saiu para a Roma por 6 milhões. Mesmo preço do volante De Zeeuw que foi para o Spartak. O dinheiro foi todo gasto na manutenção do time e quatro jogadores foram contratados. Theo Janssen veio do Twente por 3 milhões. Um pouco mais caro que isso custou Jasper Cillessen. Ele lutará com Vermeer, pela vaga deixada por Stekelenburg. Para o ataque, a equipe trouxe o islandês Sigthórsson e o russo Bulykin.

No Feyenoord, as esperanças ficam nas revelações do clube, isso quando elas não saem cedo, como é o caso de Castaignos que foi para a Inter e Leroy Fer que mudou-se para o Twente. Chegaram Bakkal e os atacantes Guidetti e Guyon Fernandez.

O Twente que havia chegado na Champions, fez uma boa campanha. Perdeu o atacante Bryan Ruiz por 10 milhões, além de Janssen. Para o lugar deste, trouxe outro Janssen, Willem. Leroy Fer custou 5,5 milhões e Cornelisse chegou para a lateral direita. Mesmo com as saídas, as chances continuam. O AZ Alkmaar vendeu vários jogadores, mas contratou na medida e permanece bem. Romero, Luirink, Moreno, Schaars, Sigthórsson e Pellé saíram, para as entradas dos atacantes Altidore (1,5 milhões) e Boymans, Beerens vem do Heereveen por 1,6 milhões para ocupar o meio campo.

A briga está entre esses quatro ou cinco, mas a certeza é que para ter sucesso é ser “vermelho”.

EREDIVISIE

18 EQUIPES
ADO Den Haag, Ajaz, AZ Alkmaar, De Graafschap, Excelsior, Groningen, Utrecht, Feyenoord, Heerenveen, Heracles A., NAC Breda, NEC, PSV RKC, Roda, Twente, Vitesse e VVV-Venlo
Liga dos Campeões
2 Primeiros
Liga da Europa
Terceiro, quarto e quinto
Quem Cai
Último e Play-off entre 2 últimos

TEMPORADA 2010/2011
Campeão
Ajax (22 Títulos)
Artilheiro
Bjorn Vleminckx (NEC) 23 Gols
Subiram
RKC Wallwijck
Caíram
Willen II

PSV EINDHOVEN

Esquema: 4-3-3























AJAX

Esquema: 4-3-3



TWENTE
Esquema: 4-3-3





















AZ ALKMAAR
Esquema: 4-3-3

FEYENOORD
Esquema: 4-3-3

Nenhum comentário:

Postar um comentário