terça-feira, 11 de outubro de 2011

Campeonato Russo

As coisas estão esquentando

Competição cresce com as várias (e caras) contratações e somando-se as aquisições do novo rico Anzhi, as coisas esquentam na Rússia

O campeonato mais gelado do planeta é um dos primeiros do ano a começar. Como o inverno russo vai de dezembro a março, as temperaturas são muito abaixo de zero e consequentemente, são tempos de férias (ou não) do futebol e de praticamente tudo. Com início a partir de 1992, após o desmembramento da antiga URSS, essa será a décima nona edição da competição que tem o Spartak Moscou como grande vencedor com nove conquistas. Venceu todas as edições até 2001, com exceção de 1995, quando o Alania Vladikavkaz faturou o título. Na temporada passada o clube foi rebaixado mais uma vez.

Depois, CSKA e Lokomotiv venceram três e dois títulos respectivamente, até o troféu sair da capital russa mais uma vez, indo para São Petersburgo e ficando com o Zenit em 2007. Em 2008 e 2009, o emergente Rubin Kazan ficou com o bicampeonato e na última temporada o título voltou a ficar com o Zenit que venceu a competição com 68 pontos, seis a frente do CSKA Moscou.
Spartak Moscou é o maior vencedor, porém, há épocas que não mostra força FOTO: Reuters
Atualmente, os dois primeiros colocados se classificam direto para a Liga dos Campeões, o terceiro colocado vai para a fase classificatória, enquanto quinto e sexto conquistam a vaga na fase de grupos da Liga da Europa.

Neste ano, teremos uma grande novidade no calendário e consequentemente no campeonato local. Como a federação decidiu que a competição deverá ser jogada como o restante da Europa joga (de setembro a maio) na temporada 2012/2013, esta temporada que deveria terminar neste ano, seguirá até metade do ano que vem. Para não ficar parado com as trinta rodadas jogadas e o título definido, o campeão sairá somente quando os oito primeiros colocados enfrentarem entre si e novamente em jogos de ida e volta. O mesmo será feito com os oito piores colocados dentre os 16 clubes, para decidir os rebaixados.

Antes de começar o campeonato, coisas estranhas aconteceram na definição dos 16 colocados. O Saturn que ficou na nona posição na última temporada, desistiu de participar da competição depois de perder o patrocinador e alcançar uma dívida de 800 milhões de rublos, cerca de 43,5 milhões de reais. Diante disso, seria nada mais que óbvio que ou o penúltimo colocado continuasse na primeira divisão ou o terceiro colocado da segunda divisão subisse, porém, quem acabou ficando com a vaga do Saturn foi o FC Krasnodar, que por ser considerado pela federação o clube com mais garantia financeira dentre os clubes da segunda divisão, acabou assegurando a vaga na primeira divisão russa sobre o FC Kamaz e o Nizhny Novgorod.

Gerando notícia no Brasil e no mundo inteiro, hoje todos estão ansiosos para saber quem é o modesto clube do FC Anzhi, que de uma hora para outra, levou Roberto Carlos e Jucilei do Corinthians e Diego Tardelli do Atlético-MG. O clube foi campeão da segunda divisão em 2009 e ficou em 12º colocação na temporada passada.

No entanto, isso já não é mais novidade. Nesta janela, o Anzhi ofereceu a um africano o que muitos dizem ser o maior salário de todos os jogadores: R$ 20 milhões de euros serão pagos durante três anos de contrato a Samuel Eto’o, agora ex-jogador da Internazionale. Se ele serviu como moeda de troca para o Barcelona, hoje ele ri a toa com os 27 milhões investidos no seu futebol. O Anzhi também contratou Yuri Zhirkov por 13 milhões, o húngaro Dzsudzsak custou 14 milhões e veio do PSV e 10 milhões pelo meia Carcela-Gonzalez ex-Standard. Saiu só o goleiro Gabulov que foi ocupar a vaga do lesionado Akinfeev no CSKA.

Os rivais contrataram pouco. Quem mais investiu foi o Rubin que trouxe Haedo Valdés por 4 milhões e Roman Eremenko que custou 13 milhões e jogará com o irmão Aleksei Eremenko. O Spartak trouxe o volante de Zeeuw, o Lokomotiv comprou o atacante Caicedo, enquanto o Zenit gastou 12 milhões para trazer Criscito.

Ao todos são 16 equipes, das quais poderemos destacar os dois últimos campeões Zenit São Petersburgo e Rubin Kazan e os quatro maiores clubes da capital Moscou: Spartak, CSKA, Lokomotiv e Dínamo e agora o Anzhi Makachkala. O único que pode atrapalhar esses possíveis sete primeiros colocados é o FC Rostov. Amkar Perm, Krylya Sovetov, FC Kuban, FC Krasnodar, Terek Grozny, FC Tomsk, Spartak Nalchik e Nizhny Novgorod são as equipes restantes.

Hoje a liga se encontra na sexta posição no ranking da UEFA.

PREMIER LIGA

16 EQUIPES
Amkar, CSKA Moscou, Dínamo Moscou, Anzhi, Krasnodar, Rostov, Krylya Sovetov, Kuban, Lokomotiv, Rubin Kazan, Spartak Moscou, Spartak Nalchik, Terek, Toms, Volga Nizhny e Zenit
Liga dos Campeões
3 Primeiros
Televisão
ESPNs

TEMPORADA 2010/2011
Campeão
Zenit São Petersburgo (2 Títulos)
Artilheiro
Wellinton (Spartak M.) 20 Gols
Subiram
Krasnodar e Kuban
Caíram
Alania e FC Sibir

ZENIT


Esquema: 4-1-2-1-2
CSKA MOSCOU




Esquema: 3-4-3


SPARTAK MOSCOU




Esquema: 4-3-3


LOKOMOTIV MOSCOU




Esquema: 4-4-2


DÍNAMO MOSCOU




Esquema: 4-1-2-1-2




RUBIN KAZAN




Esquema: 4-4-2




ANZHI




Esquema: 4-4-2

Nenhum comentário:

Postar um comentário