domingo, 30 de outubro de 2011

Atlético-MG vence Palmeiras e fica um pouco mais longe da zona de rebaixamento

No entardecer, Atlético-MG e Palmeiras se enfrentaram na Arena do Jacaré e a vitória do galo foi feita com gols de Neto Berola e Fellipe Souto. Luan descontou para o Palmeiras, que incomodou, mas já era tarde e a vitória mineira se concretizou, o que deixa o clube um pouco mais longe da zona de rebaixamento.

O primeiro lance da partida aconteceu na cabeçada do zagueiro Leonardo Silva, aos quatro minutos de jogo. Jogando em casa e precisando sair de perto da zona de rebaixamento, o Atlético-MG correu mais atrás do gol. Isso se confirmou com Daniel Carvalho que após passe de Neto Berola, avançou na direita e chutou forte. Deola defendeu o chute que bateu na trave e foi para escanteio. A primeira grande chance do Palmeiras surgiu após a cobrança de escanteio. O volante Chico subiu mais que todo mundo e Renan Ribeiro fez boa defesa.

A jogada começou nos pés de Valdívia. O chileno deu ótimo passe para Luan que driblou o defensor e tocou para Fernandão, que estava livre e de frente com o goleiro Renan Ribeiro, mas que defendeu tranquilo o chute que foi em sua direção. Não demorou muito e Fernandão viu Neto Berola fazer o que ele perdeu de ter feito. O atacante do Galo dominou no peito o lançamento e tocou pro fundo das redes, antes de Deola chegar, abrindo o placar aos 38 minutos de jogo.

Anoitecendo, o segundo tempo começou com o Palmeiras chegando mais. Mas o primeiro lance a gol foi numa cobrança de falta do Atlético-MG. No entanto, o jogo praticamente se definiu no contra-ataque mineiro. André puxou a bola da esquerda, tocou de calcanhar e recebeu depois de Fellipe Souto. André nem pensou muito e já devolvou para Fellipe que ficou de frente para o gol e marcou o segundo gol atléticano.

O Palmeiras respondeu o gol com um cabeceio de Maurício Ramos, que o goleiro Renan Ribeiro se esticou todo para tirar do gol. Mas, pouco depois, aos 22 minutos, Maurício Ramos fez falta, levou o segundo cartão amarelo e foi expulso. Para a desilusão total de Luis Felipe Scolari, Valdivia fez o mesmo e tomou o mesmo rumo de Maurício Ramos, chuveiro.

Restou o Palmeiras tentar diminuir o confronto e incomodar o galo nos minutos finais. Maikon Leite partiu da esquerda, cruzou na área e encontrou Luan que só colocou pra dentro. O gol animou os jogadores palmeirenses que, em seguida, buscou o gol, novamente com Maikon Leite. Dois perigosos escanteios surgiram e a torcida da casa ficou preocupada. Em mais um escanteio, Chico subiu sozinho na área e cabeceou, para a defesa de Renan Ribeiro. Na príemira chance após o gol, Bernard recebeu sozinho na área, fintou o zagueiro e chutou rasteiro pra fora.
Atlético-MG 2 x 1 Palmeiras






Local: Estádio Arena do Jacaré, Minas Gerais
Data: 30 de outubro de 2011, sábado
Horário: 18h00 (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (BRA)
Cartões amarelos: Cicinho e Valdívia (PAL)
Cartões vermelhos: Valdívia e Maurício Ramos (PAL)
Gols: Neto Berola aos 10, Fillipe Soutto aos 61 (Atlético-MG) e Luan aos 83 (Palmeiras)

TIMES



OPINIÃO

PSV vira a partida, mas Twente empata e ambos veem AZ Alkmaar disparar na tabela

Ambas equipes jogaram ofensivamente e marcaram dois gols, mas o empate não foi bom para o PSV e ruim para o Twente que jogou em casa

Em jogo de quatro gols, Twente e PSV empataram em partida movimentada com boas oportunidades para ambos os lados. As primeiras chances do jogo são do PSV, que tenta com Labyad na sobra do escanteio. Mas num dos primeiros lances de gol o Twente abre o placar. Após cobrança de escanteio, o zagueiro Douglas chutou para o gol mesmo com Toivonen sobre suas costas. Isso com nove minutos de jogo. Porém, um minuto depois, o PSV respondeu e a subida de Wijnaldum até a linha de fundo, resultou no cruzamento para área que encontrou Labyad que tocou para o fundo das redes e empatou a partida.

Após o gol, o jogo seguiu com chances para ambos os lados, até porque, ambas as equipes entraram em campo com praticamente cinco jogadores ofensivos de cada lado. Aos 23º do segundo tempo, uma boa troca de passes da equipe do PSV, resultou no chute do lateral Tamata (que substituiu Pieters) que o búlgaro Myhailov defendeu.

Nos minutos derradeiros da primeira etapa, as chances voltaram a aparecer, tanto para o lado do PSV, quanto para o Twente que chegou com o atacante de Jong. Luuk De Jong era quem mais arriscava do lado da equipe da casa. O atacante aproveitou o cruzamento na área, aos 56 minutos de jogo, mas bem marcado, cabeceou para fora.

Mesmo jogando fora de seus domínios, o PSV jogava como se estivesse em casa, sem se preocupar com uma obrigatória vitória, que se viesse, deixaria o Twente para trás na classificação do campeonato. Na cobrança de escanteio, sete minutos depois, Marcelo aproveitou e cabeceou para o gol, sem chances para Myhailov. Minutos depois, o time de Eindhoven chegou mais uma vez com o holandês Wijnaldum.

Wijnaldum é incisivo e o lance seguinte também foi dele, tentou achar o momento certo para o chute que não saiu bom. Zakaria Labyad, com mais espaço, mostrou como é que se faz e obrigou Myhailov a fazer uma ótima defesa. Aos 70 minutos, o volante Strottman chegou atrasado na bola e levou direto o cartão vermelho, o que causou revolta para o jogador, já que no lance, ambos os jogadores chegaram da mesma forma na bola.

A expulsão fez diferença e o Twente se animou para o jogo. Aproveitando o bom cabeceador Luuk de Jong, mais uma bola na cabeça do holandês que fez o goleiro Isaksson defender em dois lances. Logo depois, aos 77 minutos, o cruzamento de Tiendalli encontrou Ola John que só empurrou pro fundo das redes. A bola ainda passou por baixo das pernas de Isakkson.

Há dez minutos do fim, o Twente foi mais incisivo e com o belga Chadli, colocou uma bola na trave do PSV. O PSV respondeu na mesma moeda. Lens entrou em campo e tocou dentro da área para Mertens que chegou chutando, mas a bola bateu na trave, atrevessou o gol e saiu para fora, para alívio dos jogadores do Twente.

TWENTE FC 2 X 2 PSV





Local: Estádio Grolsch Veste, Holanda
Data: 29 de outubro de 2011, sábado
Horário: 16h45 (de Brasília)
Árbitro:
Cartões amarelos: Brama (Twente), Marcelo e Toivonen (PSV)
Cartões vermelhos: Strottman (PSV)
Gols: Douglas aos 10, Fer aos 78 (Twente) e Labyad aos 11 e Marcelo aos 64 (PSV)

TIMES

OPINIÃO
Holanda é assim, cinco jogadores ofensivos para ambos os lados. O Twente tinha de Jong, Chadli, Bajrami, Janko e John, quatro atacantes e dois extremos, a equipe de Eindhoven contava com Wijnaldum, Toivonen, Labyad, Matavz e Mertens, jogadores melhores, com exceção de Matavz que é superado por John. Com isso, o jogo foi movimentado com boas chances para ambos os lados. A expulsão desnecessária do volante Strottman deu ânimo ao Twente que conseguiu empatar e o time de Eindhoven levou o empate com isso.

sábado, 15 de outubro de 2011

Liverpool e Manchester empatam em jogo bastante disputado principalmente no segundo tempo

Ambos técnicos escoceses escalam suas equipes no 4-5-1 e somente com as mudanças no segundo tempo o jogo melhora

O maior clássico do mundo na opinião de Sir Alex Ferguson terminou com um ponto conquistado para cada lado. Manchester United e Liverpool empataram em um jogo morno no primeiro tempo, porém, mais quente no segundo. Gerrard marcou de falta para os reds e Javier Hernández deixou sua marca de cabeça no Anfield Road, casa da equipe da terra dos Beatles.

O resultado manteve as duas equipes com uma diferença de seis pontos, no entanto, mesmo sendo um bom placar no clássico contra o Liverpool, o Manchester United tem a liderança ameaçada pelo rival Manchester City, podendo perder a primeira colocação. A equipe de Kenny Dalglish pode perder a quinta colocação para o Tottenham, mas pela quarta vez seguida não perde em casa para o rival, sendo esse o primeiro empate.
Steven Gerrard volta a ser titular no Liverpool após longo tempo parado e marca único gol dos reds no jogo FOTO: Getty Images
O primeiro tempo foi cansativo para se assistir. Isso se deve muito ao esquema utilizado por Ferguson que escalou somente Wellbeck como atacante e curiosamente pôs o zagueiro Jones no meio campo, deixando Carrick e Anderson no banco. O meia Ashley Young, apagado em campo, tentou alguns lances, mas sem sucesso. O primeiro foi de falta aos 13 minutos.

Jogando em casa o Liverpool tinha a obrigação de correr atrás do resultado. Gerrard que voltou a jogar uma partida desde o início, fato que não ocorria desde maio, cruzou, mas a bola passou direto aos 21 minutos de jogo. O uruguaio Suarez também era a única opção da frente do Liverpool e numa sobra do chute de Adam, não aproveitou e chutou em cima do goleiro De Gea. Tentando uma jogada de ousadia, algo que não aconteceu nem na escalação nem durante o jogo, o sul-coreano Park arrancou com a bola e deu de esquerda, mas para fora a cinco minutos do fim.

Na volta do intervalo, Young tentou duas vezes. No primeiro o chute foi para fora e no segundo a cobrança de falta parou no goleiro Pepe Reina. Vinte minutos do segundo tempo e Adam cava falta na entrada da área. O craque do time Steven Gerrard dá uma de Ronaldinho Gaúcho, joga meia altura no canto, a bola assusta o galês Ryan Giggs que sai da barreira e a bola segue até o gol, sem chances para De Gea.
O Manchester não desistira do jogo e mesmo com o Liverpool jogando melhor, após a cobrança de escanteio Wellbeck resvala de cabeça e Javier 'Chicharito' Hernández completa a jogada empatando a partida faltando dez minutos para o fim. Depois do empate, um show de chances do Liverpool e grandes defesas do goleiro espanhol do United.

Um minuto depois Kuyt aproveita o cruzamento e De Gea defende. Aos 90, Johan Henderson tenta de longe por cobertura, mas De Gea joga a bola para escanteio. Um minuto depois a cobrança de escanteio dos reds só resulta num monte de tentativas frustradas e o jogo acaba um a um. Na próxima rodada, a nona, o Liverpool enfrentará em casa o Norwich, enquanto o Manchester no Old Trafford tentará possivelmente recuperar a primeira colocação no clássico contra o Manchester City.

FICHA TÉCNICA

LIVERPOOL 1 X 1 MANCHESTER UNITED
Local: Estádio Anfield Road, em Liverpool, ING
Data: 15 de outubro de 2011, sábado
Horário: 08h45 (de Brasília)
Árbitro: Andrie Marriner (Inglaterra)
Cartões amarelos: Lucas Leiva (Liverpool); Young, Ferdinand e Evra (Manchester United) 
Cartões vermelhos: Nenhum
Gols: Steven Gerrard 68 (Liverpool) e Javier Hernández 81 (Manchester United)

TIMES

OPINIÃO
Difícil saber se Rooney ficou no banco como uma "punição a mais" depois da expulsão no jogo pela seleção da Inglaterra, se foi para poupá-lo para a Champions ou se foi por que estava cansado mesmo, assim como outros jogadores selecionáveis de ambas as equipes. Mesmo assim, Ferguson não foi audacioso na escalação da equipe. Mudou totalmente seu esquema e deixou somente Welbeck na frente com Chicharito no banco. O zagueiro Jones curiosamente jogou no meio, assim como já jogara John O'Shea.

No lado do Liverpool, o esquema 4-5-1 é a maneira que a equipe deverá jogar, com esses mesmos jogadores e ainda teria o bom e jovem Johan Henderson no banco. No entanto, poderia ser feito uma mudança de esquema, uma ótima segunda opção colocando o camisa nove Andy Carroll no lugar de Charlie Adam (que também sairia se houvesse uma preferência por Henderson), e a equipe jogaria no tradicional 4-4-2 com Gerrard e Lucas no meio de campo e Downing e Kuyt aberto pelos flancos. Na defesa, sou muito mais Johnson, Agger e Fábio Aurélio.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Jogos da Seleção - Brasil 2 x 1 México

Brasil 2 x 1 México
Ronaldinho comemora gol após longo tempo sem marcar pela seleção FOTO: Mowa Press

FICHA TÉCNICA

MÉXICO 1 x 2 BRASIL 
Local: Estádio Corona, em Torreón, no México
Data: 11 de outubro de 2011, terça-feira
Horário: 22h30 (de Brasília)
Árbitro: Marlon Mejía (El Salvador)
Cartões amarelos: Lucas Leiva (Brasil); Rafa Márques, Hernández, Juárez, Salcido e Nilo (México) Cartões vermelhos: Daniel Alves (Brasil)
Gols: David Luiz (contra) 10/1T, Ronaldinho 34/2T e Marcelo 38/2T (Brasil)

TIMES
OPINIÃO
Num jogo melhor que o último contra a Costa Rica, até pelo adversário mais forte, o Brasil passou sufoco após o gol contra de David Luiz, fazendo um pênalti bobo com Daniel Alves, mas que Jefferson defendeu com firmeza e sorte. O melhor da partida era Hulk até Marcelo garantir a vitória brasileira com uma bela partida executada e um belo gol. A seleção não tem problema na lateral esquerda. Isso desde os tempos de Dunga. A seleção são os dois laterais convocados para esses jogos, Marcelo e Adriano. São os dois e mais ninguém. 

Mano Menezes pecou ao demorar a fazer uma substituição, como por exemplo, colocar Hernanes em campo no lugar de Fernandinho. Na verdade já deveria ser titular, mas... Hulk mostrou que tem potencial para ir à copa, porém, joga na mesma posição que Neymar, Robinho e em alguns momentos Ronaldinho e Lucas. Mas mesmo assim, ele tem potencial para jogar uma copa pela seleção, depende do posicionamento da linha de frente brasileira e dos camisas nove que a seleção tem.

Retrospecto da seleção de Mano pós-copa do mundo de 2010

10/08/10 Brasil 2 x 0 Estados Unidos
07/10/10 Brasil 3 x 0 Irã
11/10/10 Brasil 2 x 0 Ucrânia
17/11/10 Brasil 0 x 1 Argentina
09/02/11 Brasil 0 x 1 França
27/03/11 Brasil 2 x 0 Escócia
04/06/11 Brasil 0 x 0 Holanda
07/06/11 Brasil 1 x 0 Romênia
03/07/11 Brasil 0 x 0 Venezuela - Copa América
09/07/11 Brasil 2 x 2 Paraguai - Copa América
13/07/11 Brasil 4 x 2 Equador - Copa América
17/07/11 Brasil 0 x 0 Paraguai - Copa América (Derrota por 2 a 0 nos pênaltis)
10/08/11 Brasil 2 x 3 Alemanha
05/09/11 Brasil 1 x 0 Gana
14/09/11 Brasil 0 x 0 Argentina
28/09/11 Brasil 2 x 0 Argentina
07/10/11 Brasil 1 x 0 Costa Rica
11/10/11 Brasil 2 x 1 México (Torreón)
11/11/11 Brasil x Gabão (Liberville)
15/11/11 Brasil x Suíça ou Inglaterra (na Suíça ou na Inglaterra)

Eliminatórias da Copa 2014 - América do Sul

1ª Rodada - Sexta-feira, 07/10
Uruguai 4 x 2 Bolívia
Equador 2 x 0 Venezuela
Argentina 4 x 1 Chile
Peru 2 x 0 Paraguai

2ª Rodada - Terça-feira, 11/10
Bolívia 1 x 2 Colômbia
Chile 4 x 2 Peru
Paraguai 1 x 1 Uruguai
Venezuela 1 x 0 Argentina

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Outros Times Portugueses

Acadêmica de Coimbra

A diretoria trouxe dez novos jogadores, sendo três deles por empréstimos, com destaque para o zagueiro Cédric (Sporting). O elenco não é ruim e com o novo técnico, ex-zagueiro do Porto, Pedro Emanuel, espera-se ir bem.

Beira-Mar

O clube de Aveiro quase retornou a Liga Orangina e para não correr esse risco, vários jogadores chegaram, com destaque para os meias Javier Balboa e Nuno Coelho (Benfica), além de Cristiano (Sporting).

Feirense

Também do Distrito de Aveiro, o Feirense subiu a primeira divisão um ponto a frente do terceiro colocado. Pela quarta vez na primeira divisão depois de 22 anos, a equipe tem fé nos brasileiros.

Gil Vicente

Depois de seis anos, o Gil Vicente retorna a Liga Sagres com ânimo pelo segundo título da segundona. A equipe não tem grandes destaques e conta vários brasileiros no elenco. Se não cair já estará ótimo.

Marítimo

Contando com onze jogadores brasileiros, o Marítimo trouxe na janela vários nigerianos: são cinco no total. Chegaram também, goleiro francês (Salin) e um atacante camaronês (Pouga). Poder chegar na Liga da Europa.

Nacional

O Nacional da Madeira conta com treze brasileiros no elenco.. O técnico Ivo Vieira quer apagar a desclassificação na Liga da Europa e para isso, mais brasileiros. Rondón (Venezuela) e Candeia ex-Portimonense.

Olhanense

Sem cair pelo segundo ano positivo, o Olhanense que fazer ficha para continuar na Liga Sagres. Tem jogador de Moçambique e Cabo Verde, países de Língua Portuguesa. Várias contratações foram feitas.

Paços Ferreira

A equipe do Porto ficou a um ponto das competições européias e agora quer mais. Problema é que dezoito jogadores entraram no elenco e agora será difícil se entrosar. Agora são nove brasileiros no elenco do Paços.

Rio Ave

Depois que subiu em 08/09, ficou sempre no meio da tabela. Saíram Júlio Alves e Bruno Gama e mais 15, mas os jovens Sérgio Oliveira, Kelvin, Christian e Yazalde prometem formar um bom quarteto ofensivo emprestado.

União Leiria

Vinte jogadores permaneceram e entraram no Leiria. As principais saídas foram o goleiro Mika e o meia Leandro Lima. O goleiro Oblak, o zagueiro Hugo Alcântara e o lateral Schaffer são os detsaques das entradas.

Vitória de Guimarães

Chegou a fase de play-off na Liga da Europa, mas perdeu para o Atlético de Madrid. Com olhos para o campeonato, Manuel Machado confia nos gols de Marcelo Toscano e nos contratados Pedro Mendes e Rodrigo Defendi.

Vitória de Setúbal

Depois da ida ao play-off da Liga da Europa em 07/08, o time de Setúbal ficoui sempre na parte debaixo da tabela, sem cair. O técnico Bruno Ribeiro contará com o goleiro Ricardo, titular da seleção nos tempos de Felipão.

Sporting Braga

Mais do mesmo

Sem muitas mudanças relevantes do meio pra frente, os arsenalistas querem melhorar um pouco mais

Depois de ficar com o vice do nacional há duas temporadas, na última a equipe do Braga conquistou o vice da Liga da Europa perdendo a final para o Porto. E mostrou seu poder de força ao derrotar equipes como Liverpool e Benfica. Em quarto lugar no último campeonato, a equipe ficou incríveis 38 pontos atrás do campeão Porto. A qualidade da quantidade de contratações não demonstra que a equipe bracarense é mais uma para parar o atual campeão. Mas sim a base mantida do meio para frente. A defesa perdeu peças importantes como o lateral Sílvio, os zagueiros Paulão e Alberto Rodriguez e o goleiro Artur Moraes.. E a situação piorou quando o técnico Domingos Paciência foi para o Sporting Lisboa.

Sem os 15 brasileiros do elenco, o Braga teria um time grande em número e que lutaria pelo quarto lugar. As últimas aquisições de brasileiros foram o atacante Douglas, os defesas Baiano, Rodrigo Galo, Douglas, Paulo Vinícius e Ewerton e o meia Renan Silva.
Equipe do Braga chegou longe na final da Liga Europa eliminando o Benfica FOTO: Getty Images
Chegaram também o goleiro Tommaso Berni, o bom zagueiro Nuno André Coelho, o jovem atacante croata Ivan Lendric e o artilheiro ex-seleção portuguesa Nuno Gomes que estava encostado no Benfica, entre outras aquisições. Seguindo a mesma fórmula dos três grandes de Portugal, a diretoria bracarense emprestou alguns desses jogadores. No apagar das luzes, foi atrás de mais jogadores e trouxe por empréstimo o nigeriano Samson Olaleye, o brasileiro Carlão e o mexicano Édson Rivera. O jovem meia Fran Mérida é mais um que veio por empréstimo. Esperar para ver.

ELENCO
01 Quim
13 Marcos
02 Rodrigo Galo
15 Baiano
04 Nuno Coelho
05 Ewerton Almeida
26 Paulo Vinícius
23 Emmanuel Imorou
13 Elderson Echiejile
27 Custódio
25 Leandro Salino
08 Márcio Mossoró
45 Hugo Viana
30 Alan
00 Fran Mérida
22 Djamal
06 Vinícius
18 Lima
21 Nuno Gomes
19 Meyong
07 Ukra
09 Paulo César
10 Hélder Barbosa

TÉCNICO
Leonardo Jardim

TIME-BASE
Quim, Rodrigo Galo, Nuno Coelho, Ewerton Almeida e Echiéjile; Mossoró, Custódio e Hugo Viana; Lima, Nuno Gomes e Meyong

PRINCIPAIS TÍTULOS
00 Nacionais
01 Copas de Portugal

www.scbraga.pt

Sporting Lisboa

Várias mudanças

Depois de perder Liédson, equipe traz vários atacantes, depois de mudança até na presidência

Cansado de não chegar nem perto da primeira colocação, o novo presidente leonino Godinho Lopes prometeu contratações e trouxe várias. Sem Liédson no ataque, quatro novos atacantes chegaram. Ao todo, treze contratações foram feitas até o final de julho, quando equipe já se preparava para a próxima temporada européia.

Foram tantos contratados que cabe a Domingos Paciência, - novo técnico ex-Sporting Braga, vice da Liga da Europa - arrumar a casa e entrosar a equipe. O técnico terá à disposição os jovens André Carrilo (Alianza Lima, 1 milhão) e Diego Rubio (Colo Colo, 1,5 milhões). Mas quem deve ser titular é o búlgaro Valeri Bojinov (2,6 milhões, Parma) e o holandês Ricky van Wolfswinkel, que custou 5,4 milhões pagos ao Utrecht. No meio defensivo, Pedro Mendes, Maniche saíram. Chegaram Stijn Schaars, holandês ex-AZ Alkmaar e o argentino Fabián Rinaudo. De meia ofensivo, chegaram o uruguaio Luis Aguiar e o espanhol Diego Capel que custou 3,5 milhões. Na defesa, três contratações sem pagar nada. Rodriguez (Braga), Onyewu (Milan), além dos jovens Santiago Arias. 
Sporting contratou quase dois times para figurar na disputa pelo título FOTO: AP
Quando o elenco parecia estar sendo finalizado, Hélder Postiga e Djaló estavam sobrando e saíram. Depois, o Sporting aproveitou refugos de equipes grandes e trouxe o atacante Jéffren Suárez do Barcelona por quase 4 millhões. No último dia, chegaram o lateral Insúa do Liverpool e a 15 contratação, por sinal a mais cara que foi o meia Elias custando quase 9 millhões. Será que agora sem Liédson, o título nacional virá exatamente dez anos depois?

ELENCO
01 Rui Patrício
12 Marcelo Boeck
47 João Pereira
19 Santigo Arias
03 Daniel Carriço
04 Anderson Polga
02 Alberto Rodriguez
05 Oguchi Onyewu
48 Emiliano Insúa
06 Evaldo
08 Stijn Schaars
21 Leandro Rinaudo
26 André Santos
14 Matias Fernandez
10 Morat Izmailov
25 Bruno Pereirinha
11 Diego Capel
22 Luis Aguiar
77 Elias
07 Valeri Bojinov
09 R. van Wolfswinkel
18 André Carrillo
17 Jéffren Suárez

TÉCNICO
Domingos Paciência

TIME-BASE
Rui P., J. Pereira, A. Polga, D. Carriço e Insua; M. Fernandez, Schaars e Izmailov; Bojinov, van Wolfs e Capel

PRINCIPAIS TÍTULOS
18 Nacionais
15 Copas de Portugal

Benfica

Uma nova equipe

Benfica contrata um time inteiro para tentar reaver os títulos perdidos na temporada passada

O Benfica foi mero espectador do rival Porto. Na última temporada, só levou chocolate e não foi apenas dos Dragões. Perdeu para o Sporting Braga a chance de ir à final da Liga da Europa. Quem saiu de relevante foi somente Fábio Coentrão por 30 milhões de euros. Nuno Gomes estava sendo pouco aproveitado e foi para o Sporting Braga. Querendo um elenco amplo, a diretoria foi atrás de mais de onze jogadores. 

O dinheiro da venda de Coentrão pagou as contratações dos meias Bruno César (5,5 milhões, Corinthians), Enzo Pérez (5,5 milhões, Vélez S.), Axel Witsel (6,5 milhões, Standard L.), e dos defesonres Garay (5,5 milhões, Real Madrid) e Emerson (2,5 milhões, Lille). O goleiro que disputou o mundial sub-20 por Portugal, Mika custou 500 mil e lutará pela titularidade com Eduardo que veio por empréstimo da Genoa e Artur Moraes que chegou de graça. Sem pagar nada o Benfica trouxe Daniel Wass (lateral direito), Nemanja Matic (meia) e os atacantes Nolito e Rodrigo Mora. Ainda querendo um lateral esquerdo, Joan Capdevilla chegou do Villarreal.
Encarnados aposta  nas contratações para ir bem na Champions FOTO:  AFP
No início da temporada, o técnico Jorge Jesus tinha a sua disposição quase 40 jogadores. No decorrer da pré-temporada, a diretoria foi emprestando e vendendo muitos desses “jovens promissores”, se assim pode-se dizer. A quantidade é tamanha que forma-se dois plantéis inteiros e sobra jogador. Ao menos até o dia 31 o elenco foi fechado e foram definidos os jogadores que terão a missão de levar os Águias ao 33º título nacional.

ELENCO
01 Artur Moraes
39 Mika
14 Maxi Pereira
04 Luisão
24 Ezequiel Garay
27 Miguel Vitor
33 Jardel Vieira
38 Joan Capdevilla
03 Emerson
06 Javi Garcia
21 Nemanja Matic
20 Nicolas Gaitán
05 Rubem Moreira
10 Pablo Aimar
28 Axel Witsel
35 Enzo Pérez
08 Bruno César
07 Oscar Cardozo
30 Javier Saviola
09 Nolito
16 Nélson Oliveira
19 Rodrigo
22 Rodrigo Mora

TÉCNICO
Jorge Jesus

TIME-BASE 
Artur, Maxi Pereira, Luisão, Garay e Capdevilla; Matic, Javi Garcia e Matic; Aimar; Cardozo e Saviola

PRINCIPAIS TÍTULOS
32 Nacionais
24 Copas de Portugal 
02 Mundiais

Porto

Mudança no banco

Equipe conquistou tríplice coroa, mas agora terá de lidar com a saída do técnico André Villas Boas

No segundo ano de André Villas Boas como técnico, o discípulo de Mourinho - como a imprensa o chama - foi surpreendente no comando da equipe que em campo conquistou a tríplice coroa. Tamanho o sucesso que o técnico de 33 anos foi para o Chelsea, pagando a multa de 15 milhões de euros por quebra de contrato.

Foram quatro os títulos de Villas Boas como técnico portista e em praticamente todas elas, o Benfica esteve no caminho. Primeiro veio a Super Taça de Portugal vencida sobre o rival. A tríplice coroa começou com o campeonato nacional conquistado de forma invicta com 21 pontos de diferença sobre o segundo colocado. A Taça de Portugal foi vencida sobre o Vitória de Guimarães e antes eliminara o Benfica na semifinal. Na Liga da Europa o Braga venceu o Benfica na semi, entretanto, na final perdeu com um gol de Falcão que foi o artilheiro da competição com incríveis 17 gols.
James Rodriguez é mais uma jóia portista FOTO: Reuters
A ótima temporada do colombiano fez a diretoria renovar seu contrato por mais dois anos e a cláusula de rescisão subir para 45 milhões de euros. Novo contrato que não durou muito, pois por 40 milhões de euros, o Atlético de Madrid comprou seu passe. Junto com ele foi o meia Ruben Micael por 5 milhões. Bem, se perdeu Falcão, uma grana gigantesca entrou e o costume de vender bons jogadores a grandes cifras continua. Antes disso, o Porto já havia trazido algumas “promessas”.

O atacante Kléber veio do Atlético-MG por 2,3 milhões de euros e os jovens atacantes nascidos em 93: o argentino Juan Iturbe que é comparado à Messi (1,5 milhão de euros ao Quilmes) e Kelvin (cinco milhões de reais) do Paraná Clube. De graça chegaram o goleiro brasileiro Bracali e o atacante Djalma. Do Santos, desembarcaram os laterais ex-Santos Danilo (13 milhões e que só chega no final do ano) e Alex Sandro (9,6 milhões) que já contam com multas estratosféricas. Ainda insatisfeito, para a zaga o Porto gastou 7 milhões no francês Eliaquim Mangala e 6 milhões pelo meia belga Steven Defour, ambos do Standard.

Quem terá a missão de repetir o feito de Villas Boas, mas na Champions é seu ex-auxiliar Vítor Pereira. Veremos se o Porto terá calibre para ir bem de novo, mas sem Villas Boas.

ELENCO
01 Hélton
24 Beto
13 Jorge Fucille
21 Cristian Sapunaru
14 Rolando
04 Maicon
22 Eliaquim Mangala
30 Nicolas Otamendi
05 Álvaro Pereira
26 Alex Sandro
08 João Moutinho
06 Freddy Guarín
25 Fernando
23 Souza
19 James Rodriguez
35 Steven Defour
07 Fernando Belluschi
10 Cristian Rodriguez
12 Hulk
11 Kléber
18 Walter
17 Varela
20 Djalma


TÉCNICO
Vitor Pereira

TIME-BASE
Hélton, Fucile, Rolando, Maicon e Álvaro P.; João Moutinho, Fernando e Guarín; Hulk, Kléber e James R.

PRINCIPAIS TÍTULOS
25 Nacionais
16 Copas de Portugal
02 Mundiais

Campeonato Português

 Campeonato de futuras estrelas

Três grandes de Portugal, compram jovens promessas e vendem como grandes estrelas

David Luiz, Pepe e Cissokho. Deco, Lucho González, Ramires, Anderson, Diego e Dí Maria. Lisandro López e Luís Fabiano. E ainda, Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Bruno Alves e Bosingwa. Maniche, Manuel Fernandes, Raul Meireles e Tiago. Quaresma, Nani e Simão.

Você deve estar se perguntando o porquê dessas duas seleções. A resposta é rápida. Elas representam sete anos de grandes vendas de jogadores. Seja para qualquer clube europeu, os três grandes clubes de Portugal sabem revelar e vender seus talentos. É o que mostra a segunda seleção que tem o zagueiro Ricardo Carvalho como maior venda. A primeira seleção é ainda melhor. Mostra a qualidade dos olheiros, principalmente de Porto. Benfica entra na lista com as vendas na mesma temporada David Luiz, Ramires e Dí Maria.

Porto campeão e vendedor: Desta vez ninguém saiu e a base foi mantida FOTO: Getty Images
Não irá demorar muito para o Porto ganhar bastante com a venda de jogadores como Hulk, Freddy Guarín, João Moutinho, James Rodriguez, assim como já ganhou com a venda de 45 milhões de euros pelo atacante Falcão. Agora, quem entra na lista são Walter, Kelvin, Kléber e ao argentino Iturbe como jogadores com futebol, futuro e possíveis venda promissoras.

Enquanto Benfica e Sporting gastam, o Porto gasta pouco e bem, formando um time de revelações. Se nesta temporada, quem mais ganhou com as vendas foi o Benfica, seguido do Porto, Sporting e Braga, a outra poderá ser diferente.

LIGA SAGRES

16 EQUIPES
Liga dos Campeões
2 Primeiros
Liga da Europa
Terceiro ao Quinto Colocado
Quem Cai
2 Últimos
Desempate
CD, SG no CD, GF no CD e SG, V
Televisão
Bandsports e SporTV

TEMPORADA 2010/2011
Campeão
Porto
Artilheiro
Hulk (Porto) 23 Gols
Subiram
Gil Vicente e Feirense
Caíram
Portimonense e Naval
Média de Gols
2,43

Campeonato Grego

Polaridade exacerbada II

Há tempos que parece haver só um clube no campeonato grego e ele é o Olympiacos

Transcorrida a temporada 95/96 o Panathinaikos vencia pela 18 vez o campeonato grego. Quem acreditaria que quinze anos depois, os “verdes” só venceriam mais duas vezes o título máximo do futebol grego, enquanto o rival Olympiacos, pularia de 25 para 38 troféis levantados.

Na última temporada, o 18 título de diferença foi conquistado sem muito esforço com 13 pontos de diferença da ex-equipe do brasileiro Rivaldo. Hoje o único brasileiro do elenco é o lateral esquerdo Leonardo. Ele viu a diretoria garantir a permanência do atacante belga Mirallas, trazer os volantes Ljubomir Fejsa e Jean Makoun, sérvio e camaronês, respectivamente, além dos espanhóis Orbaiz e Marcano. Rommedahl e Riera foram as principais perdas. Mesmo sem um elenco tão superior ao Panathinaikos, a equipe é favorita.
Pantelic é o artilheiro do Olympiacos FOTO: Divulgação

Gergely Rudolf e Owusu Abeye foram as principais aquicisões do Panathinaikos, que perdeu Cissé, Govou, Tzorvas e o passe de Ivanchitz. Mesmo com mais jogadores de seleção, como Karagounis e Katsouranis, a equipe não emplaca, mas luta mais uma vez para brecar o Olympiacos.

No AEK Athenas, terceira equipe mais vitoriosa, Gudjohnsen e Fábian Vargas são as contratações destaques na equipe que ficou em terceiro, 23 pontos atrás do campeão.

Com três títulos no currículo e dois brasileiros no elenco, Neto ex-Paraná e Michel ex-Atlético-PR, o Aris Thessaloniki adquiriu o Nery Castillo e Kapetanos para marcar os gols que a equipe precisa.

SUPER LEAGUE

16 EQUIPES
AEK Athenas, Aris, Asteras Tripolis, Atromitos, Ergotelis, Kavala, Kerkyra, OFI, Olympiacos, Olympiakos Volos, Panathinaikos, Panetolikos, Panionios, PAOK, PAS Giannina e Xanthi
Liga dos Campeões
1 Primeiros
Play-off Liga dos Campeões
Segundo, terceiro, quarto e quinto colocados
Quem Cai
3 Últimos

TEMPORADA 2010/2011
Campeão
Olympiacos (38 Títulos)
Artilheiro
Djibril Cissé (Panathinaikos) 24 Gols

OLYMPIACOS
PANATHINAIKOS






Campeonato Turco

Manipulações complicadas

Fenerbahçe é excluído da Liga dos Campeões após estar envolvido na manipulação de jogos

Fenerbahçe e Trabzonspor empataram na primeira colocação do campeonato turco com 82 pontos, mas a equipe do meia Alex venceu por ter uma vitória a mais. No entanto, apesar do título ainda ser do “Fener”, o suposto envolvimento do clube na manipulação de jogos é eminente e causou a saída do clube da Liga dos Campeões. É aí que entra o Trabzonspor que ocupou a vaga do clube turco.

O caso envolveu 19 jogos, levando à acusação de 30 pessoas. Além de alguns jogadores, estão inclusas o presidente do campeão Fenerbahçe, Aziz Yildirin, o treinador do Besiktas, Tayfur Havutcu, e até mesmo dois dirigentes do Trabzonspor, Nevzat Sakar e Sadri Sener. O Fenerbahçe, principal acusado, pediu até para ser rebaixado para poder se reorganizar na liga.
Português Hugo Almeida é mais um que sai do centro europeu para jogar na Turquia FOTO: Divulgação
Na janela de transferências, o Fenerbahçe perdeu Niang, Guiza, Lugano e os brasileiros Bilica e André Santos. Ziegler e Yobo foram as principais aquisições por empréstimo. No rival Galatasaray, um pacote de contratações para suprir as saídas de Turan, Cana, Misimovic e Pino. Elmander, Ujfalusi, Muslera, Eboué, Felipe Melo entre outros, entraram no clube.

O Besiktas está gostando de gastar e além de alguns turcos, Bebé, Manuel Fernandes, Júlio Alves e os brasileiros Edu e Sidnei foram contratados. O Trabazonspor se reforçou bem ao trazer os atacantes Altintop e Vittek, além do volante Zokora. O Bursaspor trouxe Carson, Sestak e Tagoe. Os cinco clubes listados são quem têm grandes chances de conquistar o campeonato que começa dia 10/09.

SUPER LIG

18 EQUIPES
Ankaragücü, Antalyaspor, Besiktas, Bucaspor, Bursaspor, Eskisehirspor, Fenerbahce, Galatasaray, Gaziantepspor, Gençlerbirlisi, Istanbul BB, Karabükspor, Kasımpasa, Kayserispor, Konyaspor, Manisapor, Sivasspor, Trabzonspor
Liga dos Campeões
2 Primeiros
Liga da Europa
Terceiro e quarto colocados
Quem Cai
3 Últimos

TEMPORADA 2010/2011
Campeão
Fenerbahçe (18 Títulos)
Artilheiro
Alex (Fenerbahçe) 28 Gols

FENERBAHÇE
GALATASARAY





















BESIKTAS