domingo, 9 de maio de 2010

Campeonato Brasileiro - 1º Rodada

Até quando jogos de futebol irão ser decididos em pênaltis, impedimentos, faltas e expulsões mal marcadas. Uma Copa do Mundo já foi decidida deste modo, para o time da casa, a Inglaterra que na época foi campeã. Coréia do Sul eliminou a Espanha na Copa de 2002 com um gol muito mal anulado da Fúria. Este ano, o campeão inglês desta temporada foi o Chelsea, com um ponto à frente, graças a um impedimento muito mal marcado pela arbitragem inglesa que não viu Didier Drogba mais de um metro a frente da defesa do Manchester.

Na semana passada, o futebol mundial, viu o futebol bonito ser vitorioso. O Santos, não de Pepe, Pelé e Coutinho, mas sim de Ganso, Neymar e Robinho vencer o campeonato paulista sobre o emergente Santo André que perdeu o primeiro jogo por 3 a 2, como time grande e ganhou por 3 a 2 como gente grande. Faltou um gol pro Santo André ser campeão e esse gol havia saído, porém, a bandeirinha da partida anulou um gol, cujo o marcador não estava impedido, mas sim o atacante Nunes que não participou da jogada.

Erros, erros e mais erros, na rodada de hoje, a primeira do brasileirão, o Corinthians, somente conseguiu a vitória sobre o Atlético Paranaense com um pênalti mandraque onde o atacante Souza simplesmente pulou para cabeçar a bola, sabendo que não a alcançaria, e se jogou na área abrindo escandalosamente os braços. O árbitro Marcelo de Lima Henrique, ergueu o braço para assinalar o pênalti. Souza comemorou feito louco por ter conseguido a chance do seu time virar a partida. Esta não foi a primeira vez que o Atlético Paranaense foi prejudicado no início do brasileirão.

No ano passado, na segunda rodada, o rubro-negro empatou contra o São Paulo, no Morumbi por 2 a 2 com gol de André Lima impedido faltando dois minutos para o término da partida. Protecionismo paulista, e é claro, também carioca, gaúchos e mineiro são deixados de lados nessas horas, mas paranaenses, baianos, pernambucanos, goianos, times que não são da capital paulista, entre outros saem sempre prejudicados nas escolhas erroneas dos árbitros que na dúvida decidem pelo maior time e não pelo o que poderia ser o certo.

No final, desde o escândalo do árbitro Edílson Pereira de Carvalho em 2005 que teve no final o Corinthians campeão brasileiro, até hoje somente times paulistas e cariocas foram campeões. No jogo de hoje, o Atlético se deu mal e Ronaldo marcou o gol de pênalti.


FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS 2 X 1 ATLÉTICO-PR

Corinthians
Felipe; Alessandro (Souza), Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf (Iarley), Elias e Danilo (Jucilei); Jorge Henrique, Dentinho e Ronaldo
Técnico: Mano Menezes

Atlético-PR
Neto; Rhodolfo, Leandro e Bruno Costa; Wagner Diniz, Chico, Alan Bahia (Alex Mineiro), Paulo Baier e Márcio Azevedo; Marcelo (João Carlos) e Javier Toledo (Netinho)
Técnico: Leandro Niehues

Data: 09/05/2010, domingo
Local: estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Fifa-RJ)
Auxiliares: Dibert Moises (Fifa-RJ) e Rodrigo Joia (RJ)
Público total: 10.347 (9.232 pagantes)
Renda: R$ 283.127,00
Cartões amarelos: Danilo (C); Paulo Baier, Alan Bahia, Leandro (A)
Cartões vermelhos: Paulo Baier, Neto (A)
Gols: Wagner Diniz (A), aos 46min do primeiro tempo; Souza (C), aos 14min, Ronaldo (C), aos 39min do segundo tempo

DEMAIS JOGOS

Botafogo 3 x 3 Santos
Atlético-GO 0 x 0 Grêmio
Palmeiras 1 x 0 Vitória
Flamengo 1 x 1 São Paulo
Atlético-MG 2 x 1 Vasco
Internacional 1 x 2 Cruzeiro
Ceará 1 x 0 Fluminense
Guarani 1 x 0 Goiás
Avaí 6 x 1 Grêmio Prudente

FOTO E FICHA TÉCNICA: UOL.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário