A temporada européia ainda não acabou mas, todos os campeonatos nacionais já estão decididos. Hoje, Barcelona e Internazionale deram fim às chances de Real Madrid e Roma, respectivamente e foram campeões em seus países. Na Inglaterra e na Alemanha, semana passada na última rodada, todos ficaram sabendo que Chelsea e Bayern de Munique foram campeões do campeonato nacional e neste fim de semana venceram também as copas. Olympique de Marselha e Benfica, acabaram com jejum de títulos e também venceram nesta temporada. O Twente surpreendeu na Holanda, desbancando PSV, Ajax, Feyernoord e o AZ Alkmaar.
Inglaterra
O Chelsea foi Campeão na Inglaterra com o maior saldo de gols desde a criação da Premier League. Com 103 gols a equipe de Lampard, Drogba, Terry e cia, ficou um ponto à frente do Manchester United. Esse ponto foi conquistado no confronto direto vencido no Old Trafford por 2 a 1 (com um gol irregular), que culminou o time como melhor da temporada. Tottenham garantiu a quarta vaga da Champions desbancando o Liverpool que fez uma má temporada.
Alemanha
Pela vigésima segunda vez o Bayern de Munique, maior clube da Alemanha faturou a Bundesliga desta temporada. O time levantou o "prato" e deixou o Schalke 04 chupando dedo (mais uma vez). Robben grande craque do time nesta temporada, foi artilheiro do time com 16 gols. Também venceu a décima quinta copa da Alemanha em cima do terceiro colocado no campeonato Werder Bremem. Além de disputar a final da Champions no próximo sábado.
Itália
O Milan foi ultrapassado pela Internazionale na quantidade de títulos nesta temporada já que o time interista conseguiu seu décimo oitavo caneco. Depois de uma temporada excelente, com Sneijder, Milito e Eto'o, três novos contratados jogando muita bola, a Inter deixou a Roma para trás na última rodada vencendo o Siena. O time de José Mourinho ainda disputará a final da Champions contra o Bayern de Munique. A Juventus não disputará nenhuma copa européia já que ficou em sétimo. A Sampdoria ficou com a quarta vaga da Champions.
Espanha
Os milhões gastos esta temporada pelo Real Madrid não adiantaram para parar o timaço do Barcelona, que nesta temporada conquistou o bi-campeonato. Messi, foi o dono da equipe e fez 34 gols sendo artilheiro do campeonato. Bem à frente de Higuaín (27) e Ronaldo (26). O time catalão ficou um três pontos a frente da equipe madrilenha, três pontos conquistados na vitória da equipe de Pep Guardiola no Santiago Bernabéu.
Portugal
O Benfica ergueu seu trigésimo segundo caneco na história deixando Sporting Braga e Porto para trás. Com cinco pontos à frente do segundo colocado, o time teve o artilheiro do campeonato, o paraguaio Cardozo com 26 gols. O Sporting Lisboa ficou fora da classificação da Champions e viu o Sporting Braga no seu lugar.
França
Após 18 anos, o Olympique de Marselha conquistou seu nono título francês na história do clube ficando um atrás do Saint-Ettiene o maior vencedor. O único time da França a vencer uma Champions, passou por muito sufoco até as últimas rodadas. O Auxerre também faturou após muito tempo uma vaga na Champions da próxima temporada enquanto a outra vaga ficou com o Lyon que chegou pela segunda vez ao vice-campeonato.
Holanda
O Twente do técnico Steven McLaren passou por cima de PSV, Ajax e Feyernoord times tradicionais da Holanda e do AZ Alkmaar que venceu o último campeonato e conquistou pela primeira vez o campeonato holandês. Destaque para os 106 gols do Ajax na temporada que mesmo com várias goleadas ficou em segundo lugar, deixando o PSV em terceiro.
Escócia
Os "protestantes" venceram mais uma vez os "católicos" no escocês e chegaram a seu quinquagésimo terceiro título na história. Depois de trinta e sete jogos, o time de azul foi bem melhor que os verde e brancos ao longo da temporada. Desde 85, somente os dois times venceram o campeonato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário