quinta-feira, 17 de março de 2011

Palmeiras vence, convence e quer manter uma boa regularidade

Na vitória de ontem do Palmeiras por 4 a 0 sobre o Uberaba, o time de Luis Felipe Scolari eliminou o jogo da volta na Copa do Brasil. No entanto, o largo placar animou os torcedores que estão felizes com o desempenho da equipe neste ano. Em 16 partidas oficiais neste ano, o verdão já venceu onze vezes, sendo oito delas no campeonato paulista. No pior momento, a equipe perdeu para o Corinthians com o campo a seu favor e mesmo vencendo o Americana pela vantagem mínima e empatou três vezes seguidas. Neste meio tempo, não conseguiu anular o jogo de volta na Copa do Brasil, mas vencendo por 5 a 1 o Comercial no jogo de volta.

Para seguir com uma boa regularidade o time depende totalmente de Kléber e Valdívia. Os dois jogadores são as peças chaves do elenco palmeirense. Sem os dois a equipe fica carente e a dupla Luan/Lincoln que seriam naturalmente reservas dos dois, tem condições de serem escalados juntos formando um bom quarteto que teria a raça de Kléber, a agilidade de Valdívia, a técnia de Lincoln, porém, careceria de um camisa nove que Luan não é. O jogador ex-Toulouse é mais um winger, ou seja, praticamente a mesma posição do Cristiano Ronaldo, Nani, Robben, Messi, não um atacante, mas nem um meia de armação e sim um extremo, no caso esquerdo.

Hoje sem foto, mas com o vídeo dos gols da vitória palmeirense de 4 a 0 sobre o Uberaba.

O autor dos dois primeiros gols da partida de ontem, Luan não é um camisa nove e no meio do ano, encerrará seu contrato de empréstimo. Todavia, no lugar de Luan, a equipe terá a chegada de Maikon Leite que já tem um pré-contrato e mesmo com o arrependimento do Santos, o atacante jogará no Palestra Itália. Ele exerce a mesma função que Luan. Todos sabem que o Palmeiras que precisa de um camisa nove, jogador mais pedido pelo técnico Felipão, no entanto, a diretoria não tem condições de comprar um. Miguel da base é muito novo para tal condição e o jeito é apelar para Kléber fazer o papel de ponta de lança e centro-avante. Com sete atacantes, Kléber ainda necessita de um parceiro e mesmo que não seja a opção de Felipão, Luan (e quem sabe depois Maikon Leite) é hoje esse parceiro. Restam os recém-contratados Adriano e Max Santos, os jovens Miguel e Vinicius e o machucado Dinei.

No restante da equipe, o Palmeiras tem um bom grupo, sem grande destaque para a zaga e com problemas táticos. Qual seria o esquema ideal para o Palmeiras, um 4-4-2 com dois meias e dois volantes, 4-3-1-2 com três volantes e Valdívia como meia de armação, 4-2-3-1 somente com Kléber no ataque e com três meias ou o inverso com três volantes e dois meias? Ainda falta definir. Na partida de ontem, Felipão jogou no 4-4-2 com Marcos Assunção e Chico de volantes, Valdívia e Patrik no meio e Luan e Kléber (autores dos quatro gols, dois para cada um) no ataque. Com Lincoln voltando de lesão, entraria no lugar de Patrik para aí sim mostrar para que veio ao Palestra.

Muitos torcedores criticam o rendimento de Márcio Araújo e Rivaldo. Os dois que jogaram improvisados nas laterais, estão sempre no time titular de Felipão, mas já passaram da hora de estarem no banco. Com o jovem Gabriel Silva e o recém-contratado Chico, as coisas com certeza melhorariam no time palmeirense. Thiago Heleno que chegou do Corinthians onde mostrou um horrível futebol tem jogado bem no verdão e deve ser o titular na zaga do técnico. Famoso por revelar grandes goleiros, o Palmeiras não tem problemas em relação à isso, somente as frequentes contusões do goleiro Marcos que volta e meia está no DM, mas que quando joga, merece sempre ser titular.

No final, resta saber até onde vai essa equipe palmeirense. O maior salário está no banco, Felipão sabe disso e por enquanto, mesmo sem um camisa nove tentará mostrar que a equipe pode sim ser vencedora, ao menos na Copa do Brasil, que é em jogos de mata-mata, especialidade do técnico e aidna, cujo qual venceu em 98 com o verdão. Abaixo o time ideal do Palmeiras.

E os reservas:

Deola
Luís Felipe
Maurício Ramos
Leandro Amaro
Andrade
Tinga
Pierre
Márcio Araújo
Patrik
Max Santos
Adriano 

E ainda: Bruno, João Victor, Bruno Turco, Rivaldo, 
Jean, Miguel, Vinicius, Dinei

Nenhum comentário:

Postar um comentário