segunda-feira, 14 de março de 2011

Campeonato Russo - Análise e 1º Rodada

O campeonato mais gelado do planeta é um dos primeiros do ano a começar. Como o inverno russo vai de dezembro à março, as temperaturas são muito abaixo de zero e consequentemente, são tempos de férias (ou não) do futebol e de praticamente tudo. Ao menos para os jogadores brasileiros, não são tão ruins que voltam para o Brasil para descansar e passar o Natal, Ano Novo e até o Carnaval perto da família.

Com início a partir de 1992, após o desmembramento da antiga URSS, essa será a décima nona edição da competição que tem o Spartak Moscou como grande vencedor com nove conquitas, ganhando todas as edições até 2001, com exceção de 1995, quando o Alania Vladikavkaz faturou o título. O Alania foi rebaixado mais uma vez na temporada passada.

Vágner Love comemora o gol e já comemorou dois títulos russos pelo CSKA Moscou. Foto: Arquivo Pessoal
Depois, CSKA Moscou e Lokomotiv Moscou venceram três e dois títulos respectivamente, até o troféu sair da capital russa mais uma vez, indo para São Petersburgo e ficando com o Zenit em 2007. Em 2008 e 2009, o emergente Rubin Kazan ficou com o bi-campeonato e na última temporada o título voltou a ficar com o Zenit que venceu a competição com 68 pontos, seis à frente do CSKA Moscou.

Hoje, os dois primeiros colocados se classificam direto para a Liga dos Campeões, o terceiro colocado vai para a fase classificatória, enquanto quinto e sexto conquistam a vaga na fase de grupos da Liga da Europa. Nesta edição da Champions League, Rubin Kazan e Spartak Moscou não passaram da fase de grupos, porém, asseguraram a vaga na Liga da Europa com a terceira colocação. Na Liga da Europa, o Rubin não passou pelo Twente, mas o Spartak se junta ao CSKA e ao Zenit e continuam vivos na competição. O Zenit está na competição graças à ter perdido para o Auxerre nos play-offs da Champions.

Zenit São Petersburgo: Campeão em 2007 e 2010. FOTO: Arquivo Pessoal
Neste ano, teremos uma grande novidade no calendário e consequentemente no campeonato local. Como a federação decidiu que a competição deverá ser jogada como o restante da Europa joga (de setembro à maio) na temporada 2012/2013, esta temporada que deveria terminar neste ano, seguirá até metade do ano que vem. Para não ficar parado com as trinta rodadas jogadas e o título definido, o campeão sairá somente quando os oito primeiros colocados enfrentarem entre si e novamente em jogos de ida e volta. O mesmo será feito com os oito piores colocados dentre os 16 clubes, para decidir os rebaixados.

Antes de começar o campeonato, coisas estranhas aconteceram na definição dos 16 colocados. O Saturn que ficou na nona posição na última temporada, desistiu de participar da competição depois de perder o patrocinador e alcançar uma dívida de 800 milhões de rublos, cerca de 43,5 milhões de reais. Diante disso, seria nada mais que óbvio que ou o penúltimo colocado continuasse na primeira divisão ou o terceiro colocado da segunda divisão subisse, porém, quem acabou ficando com a vaga do Saturn foi o FC Krasnodar, que por ser considerado pela federação o clube com mais garantia financeira dentre os clubes da segunda divisão, acabou assegurando a vaga na primeira divisão russa sobre o FC Kamaz e o Nizhny Novgorod.

Roberto Carlos na sua estréia pelo Anzhi .FOTO: Site do Anzhi
Gerando notícia no Brasil inteiro, hoje todos estão ansiosos para saber quem é o modesto clube do FC Anzhi, que de uma hora para outra, levou Roberto Carlos e Jucilei do Corinthians e Diego Tardelli do Atlético-MG. O clube foi campeão da segunda divisão em 2009 e ficou na décima segunda colocação na temporada passada. Fundado em 1991, o clube pagou 15 milhões de reis para ter o lateral, em média 11,5 milhões pelo atacante e os valores pagos por Jucilei não foram divulgados.

Ao todos são 16 equipes, das quais poderemos destacar os dois últimos campeões Zenit São Petersburgo e Rubin Kazan e os quatro maiores clubes da capital Moscou: Spartak, CSKA, Lokomotiv e Dínamo. Quem pode atrapalhar esses possíveis seis primeiros colocados e candidatos a ficar entre os oito colocados são as equipes do FC Anzhi e do FC Rostov. Amkar Perm (Perm), Krylya Sovetov (Samara), FC Kuban, FC Krasnodar (ambos de Krasnodar), Terek Grozny (Grozny), FC Tomsk (Tomsnk), Spartak Nalchik (Nalchik) e Nizhny Novgorod que leva o nome da cidade, não tem tanto poder de fogo, podem conseguir ficar entre os oito primeiros, todavia, seria apenas mais um no meio dos grandes.

Hoje o campeonato está na sétima colocação do ranking da UEFA, que dependendo da colocação, lhe dá mais ou menos vagas nas competições européias. Sem mais enrolação, pretendo passar um pequeno release e o time base (na minha opinião, porque não sou adivinho de saber quem será titular) das principais equipes dentre os 16 participantes deste ano. No final do texto, os resultados da primeira rodada junto com algumas palavras sobre os gols e os brasileiros que se destacaram em cada partida, principalmente para os gols dos mesmos.

Zenit São Petersburgo
Títulos Nacionais: 2007, 2010
Técnico: Luciano Spaletti
Estádio: Petrovsky (21570)
Brasileiros: Nenhum
Chegaram: Nicolas Peñailillo (Everton-CHI)
Time:
Reservas:

22 Dmitri Borodin
21 Nicolas Peñailillo
14 Tomas Hubocan
24 Aleksandr Lukovic
50 Igor Cheminava
20 Viktor Fayzulin
15 Roman Shirokov
18 Konstantin Zyryanov
23 Szabolcs Huszti
09 Aleksandr Bukharov
36 Stanislav Matiash

57 Aleksey Ionov










Rubin Kazan
Títulos Nacionais: 2008, 2009
Técnico: Kurban Berdyev
Estádio: Kazan Central Stadium (30.133)
Brasileiros: Carlos Eduardo (M)
Chegaram: Vladimir Dyadyun, Walter Chalá, Igor Lebedenko (A) e Petr Nemov, Sergei Kislyak (M)
Time:
Reservas:

24 Giedrius Arlauskis
02 Oleg Kuzmin
22 Aleksandr Orekhov
04 César Navas
65 Makhsim Zhestokov
05 Pyotr Bystrov
09 Petr Nemov
15 Sergei Kislyak
66 Bibras Natkho
14 Walter Chalá
11 Igor Lebedenko












CSKA Moscou
Títulos Nacionais: 2003, 2005, 2006
Técnico: Leonid Slutsky
Estádio: Arena Khimki (20.000)
Brasileiros: Vágner Love (A)
Chegaram: Viktor Vasin (Z), Aleksandrs Cauna e Nika Piliev (M)
Time:
Reservas:

01 Sergei Chepugnov
14 Kirill Nababkin
02 Deividas Semberas
05 Viktor Vasin
42 Georgi Shennikov
15 Chidi Odiah
26 Sekou Oliseh
25 Elvir Rahimic
17 Pavel Mamayev
19 Aleksandrs Cauna
08 Seydou Doumbia












Spartak Moscou
Títulos Nacionais: 1992, 1993, 1994, 1996, 1997, 1998, 1999, 2000, 2001
Técnico: Valery Karpin
Estádio: Estádio Luzhniki (84745)
Brasileiros: Ibson, Rafael Carioca e Alex (M), Ari e Wellinton (A)
Chegaram Principalmente: Marcos Rojo, Rodri (Z) e Rafael Carioca (M)
Time:
Reservas: 

01 Nikolay Zabolotnyi
15 Sergei Parshivlyuk
13 Fyodor Kudryashov
34 Evgeni Makeyev
03 Rodri
24 Kiril Kombarov
12 Zhano Ananidze
04 Emin Makhmudov
18 Filip Ozobic
23 Dmitri Kombarov
22 Artem Dzuba












Lokomotiv Moscou
Títulos Nacionais: 2002, 2004
Técnico: Yuriy Krasnozhan
Estádio: Lokomotiv Stadium (28.800)
Brasileiros: Guilherme (G) e Maicon (A)
Chegaram Principalmente: Senijad Ibricic (M)
Time:

























Dínamo Moscou
Títulos Nacionais: Nenhum
Técnico: Miodrag Bozovic
Estádio: Arena Khimki (20.000)
Brasileiros: Nenhum
Chegaram Principalmente: Boris Rotenberg (Z), Zvejzdan Misimovic e Andri Karyaka (M)
Time:

























1º Rodada - 13/03/11

Volga Nizhny N. 2 x 0 Tomsk
Kuban 0 x 2 Rubin Kazan
CSKA Moskva 2 x 0 Amkar
Terek 0 x 1 FC Zenit
FC Rostov 4 x 0 Spartak Moskva
Spartak Nalchik 1 x 0 Krylya Sovetov
FC Anzhi 0 x 0 FC Krasnodar
Lokomotiv 3 x 2 Dynamo Moskva
  • Títulos válidos a partir de 1992, após o desmembramento da URSS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário