quarta-feira, 29 de maio de 2013

A vida do Milan no mercado de transferências

Encerrada a Liga dos Campeões e faltando, das grandes ligas, apenas o término do Campeonato Espanhol e a final da Copa da Alemanha, os clubes da Europa já começam a movimentar-se no mercado de transferências. São três meses para os times “irem às compras”, seja para completarem, corrigirem ou elevarem a qualidade de seus respectivos elencos. No Milan já foi anunciado a renovação de contrato do goleiro Christian Abbiatti por mais um ano e do zagueiro Daniele Bonera por dois anos. O blog fará uma análise das contratações que poderiam e, porque não, poderão serem feitas pelo time rossonero, com o preço baseado de acordo com o valor de mercado do jogador no site 'transfermarkt', nos rumores que já estão acontecendo, possíveis saídas e vendas de jogadores, além de algumas sugestões. Confira:
El Shaarawy no turno, Balotelli no returno e Montolivo sempre constante: assim foi o Milan 2012/2013 FOTO: AP
Goleiros
Com contrato renovado Christian Abbiatti de 35 anos terá mais um ano no Milan, chegando assim à sua 15º temporada como jogador do clube, entre alguns empréstimos quando Dida reinava no clube. Na reserva Marco Amélia é a primeira opção com o brasileiro Gabriel sendo a terceira. Surgiram rumores que Diego López poderia chegar ao clube, ele que tem a mesma idade de Amélia – este que pode sair. No entanto, nessa posição não deverá haver muitas mudanças. Com a idade avançada e com o Milan carecendo há tempo de um goleiro de elite, uma sugestão – apontada também pelo transfermarkt – é Tim Krul, holandês do Newcastle – o valor de mercado dele é de 8,5 milhões de euros. 

Lateral-direita
As opções do momento são três: Ignazio Abate, Mattia De Sciglio e Cristian Zaccardo. O último foi contratado na janela de inverno. Espera-se que De Sciglio possa ficar no Milan toda a carreira, assim como Maldini. Desde já camisa dois, o lateral mostrou eficiência na sua temporada de estreia e também polivalência, jogando muitas vezes como lateral-esquerdo. O jovem de 19 anos é uma melhor opção defensiva que Abate. Antes um meia-direita, o jogador já foi pretendido pelo Zenit e, na Rússia ou em qualquer outro lugar, com De Sciglio no elenco, acho melhor uma boa vender o jogador (o Mônaco está querendo gastar) que tem valor de mercado estipulado em 12 milhões de euros.

Zagueiros
Nessa semana foi anunciado a renovação de contrato de Daniele Bonera (dois anos) e Cristian Zapata (três anos) – ambos poderiam jogar na lateral direita numa eventual saída de Abate e com apenas De Sciglio e Zaccardo como opções. Bonera tem sete anos de clube e deverá chegar a nove. No entanto, foi suplente na maior parte, algo que deverá se repetir. Já Zapata, por enquanto, é o jogador mais adequado para ser titular ao lado de Phillipe Mexés. Isso porque o clube pode trazer do Torino o único zagueiro convocado para a última Eurocopa que não joga na Juventus, Angelo Ogbonna que tem valor de mercado de 12 milhões de euros e tem 25 anos. Contratado na última janela, Bartosz Salamon de 22 anos, é outra opção que ainda tem que ser testada. Outra opção especulada, é Pepe. Porém, dois fatores contam contra o jogador: a idade de 30 anos e o preço. O veterano colombiano Mario Yepes, cujo contrato acaba no final de junho, não deve(ria) ter seu contrato renovado, apesar da boa temporada que fez no clube. Tanto porque o clube já contratou o jovem o zagueiro colombiano de 19 anos Jherson Vergara, que atuava no Universidade de Popayan por 2 milhões de euros.

Lateral-esquerdo
Eu vejo a lateral-esquerda do time como o maior problema. Não gosto de improvisação e, mesmo que seja a melhor opção do elenco hoje, descarto De Sciglio. Kévin Constant, que foi emprestado pelo Genoa, foi improvisado, deu certo e acabou sendo contratado, mas não terminou bem a temporada e, cá entre nós, também não é uma boa opção. Passando a maior parte da temporada contundido, o jovem espanhol Dídac Vilà ainda não teve uma chance efetiva no time (e quando se recuperou, Allegri não pareceu disposto a testá-lo) jogando 90 minutos na primeira meia temporada no clube – a do último título. Dos laterais esquerdo que estão no elenco hoje, para mim ele é a melhor opção. Não se contundindo e jogando bem, é claro. Tem futuro, jogou 37 partidas no Espanyol time para o qual foi emprestado na última temporada. O nigeriano Taye Taiwo, emprestado, deve retornar e pode ser uma opção.

Com contrato a se encerrar no ano que vem, Luca Antonini nunca foi unanimidade no clube. Há cinco temporadas no clube, e jogando apenas cinco jogos nessa temporada, o lateral bem que poderia ser vendido para outro clube do campeonato e 3,8 milhões de euros poderiam entrar nos cofres do clube. Uma opção de contratação para a posição, seria o lateral brasileiro Adriano, mas ele renovou com o Barcelona com uma cláusula enorme. O italiano Domenico Criscito com valor de mercado de 16 milhões de euros e atualmente no Zenit é uma opção. Outras opções, menos prováveis no aspecto titularidade, mas mais baratas, são três jovens holandeses: Erik Pieters (o melhor, titular da seleção quando não esteve machucado), Jetro Willems (disputou a Eurocopa) e Daley Blind (titular na temporada pelo Ajax).
Volantes
Por muito tempo o Milan joga com uma trinca de volantes. E isso não deverá mudar tão cedo. Hoje ela não tem à sua frente o “enganche”, o camisa dez (Rui Costa, Kaká, Boateng) que comanda o time, pois joga no 4-3-3. Flamini, Montolivo e Muntari terminaram a temporada como titulares. O francês, porém, tem o contrato encerrado nesta temporada e ainda não foi renovado. 

Opção para ser primeiro volante, Andrea Poli da Sampdoria é bastante cogitado no clube e pode jogar tanto na função que já foi de Andrea Pirlo (perceberam a semelhança no nome), quanto mais solto, na direita ou esquerda da linha de três. O jogador de 23 anos tem valor de mercado em 7,5 milhões de euros. Também cogitado no Milan (em troca com o meia Emanuelson) Kevin Strootman, do PSV, seria também uma aposta jovem (23 anos) e barata (12 milhões). Com a aposentadoria de van Bommel e a falta de categoria de Nigel de Jong, o jogador é o cabeça de área da seleção holandesa. Na mesma função Ambrosini deve sair do clube já que seu contrato termina nessa temporada, sendo o West Ham o seu provável destino. Bakaye Traoré, contratado de graça junto ao Nancy, jogou sete partidas do italiano, apenas 112 minutos e é praticamente considerado carta fora do baralho. 

Hoje a posição é de Muntari, mas Antonio Nocerino que fez uma ótima temporada de estreia no clube, sendo vice-artilheiro, não correspondeu nessa e pode até sair do clube, o que eu consideraria inapropriado. Jogando o futebol que se conhece, ele pode ser titular do meio-campo ao lado de Montolivo e de mais um contratado: o brasileiro Hernanes. Cogitado algumas vezes no clube rossonero, o jogador da Lazio tem valor de mercado estipulado em 23 milhões de euros, valor alto, porém, uma ótima contratação, pois daria mais ofensividade que Flamini ou Montolivo (este quando não atuou de primeiro volante) e mais segurança que Boateng. Um pouco mais barato e na mesma posição, outro brasileiro, este naturalizado espanhol, é outra opção. Thiago Alcântara do Barcelona, foi pretendido pelo Manchester United por apenas 18 milhões de reais e o Milan deveria correr atrás do jogador cinco anos mais novo que Hernanes. 

Meia-armador
Único meia ofensivo do time após o empréstimo de Emanuelson, Kevin Prince Boateng vem jogando fora de posição, na ponta-direita. Podendo até jogar na linha de meio-campo o jogador pode ser vendido ao Monaco por 15 milhões de euros, o que já viabilizaria a contratação das opções anteriores. Para não ficar sem um jogador nessa posição e jogar no esquema tático “preferido” do time nos últimos anos, opções no mercado não faltam. A melhor delas é o espanhol Isco de apenas 21 anos que vem jogando o fino da bola no Málaga, é pretendido por vários clubes e tem valor de mercado de 20 milhões de euros. 

Outras opções são: Christian Eriksen do Ajax (16 milhões) que já tem uma Copa do Mundo no currículo e tem apenas 21 anos. Do mesmo clube, mas sem o mesmo talento, o holandês Siem de Jong (8 milhões) seria uma opção mais para o banco, caso o 4-3-3 se confirmasse como esquema. Uma opção ainda mais jovem e por isso mais barata, mas que vem despontando no AZ Alkmaar e na seleção holandesa é Adam Maher. O jogador de apenas 19 anos não viria para ser titular logo de cara, mas seria bom aproveitar enquanto seu valor de mercado é de apenas 6,5 milhões de euros. 

Abandonando um pouco a renovação, há outras duas opções, uma provável e outra um “sonho” meu. Kaká, como todos sabem, já esteve muito perto de desembarcar no clube após a venda para o Real. Faltaram alguns milhões, faltou um maior salário. Hoje com 31 anos, o jogador do Real Madrid tem valor de mercado de 16 milhões de euros, mas pode continuar no clube madrilenho já que José Mourinho está de saída. Um ano mais novo e por um milhão a menos, o meu sonho para armar o meio-campo do Milan é Rafael van der Vaart. O holandês também saiu do Real, jogou no Tottenham e voltou para o Hamburgo, sem muita atenção dos grandes clubes – principalmente do Milan que poderia há anos ter aproveitado esse talentoso meia-armador. 

Atacantes
Adriano Galliani já disse que no mercado iria atrás de um ponta-direita algo que manteria o esquema com três atacantes. Niang ainda é jovem para ser titular absoluto e o time realmente carece de uma opção mais consistente. Já tiveram nomes especulados o francês Jéremy Menéz, atualmente na reserva do PSG. O jogador de 26 anos tem valor de mercado de 19 milhões de euros. Outro cogitado foi Adem Ljalic da Fiorentina. Com 21 anos ele é mais barato (7,5 milhões de euros), mas não é bem um ponta-direita de ofício, apesar de uma ótima opção. Um italiano e que está entre os pré-convocados para a Copa das Confederações é o winger Alessio Cerci fez boa temporada no Torino e tem o valor de 7,5 milhões de euros.

Todavia não há melhor ponta-direita no futebol de hoje, do que aqueles que chutam com a perna esquerda. E há duas ótimas (e caras) opções no mercado que não estão totalmente garantidos em seus clubes ocupariam muito bem a posição. Arjen Robben e Angel Di María. Jornais apontaram como Robben sendo um dos jogadores que Guardiola não queria no Bayern de Munique e, dessa forma, o holandês cairia como uma luva no esquema rossonero. Duro é saber se isso se mantém após o jogador fazer o gol do título da Liga dos Campeões. O valor de mercado dele segundo o transfermarkt é de 22 milhões de euros. Menos provável Angel Di María tem 25 anos e valor de mercado de 40 milhões. Se não for envolvido numa troca com Gareth Bale do Tottenham, ele deverá ser vendido, mas por esse dinheiro, nem eu gostaria.

No restante do ataque, parece estar tudo fechado. Balotelli e Pazzini como centroavantes e El Shaarawy e Robinho na ponta-esquerda. Com Pazzini lesionado, acreditem, Pato pode ser emprestado durante 6 meses. Já Robinho, se sair para o Santos (10 milhões de euros), Riccardo Saponara de 21 anos, já contratado ao Empoli na janela do inverno europeu, é uma opção caso não seja emprestado para outro clube. Ele foi convocado para o europeu sub-21 e também pode jogar como meia-ofensivo, assim como El Shaarawy, mas prefere a ponta-direita. Com a análise feita, confira abaixo o resultado em dois esquemas com as principais opções. 

Resultado
Dessa forma, time rossonero poderia ser composto, com as opções mais baratas e com três atacantes, por: Abbiatti, Amelia e Gabriel; De Sciglio e Zaccardo; Mexés, Ogbonna, Bonera, Zapata, Salamon e Vergara; Dídac Vila e Constant; Montolivo, Poli, Nocerino, Traoré, De Jong e Muntari; Cerci, Balotelli, El Shaarawy, Niang, Pazzini e Saponara. Sairiam Abate, Antonini, Boateng e Robinho (43,8 milhões de euros no valor de mercado do transfermarkt), além de Yepes, Flamini (que, repito, nessa situação, deveria ser o contrato renovado), Ambrosini e Bojan. Entrariam Ogbonna, Poli (Strootman) e Cerci custando 31,5 milhões de euros. Nessa simulação, desacredito apenas na venda de Abate o que ainda assim deixaria positivo o saldo de transferências.

Num 4-4-3 mais caro, o time seria: Abbiatti, Amelia e Gabriel; De Sciglio e Zaccardo; Mexés, Ogbonna, Bonera, Zapata, Salamon e Vergara; Criscito, Dídac Vila e Constant; Nocerino, Montolivo, Thiago (Hernanes), Traoré, De Jong, Muntari e Emanuelson; Menéz, Balotelli, El Shaarawy, Niang, Pazzini, Robinho e Saponara. Percebe-se um elenco aumentado com os “irmãos” Emanuelson e Robinho no elenco além da contratação de Ogbonna, Criscito, Thiago (por ser mais novo) ou Hernanes e o francês Jéremy Menéz o que elevaria a soma de contratações para 65 milhões de euros.

No 4-4-2 com o espanhol Isco armando o time: Abbiatti, Amelia e Gabriel; De Sciglio e Zaccardo; Mexés, Ogbonna, Bonera, Zapata, Salamon e Vergara; Pieters (4 milhões, uma opção a mais), Dídac Vila e Constant; Nocerino, Montolivo, Thiago (Hernanes), Isco, Traoré, De Jong, Muntari e Emanuelson; Balotelli, El Shaarawy, Niang, Pazzini e Saponara. Entrariam Ogbonna, Pieters, Thiago e Isco, totalizando 54 milhões de euros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário