quarta-feira, 25 de maio de 2011

Liga dos Campeões - Final - 28/05 - Abre o Jogo e Retrospecto

Barcelona x Manchester United
Dia 28/05/2011, Estádio Wembley, Londres



Vinte e nove de abril de 2008, eram jogados 14 minutos do primeiro tempo do segundo jogo entre Manchester United e Barcelona na semifinal da Liga dos Campeões temporada 2007/08. Paul Scholes aproveitou a bobeada da defesa que recuou a bola para o meio do campo e chutou de fora da área fuzilando a meta de Victor Valdés. O gol foi o único nos dois confrontos entre as duas equipes naquela época, mas garantiu a classificação dos red devils à final e consequentemente ao título contra o Chelsea.

Um ano depois, o Manchester United queria o bicampeonato do maior torneio de clubes do planeta, mas não conseguiu, pois o Barcelona de Messi e companhia impediu. Aos dez minutos, Messi abriu o placar de cabeça e depois, Samuel Eto'o sacramentou a vitória e a vingança catalã. O jogo foi no dia 27 de maio, exatamente um dia antes do atual confronto que praticamente selará quem é a maior equipe do momento. Com as duas equipes chegando longe na Champions e sempre conquistando as ligas nacionais, entre outros títulos, a década já começa com essa grande decisão para as duas grandes equipes.
A taça mais desejada da Europa FOTO: Getty Images

Quem vencer o jogo no Novo Estádio Wembley neste sábado, não somente conseguirá ser a melhor equipe do momento, mas também, chegará ao quarto título da competição, ficando atrás somente de Real Madrid (9), Milan (7), Liverpool (5), Bayern de Munique e Ajax (4). Os títulos conquistados pela equipe catalã são mais recentes. A equipe venceu em 1991/92 no mesmo estádio de hoje, 2004/05 e 2008/2009 em cima do próprio Manchester que levantou a taça em 1967/68 em Wembley, 1998/99 no Camp Nou, estádio do Barcelona e o último foi em 2007/2008. Desta vez, a equipe de Alex Ferguson irá com sede de vingança, depois da derrota um ano depois da última conquista.

Antes de ser destruído e virado o novo Wembley, o estádio foi palco de outras cinco decisões da Champions. Na última vez, o vencedor foi o Barcelona que em 1992 levou seu primeiro título europeu na história, derrontando a Sampdoria. Antes, em sua primeira final o estádio coroou o Milan como campeão sobre o Benfica em 1963. Cinco anos depois, o Manchester United foi à glória conquistando seu primeiro título do maior torneio de clubes da Europa. Três anos depois foi a vez do Ajax vencer o Panathinaikos. Em 78, mais uma equipe da Inglaterra foi vitoriosa. O Liverpool conquistou o bi-campeonato em cima do Club Brugge da Bélgica. Agora, 19 anos depois da última disputa, duas equipes que já levantaram a taça no estádio tem a chance de fazê-la novamente. 

Equilibradíssimo é o confroto entre as duas equipes. Barcelona e Manchester United já sem enfrentaram dez vezes em competições européias, sendo três vitórias para cada lado e quatro empates. O primeiro desses confrontos foi na temporada 83/84 em jogo válido pela Taça das Taças (ou Recopa). No primeiro confronto, o Barcelona em casa venceu por 2 a 0, mas levou o troco dos ingleses, perdendo por 3 a 0. Abaixo, confira os gols da vitória do Manchester, num jogo memorável.
Depois, em 91 quando Alex Ferguson já era treinador da equipe e Pep Guardiola jogava sua primeira temporada pela equipe principal do Barcelona, o volante viu galês Mark Hughes fazer os dois gols da vitória dos red devils, por 2 a 1. O holandês Ronald Koeman descontou para os espanhóis. 

Na Liga dos Campeões 1994/95, o Barcelona foi superior ao Manchester no confronto entre ambos no Grupo A daquela época. Depois do empate em 2 a 2 no Old Trafford, o Barça fez 4 a 0 no Camp Nou, vingando a derrota na final da Taça das Taças. Romário marcou um gol no primeiro jogo. Pelo Grupo D em 98, dois confrontos de arrepiar. No ano em que o Manchester conquistou seu segundo título no Camp Nou, ambos as partidas foram 3 a 3. Naquele grupo, ainda estava o Bayern de Munique que foi à final, deste modo, o Barça não conseguiu a classificação para a próxima fase.

Dez anos depois, os dois decidiram quem iria à final inédita contra o Chelsea. Depois de Cristiano Ronaldo perder um pênalti no Camp Nou e o jogo terminar sem gols, no Old Trafford, Paul Scholes foi decisivo ao marcar o gol da vitória vermelha e levar a torcida ao delírio. No último e principal confronto, o Barcelona impediu o bicampeonato do Manchester e com gols de Eto'o e Messi, venceu por dois a zero e levantou sua terceira taça na competição.

Hoje, pouco se sabe como as duas equipes entraram em campo neste sábado. Porém, muitos imaginam que deverá ser a mesma equipe que jogou as semifinais. Sendo assim, o Barcelona entraria com Valdés, Daniel Alves, Piqué, Mascherano e Puyol; Xavi, Busquets e Iniesta; Messi, Villa e Pedro. O Manchester United por sua vez jogaria com van der Sar em sua última partida na carreira, o lateral Fábio, Ferdinand, Vidic e Evra; Valencia, Carrick, Giggs e Park; Rooney e a jovem revelação Javier Hernández no ataque.

Se essa for mesma a equipe de Guardiola, poderemos ter alguns problemas nessa equipe. Abidal volta de cirurgia e está apto para jogar, porém, sem tanto ritmo de jogo, mas talvez fosse melhor opção que improvisar mais uma vez Mascherano. Com o argentino no miolo de zaga, Puyol joga na lateral esquerda. Esse de fato é o único advento da equipe, de resto, Villa e Pedro merecem atenção pois já estão há vários jogos sem marcar. 

No lado vermelho, Ferguson terá Fábio na lateral direita. O brasileiro que na verdade é lateral esquerdo, entrará no lugar de Rafael que depois de se contundir, perdeu a posição para o irmão. No meio, Park e Valencia não formam a melhor dupla do planeta, mas com certeza são eficientes. Porém, talvez fosse melhor deixar um dos dois no banco (que terá Nani e Scholes) e escalar Ryan Giggs na esquerda ao invés do meio campo. Com o galês fazendo dupla com Messi, a equipe poderá não fazer uma boa cobertura diante do trio de ataque catalão. Scholes seria uma boa opção, assim como na última vitória do United sobre o Barça quando o camisa 18 jogou e Nani era o meia esquerda na época. O ataque terá Javier Hernández e Rooney. Mesmo artilheiro da equipe na temporada, Berbatov será banco e Chicharito é a grande esperança de gols.

Vários são os nomes de destaques deste belo confronto. Wembley estará cheio de estrelas. A começar pelos lendários Ryan Giggs e Paul Scholes e Edwin van der Sar pelo lado vermelho. O goleiro holandês jogará sua última partida na carreira e espera levantar a taça como trunfo. Depois de seis anos defendendo a meta do Manchester United, além de já ter jogado no Ajax, Juventus e Fulham, o goleiro se aposenta com 40 anos de idade, sendo que metade da vida ocupou a camisa número um de grandes times. 

Giggs e Scholes são outro caso a parte. Giggs já conta tem vinte anos de Manchester, Scholes 18. O galês já tem mais de 850 jogos, enquanto o inglês tem mais de 650. Outro que também poderia estar aqui, é Gary Neville que se aposentou nesta temporada e teve um jogo de despedida na última terça-feira. O lateral conta com 601 jogos pelo United. Hoje, Rooney, Ferdinand, Vidic e Evra tem grande história no Manchester. Os quatro são peças fundamentais na equipe de Alex Ferguson e poderão fazer a diferença na final.

A base da seleção espanhola campeã do Mundo em 2010 e européia em 2008, com Puyol, Piqué, Xavi, Busquets, Iniesta, Pedro e Villa, além de Valdés reserva, a equipe se completa com os laterais brasileiros Daniel Alves e Adriano (que está machucado) e com o melhor jogador do mundo nos últimos dois anos, o argentino Lionel Messi. Se sem ele praticamente a mesma equipe conquistou o Mundo pela primeira vez em 2010, com Messi o Barça é praticamente imbatível. Mas o Manchester quer impedir isso.

Puyol e Xavi se encontram no elenco catalão desde 97. Com 15 anos de história no clube, ambos tem Iniesta, Valdés, Pedro e Busquets exemplos de seguidores. Os dois primeiros já estão há dez anos na equipe principal, enquanto Pedro e Busquets foram revelados por Guardiola e não se imagina outra equipe que todos podem defender a não ser a equipe catalã. Assim como Lionel Messi que mesmo argentino, com certeza será o principal jogador da história do Barcelona se ficar no clube até o final. Assim como seus companheiros e esta excelente equipe que já busca seu décimo título em três anos de comando de Pep Guardiola.

O confronto é sábado, o estádio é Wembley, van der Sar x Valdés, Ferdinand x Puyol, Vidic x Piqué, Carrick x Xavi, Giggs x Iniesta, Hérnandez x Pedro e Roooney x Messi, quem vencerá, quem marcará o gol do título, o confronto fará uma das equipes ser tetracampeã. O maior jogo da década que se passou (já que metade da temporada foi disputada na década passada) decidirá também a melhor equipe dos últimos tempos. Manchester United x Barcelona a partida da década em busca da taça mais desejada da Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário