quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

O Milan e seus quatro erros

Doze pontos separam o Milan, atual quinto colocado do campeonato italiano, da atual campeã Juventus, primeira com 49 pontos. Muito para um campeonato de pontos corridos, no qual a cada rodada, um empate “bobo” custa muito caro. E essas quatro vitórias de diferença, tem motivo: o mau início de campeonato. Ainda um pouco desmotivado com as vendas de Ibrahimovic e Thiago Silva, o Milan começou a temporada perdendo, totalizando cinco derrotas, dois empates e uma vitória nas oito rodadas iniciais.

Mas o que realmente se deve destacar, é que essa diferença é marcada pelas derrotas do time em pleno San Siro. Até essa 22º rodada, a equipe do técnico Massimiliano Allegri, perdeu, justamente, quatro vezes diante da sua torcida. Na primeira rodada para a Sampdoria, no segundo jogo em casa, válido pela terceira rodada contra a Atalanta e para a arquirrival Inter de Milão, na sétima rodada. Fato curioso, é que todas foram por um a zero, com o Milan não conseguindo emplacar as jogadas durante toda a partida, para depois sofrer um “gol-surpresa”, – este que apareceu logo no início do derby contra a Inter.
El Shaarawy tornou-se inesperadamente no destaque do Milan e é o artilheiro do time com 15 gols FOTO: AFP
A quarta derrota em casa, talvez tenha sido a mais dolorida. A equipe vinha de uma goleada sobre o Chievo por 5 a 1, com bela atuação de todo o time, mas não conseguiu superar a Fiorentina, num jogo que ficou marcado por um pênalti perdido por Alexandre Pato quando o jogo ainda estava um a zero para o time viola. No final, derrota por 3 a 1. Mas a partir daí, o Milan reagiu e conquistou uma boa sequência. Um empate fora de casa com o Napoli, isso com dois gols do destaque do time na temporada, El Shaarawy, após o clube rossonero estar perdendo por dois a zero e que deu mais moral ao jogador e ânimo ao time.

Na rodada seguinte, o clássico contra a Juventus foi vencido com muito suor e a distância para a vecchia signora diminuiu para 14 pontos. A vitória foi a primeira de outras três sobre Catania, Torino e Pescara, com apenas este último sendo em casa. A sequência foi quebrada com um show de bola da Roma que abriu três a zero no primeiro tempo, sobre um apático Milan, que reagiu tarde demais, perdendo por 4 a 2 na última partida de 2012.

Neste ano, no último jogo do primeiro turno, vitória tranquila sobre o Siena, mas depois, empate contra a Sampdoria, sem poder se vingar da derrota na estreia. A nova vitória sobre o Bologna, com Pazzini fazendo dois gols, (um deles um golaço, o quinto do jogador nos dois confrontos contra o Bologna) e a vitória de ontem sobre a Atalanta, podem ser o início da “sequência que falta” ao time rossonero.

Para animar um pouco, dois empates e uma derrota nos últimos quatro jogos, fizeram a Juventus não ter saltado mais na tabela, caíndo um pouco de produção. Napoli, Lazio e a Internazionale estão na busca da atual campeã, e todos estão separados por três pontos, o que anima ainda mais as coisas, mas evidencia também que a luta rossonera por, no mínimo, uma vaga na Liga dos Campeões, será um trabalho árduo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário