terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

A seleção do Dunga está pronta

Depois da convocação para o amistoso com a Irlanda, dia 2 de março em Londres, o time de Dunga está praticamente fechado para a copa do mundo. A maior surpresa de hoje foi o lateral/meia Gilberto do Cruzeiro. Ele que está jogando no Cruzeiro no meio campo, foi convocado para a lateral. Dunga também não chamou o meia-atacante Ronaldinho Gaúcho. Mesmo depois de boas participações no Milan, o técnico Dunga optou continuar com a mesma base convocada das últimas vezes e também afirmou que não haverá muitas novidades para a África do Sul. Agora um balanço das convocações e de quem Dunga convocou mas não deu muito certo.

Goleiros: Júlio César e Doni
Júlio César é titular absoluto. À menos que ele se machuque (sai uruca) estará fora da copa. Doni não é o melhor reserva do mundo mas, tem boas atuações na Roma e até mesmo na seleção quando foi titular. A terceira vaga na copa está entre Victor (Grêmio) e Gomes (Tottenham). Os dois goleiros tem boas chances, apesar de muitos quererem Marcos ou Rogério Ceni para dar experiência ao trio de goleiros, porém, como Dunga não gosta de surpresas e também uma convocação de um dos dois iria atrapalhar e muito a atuação de Palmeiras e São Paulo nos campeonatos, (o mesmo para o Victor), Gomes é quem tem mais chance, cacife e experiência para uma Copa do Mundo.

Lateral Direita: Maicon e Daniel Alves
Se um sair, tem outro, se o outro sair tem um. Maicon e Daniel Alves fazem da lateral direita a única posição certa para esta Copa. Cicinho que participou da última copa não vem jogando na Roma e Rafinha, futuro (ou nem tanto, o futuro está aí, já que Daniel Alves é um ano mais novo) da lateral não tiveram chances contra os dois laterais titulares na Internazionale e Barcelona.

Zagueiros: Lúcio, Juan, Luisão e Thiago Silva
A zaga titular é a mesma que foi destaque na última copa. Luisão também estava lá porém, não jogou. Thiago Silva tem nessa convocação a chance de participar de sua primeira copa. A vaga era de Alex do Chelsea, mas depois da contusão que ele sofreu depois de sua última convocação nunca mais foi lembrado por Dunga.

Lateral Esquerda: Michel Bastos e Gilberto
Gilberto, Kléber, Marcelo, Adriano, Juan, Richarlyson, Carlinhos, André Santos, Fábio Aurélio e Filipe. Todos esses laterais já foram convocados por Dunga numa posição que é a maior icógnita da seleção. Dunga penou com as convocações de Kléber, Juan, Carlinhos, André Santos e o 'improvisado' Richarlyson. Marcelo e Filipe são duas ótimas opções, mas ainda tem pouca experiência para substituir a posição de Roberto Carlos. Marcelo de algum modo joga no meio campo do estrelado Real Madrid mas, não tem espaço na lateral, o que também atrapalha para a convocação do garoto. Quem também joga no meio é Gilberto que desde que voltou para o Cruzeiro veste a camisa 10. 

No Sevilla, Adriano também tem a mesma função, mas é muito mais optável do que Gilberto, o mesmo para Michel Bastos do Lyon, que às vezes chega a jogar até mesmo do lado direito do campo. Quem merecia muito mais chances mesmo é o ex-são-paulino Fábio Aurélio. O lateral do Liverpool foi convocado somente uma vez, (a última ou penúltima senão me engano), mas acabara por se machucar. Se desde o começo Dunga tivesse alternado entre Fábio Aurélio, Adriano, Michel Bastos e até mesmo Marcelo, a lateral esquerda já estivesse definida como a direita.

Volantes: Gilberto Silva, Felipe Mello, Josué, Kléberson e Ramires
Cinco. Kléberson não é meio campo, muito menos Ramires. Nessa convocação são cinco os volantes de ofício na seleção. Isso mostra e comprova o esquema em losango que Dunga irá utilizar. Gilberto Silva ao centro atrás, Felipe Mello na esquerda, Elano ou Ramires (ao menos os que mais jogaram nessa posição) na direita, com Kaká na frente, como um meia-atacante. 

Na minha singela opinião, nem Elano, nem Ramires seria titular mas sim, Kléberson, que já tem uma copa (e que copa) na bagagem, além de ser fato que é melhor que os outros dois. Muitos criticam a convocação de Josué, porém o campeão alemão pelo Wolfsburg demonstra ser uma peça importante no banco de Dunga. Agora, cinco volantes e não levar Ronaldinho Gaúcho, (na situação hoje) melhor que qualquer um deles (apesar da posição), aí já é brincadeira.

Meio-Campo: Kaká, Elano, Júlio Baptista
Essa é a copa de Kaká? Veremos. O meio campo é todo dele, já que não terá que dividir com Ronaldinho Gaúcho como na última Copa. Júlio Baptista é a grande opção do banco para o seu lugar, mas o meio campista da Roma tem muito poucas chances tanto por isso, como para dividir o meio campo com o camisa 10. A melhor opção de Dunga (e mais preservada) é colocar Elano/Ramires que não são nem muito ofensivos, nem muito defensivos. No entanto, falta Ronaldinho Gaúcho, que sinceramente, poderia ir à Copa, no lugar do lateral esquerdo reserva, que pouco poderá participar da Copa, já que como na Copa das Confederações, Daniel Alves poderá ser improvisado do lado esquerdo.

Atacantes: Luís Fabiano, Robinho, Nilmar e Adriano
Luís Fabiano após dois gols contra o Uruguai se garantiu como "o" camisa 9 da seleção. Robinho, por mais que possa jogar mal, não jogar no Real Madrid e no Manchester City, sempre foi o homem de confiança de Dunga, jogando bem ou mal. Como a dupla de 2006, Ronaldo e Adriano não é mais o mesmo, Robinho herdou essa vaga que de fato é dele. Nilmar aproveitou as chances dadas com vários gols, brilhando bastante nas últimas convocações. O mesmo para Adriano que mesmo em menor escala, não deixa de ser o Imperador e de fazer uma bela dupla com Nilmar. 

Nem parece que Dunga um dia convocou Vágner Love e Afonso Alves para o ataque. Luís Fabiano que em todo esse tempo esteve no Sevilla, merecia a chance desde a primeira convocação, junto com Ricardo Oliveira, Kléber do Cruzeiro e Amauri, hoje na Juventus. Alexandre Pato teve poucas chances e mesmo com um gol na estréia, não brilhou nas outras partidas, nem mesmo nas Olímpiadas quando foi titular no começo mas, perdeu a posição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário