domingo, 14 de abril de 2013

PSV vacila, perde clássico em casa e praticamente dá o título ao Ajax

Em partida disputada e com cinco gols, o Ajax garantiu a vitória no clássico sobre o PSV Eindhoven, fora de casa no Phillips Stadium, por três a dois. Sempre à frente no marcador, o time do técnico Frank de Boer foi mais eficiente conquista cinco pontos de diferença para o segundo colocado, o Vitesse, dando passos largos para o tricampeonato holandês.

A sensação que se teve após os primeiros toques de bola era de que o jogo seria como se esperava: pegado. Não demorou muito para os encontrões e trombadas saírem, diferente do futebol que se esperava. Apenas aos sete minutos a primeira oportunidade criada pelo time da casa, sem assustar o time adversário.

E assim o PSV ia tentando chegar, aos poucos e sem ser tão incisivo. Mas em clássico, o Ajax não iria ficar toda a partida recuada e apareceu duas vezes com o jovem atacante Fischer. Em duas jogadas pela direita, a bola sobrou para ele dentro da área, assustando a torcida da casa. 

O Ajax chegou e o time da casa já não despontava tanto ao ataque. Poulsen segurava as pontas do lado do Ajax e van Bommel, em menor proporção, do lado da equipe da casa. Aos 32 minutos, Eriksen recebeu a bola na direita, passou no mano a mano por Willems e cruzou. A bola deu uma desviada e bateu no pé de van Bommel que não conseguiu segurar e "passou" para Sigthorsson, que abriu o marcador para o Ajax.

Tendo que correr atrás do resultado, o PSV foi pra cima com Wijnaldum que trouxe para o meio do campo e arriscou um chute fraco de esquerda. O Ajax tentou a resposta logo depois, mas sem sucesso. Apenas com Fischer arrancando pela esquerda, aos 41 minutos que os ajacieden quase chegaram, mas o atacante dinamarquês caiu dentro da área, pediu pênalti, mas levou o cartão amarelo por simulação.

No minuto seguinte, o meia Eriksen tinha a bola no campo de defesa. Strootman se aproveitou do descuido adversário, roubou a bola, tabelou e saiu de frente com o goleiro Cillensen. Lens estava do lado e recebeu o gol do companheiro e tratou de empatar a partida, animando o jogo para a segunda etapa.

O empate no primeiro tempo deixou para os 45 minutos seguintes a missão de praticamente decidir a disputa do campeonato. Com três pontos atrás na tabela e jogando em casa, o PSV foi pra cima e após a cobrança de escanteio, o zagueiro Derijck cabeceou para defesa tranquila de Cillensen.

Todavia ficou só nisso. A jogada pelo lado esquerdo do Ajax foi efetiva. O lateral Blind do Ajax lançou Eriksen que sozinho partiu pelo lado do campo, cortou para dentro e chutou. A bola passou debaixo das pernas do zagueiro holandês e bateu na trave antes de estufar as redes do PSV. O gol colocava a equipe há seis pontos de diferença na classificação e se não quisesse perder o campeonato em sua própria casa, o PSV tinha que ir pra cima.

Eram 20 minutos quando o Ajax teve a chance de ampliar o marcador. Fischer recebeu na esquerda e não teve sucesso no chute. O técnico Dick Advocaat do PSV tirou Wijnaldum e colocou o camisa nove Tim Matavz, para ser a referência no time da casa. Na jogada seguinte, cobrança de falta que Mertens cobrou e a bola saiu para escanteio.

Em mais uma chance falta pro PSV cobrar, o gol de empate saiu. Mertens foi novamente para a cobrança, dessa vez um pouco mais longe. A bola bateu na trave e no rebote o oportunista Lens estava lá para colocar a bola pra dentro. O técnico do Ajax Frank de Boer colocou Babel em campo - ele que havia marcado gols nos últimos dois jogos que entrou -, mas foram outros dois suplentes que ganharam a atenção. 

De Boer tirou o volante Poulsen, recuou Schone e apostou em Boerrigter. O atacante recebeu bela enfiada de bola, ganhou de Pieters - este que apenas reclamou de um puxão - e chutou para o gol. Waterman estava no meio do caminho e pouco pôde fazer, aceitando o terceiro gol do Ajax que ficava mais uma vez à frente do marcador, há 13 minutos do fim, para desespero da torcida da casa.

Nessa altura, o time de Eindhoven precisava no mínimo empatar, para não ver o rival despontar na frente. Porém, as tentativas foram poucos e com exceção de um gol de Toivonen, bem anulado por impedimento, foi o Ajax que esteve mais perto do gol. Cansado, o time da casa não conseguia corresponder às expectativas da torcida presente. Os minutos passaram e o apito final definiu a vitória - e praticamente o título - ao Ajax.


Ficha Técnica 

PSV 2 x 3 Ajax



Local: Phillips Stadium, Eindhoven, Holanda
Data: 14 de maio de 2013, domingo
Horário: 11h30 (de Brasília)
Árbitro: Bert Kuipers (HOL)
Cartões amarelos: Fischer
Cartões vermelhos: Nenhum
Gols: Sigthórsson aos 33, Lens aos 43 e aos 69, Eriksen aos 52 e Boerrigter aos 77.

Times
PSV: Dick Advocaat - 4-3-3 | Ajax: Frank de Boer - 4-3-3

Nenhum comentário:

Postar um comentário