domingo, 31 de janeiro de 2010

CAN 2010 é do Egito

Pela terceira vez seguida o Egito é campeão da Copa das Nações Africanas. O título veio com um gol aos 85 minutos de jogo, algo que foi um choque para os ganeses. Mohamed Gedo entrou faltando 20 minutos para o fim da partida e fez a alegria de todo seu país ao marcar o gol da vitória, o gol do terceiro título consecutivo do Egito.

Gana 0 x 1 Egito

Nigéria ficou com o terceiro lugar vencendo a Argélia por um a zero, com gol de Obinna. A partida realizada no sábado teve 15000 mil torcedores que viram um jogo disputado, porém com poucas chances.

Nigéria 1 x 0 Argélia

sábado, 30 de janeiro de 2010

Final da CAN 2010

A grande final da Copa das Nações Africanas já está definida. Dessa vez, veremos mais uma vez o Egito buscando o seu sétimo título da copa, o terceiro seguido. Para conseguir essa proeza a equipe não terá facilidades para passar por Gana. A seleção ganesa teve dificuldades para passar pela seleção nigeriana. Com um único gol gol de Asamoah Gyan aos 21 minutos de jogo, a seleção do sérvio Milovan Rajevac segurou o resultado e lutará pelo seu quinto título. Na disputa do terceiro lugar a Nigéria irá enfrentar a Argélia. O time argelino recebeu a "vingança egípcia", (já que os argelinos tiraram o Egito da copa do mundo) perdeu por quatro a zero.

Terceiro Lugar
Nigéria x Argélia 30/01

Final

Gana x Egito 31/01

A Nigéria é favorita para ficar com o terceiro lugar, ainda mais depois da vergonhosa derrota da Argélia para o Egito que desanimou os Argelinos. O time não contará com o goleiro Chaouchi e os laterais Halliche e Belhadj, expulso na semi-final. Na final, o Egito sem dúvidas é quem tem mais chances de levantar a taça, até porque o time não mudou depois das duas últimas finais que disputou, porém sendo o mesmo time, a seleção ganesa pode ter aí sua chance de vencer já que conta com um time bem mais jovem e muito ofensivo. 

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Semifinal da CAN 2010

Quatro jogos e dois dias agitados em Angola, mais precisamente nas cidades de Luanda, Cabinda, Benguela e Lubango. Apenas um jogo terminou zero a zero e um não foi para a prorrogação. Gana venceu Angola no domingo por um a zero com gol de Asamoah Gyan ainda no primeiro tempo e o resultado foi até o fim da partida. Na outra partida do domingo, algo meio "improvável" aconteceu. O favoritismo da Costa do Marfim caiu e a seleção da Drogba foi vencida pela Argélia. O placar foi inaugurado logo aos quatro minutos mas, o time argelino conseguiu o empate ainda no primeiro tempo. Depois da entrada de Keita na partida o mesmo fez o gol de desempate nos minutos finais da partida, porém, o zagueiro Bougherra empatou novamente para a Argélia aos 90 minutos de jogo. Na prorrogação com apenas três minutos, Bouazza marcou para os argelinos que se classificaram para as semi-finais. Na segunda feira, Egito e Camarões se reencontraram na CAN depois de dois anos e novamente deu Egito. A equipe de Hassan Shehata começou atrás com um gol contra de Ahmed Hassan. Porém, o próprio jogador empatou a partida levando-a à prorrogação, que foi decidida em cinco minutos com um gol de Gedo e mais um do meia Hassan que foi o nome do jogo. Nigéria e Zâmbia fizeram um jogo sem gols até as cobranças de pênalti. No final deu a favorita Nigéria que venceu por 5 a 4.

Semifinais
Gana x Nigéria 28/01
Argélia x Egito 28/01

No primeiro jogo do dia, Gana e Nigéria poderá ser um jogo disputado e truncado. O placar dos jogos das quartas-de-final das duas seleções mostra isso. Apesar disto, as duas seleções jogam com três atacantes o que pode fazer com que o jogo tenha bastante gols. A Nigéria é um pouco mais favorita por ter um time mais entrosado. Deste jogo sairá o adversário de Argélia e Egito que já tem uma rivalidade a mais para esta semifinal. Foi a Argélia que vencendo o play-off classificou para a Copa do Mundo desclassificando o Egito. Com isso o favoritismo poderia até ser do time argelino, contudo, o time egípcio não é uma equipe fácil já que nos últimos anos tem demonstrado melhores resultados na CAN.

sábado, 23 de janeiro de 2010

Quartas-de-final da CAN 2010

A segunda fase da Copa das Nações Africanas começa nesse domingo e depois da primeira fase concluída, sem grandes surpresas os times classificados vão ansiosos pela vitória. Antes um resumo de como cada time foi na fase de grupos.

No grupo A, a antrifiã Angola ficou em primeiro, com um empate com Mali e Argélia e uma vitória em cima de Malaui que havia ganhado na primeira rodada da também classificada Argélia. E Mali do atacante Kanouté, ficou em terceiro, mesmo marcando sete gols e ficando com mais saldos do que o time argelino. Angola e Argélia enfrentarão Gana e Costa do Marfim, respectivamente. No grupo B, que não teve a participação de Togo, Gana venceu o jogo contra Burkina Faso, mas perdeu para Costa do Marfim que ficou em primeiro com um empate contra Burkina Faso.

O Egito foi a única equipe 100% na primeira fase, fazendo sete gols e levando apenas um na vitória sobre a Nigéria por 3 a 1 e assim fez juz às boas participações da seleção na competição nesses últimos anos. O time nigeriano por sua vez, ficou em segundo passando por Benin e Moçambique. Os dois times classificados enfrentarão Zâmbia (primeiro colocado) e Camarões (segundo colocado). O grupo dessas duas seleções foi o mais emocionante. Na última rodada, Gabão só precisava de um simples empate para se classificar, mas Zâmbia última colocada não desistiu e conseguiu a vitória, classificando-se assim em primeiro, na frente ainda de Camarões que com uma vitória garantiria a primeira colocação mas empatou com a Tunísia. No final, Gabão ficou com os mesmos quatro pontos que os dois primeiros colocados, enquanto a Tunísia empatou todos os jogos.

Quartas-de-final
Angola x Gana 24/01
Costa do Marfim x Argélia 24/01

Zâmbia x Nigéria 25/01
Egito x Camarões 25/01


Angola e Gana deverão fazer um jogo disputado já que a boa seleção de Gana não está tão forte como na Copa da Alemanha e o time angolano terá o fator casa para equilibrar a partida. Porém, mesmo assim o meu palpite é para a equipe de Michael Essien.
Com um time mais "europeu" e com Didier Drogba, a Costa do Marfim deverá passar pela Argélia, mas não será nada fácil. Se o time argelino quiser complicar e passar de fase não será uma grande surpresa pois tem potencial para isso, afinal não está na Copa do Mundo atoa, passando pelo atual campeão da CAN, o Egito.
Zâmbia se classificou na última rodada, mas deverá ficar nessa fase, pois a seleção nigeriana é bem melhor e conta com melhores jogadores. Yakubu, Odewingie e Mikel poderão fazer a diferença.
Egito e Camarões reeditaram a final da última CAN e virão com uma seleção não muito diferente do que a de dois anos atrás. Aboutrika e Zaki serão as principais diferenças comparadas àquele jogo onde o Egito se deu melhor depois de uma falha da zaga do Camarões. Meu palpite vai para a seleção de Eto'o.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Grupo D (CAN 2010)

Gabão

Time Base: Ovono, Apanga, Ambourouet, Moundounga e Manga; Mbanangoye, Moubamba e Kessany; Willy Aubameyang, Cousin e Pierre Aubameyang
Técnico: Alan Giresse
O Craque: Daniel Cousin
Pode surpreender: Willy Aubameyang
Revelação: Pierre Aubameyang
Palpite: Primeira-fase
Quartas-de-final em 1986

Camarões

Time Base: Kameni, Geremi, Bedimo, Song e N'Kolou; Emana, M'Bia, Alex Song e Makoun; Eto'o e Webó
Técnico: Paul Le Guen
O Craque: Samuel Eto'o
Pode surpreender: Jean Makoun
Revelação: N'Kolou
Palpite: Final
Campeão em 1984, 1988, 2000 e 2002

Zâmbia

Time Base: Mweene, Kampamba, Nyirenda, Mbola e Musonda; Kalaba, Katongo, Sunzu e C. Katongo; Mayuka e Mulenga
Técnico:
O Craque: Christopher Katongo
Pode surpreender: Mayuka
Revelação: Katongo
Palpite: Primeira-fase
Vice-campeão em 1974 e 1994

Tunísia

Time Base: Mathlouthi, Mikari, Ammar e Haggui; Korbi, Hagued, Dhadouni, Msakni; Ben Saada, Chermiti e Jemaâ
Técnico:
O Craque: Chermiti
Pode surpreender: Haggui
Revelação: Ben Saada
Palpite: Quartas-de-final
Campeão em 2004

domingo, 17 de janeiro de 2010

Grupo C (CAN 2010)

Nigéria

Time Base: Enyema, Odiah, Yobo, Shittu e Taiwo; Uche, Mikel e Olofinjana; Martins, Yakubu e Odewingie
Técnico:
O Craque: Obafemi Martins
Pode surpreender: John Obi Mikel
Revelação: Chinedu Obasi
Palpite: Semi-final
Campeão em 1980 e 1994

Egito

Time Base: El Haddary, Fathallah, Mowad, Gomaa e El Mohamadi; Fathi, Abd Rabou, Said e Hassan; Moteab e Zidan
Técnico: Hassan Shehata
O Craque: Mohamed Zidan
Pode surpreender: Ahmed Fathi
Revelação: El Mohamad
Palpite: Quartas-de-final
Campeão em 1957, 1959, 1986, 1998, 2006 e 2008


Benin

Time Base: Djidonou, Chrysostome, Imorou, Adénou, Singbo e Tchomogo; Sessegnon, Kokou e Boco; Kobena e Omotoyossi
Técnico: Michel Dussuyer
O Craque: Sessegnon
Pode surpreender: Omotoyossi
Revelação: Imorou
Palpite: Primeira fase
Primeira fase 2004 e 2008

Moçambique

Time Base: Kapango, Campira, Paíto, Simão Júnior e Dario Khan; Hagy, Genito, Dominguês e Miro; Fumo e Tico-Tico
Técnico:
O Craque: Miro
Pode surpreender: Dominguês
Revelação: Simão Júnior
Palpite: Primeira fase
Primeira fase 1986, 1996 e 1998

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Grupo B (CAN 2010)

Costa do Marfim
A equipe vem com a bola toda como melhor seleção da África liderada por Didier Drogba e com um ótimo time em quase todas as posições. Eboué, Touré, Yaya Touré, Zokora, Kalou e Koné são alguns destaques que atuam em grandes times da Europa. É o grande candidato ao título e o técnico Vahid Halihodzic terá nessa copa um grande preparo para a difícil missão de classificar a seleção para a próxima fase da copa do mundo.

Time Base: Barry, Eboue, Touré, Meité e Boka; Faé, Yaya Touré e Zokora; Kalou, Koné e Drogba
Técnico: Vahid Halihodzic
O Craque: Didier Drogba
Pode surpreender: Salomon Kalou
Revelação: Gervinho
Palpite: Final
Vice-campeão em 1992

Burkina Faso
A seleção que já participou seis vezes do torneio tem Paulo Jorge de 40 anos como comandante da equipe que se classificou em primeiro em cima da Tunísia. O time conta com vários jogadores que jogam na Europa como Kaboré (Marseille), Pitroipa (Hamburgo) e Bamogo (Nice).

Time Base: Diakite, Koné, Koulibaly, Tall; Bamogo, Panandétiguiri, Keré e Pitroipa; Bamogo e Dagano
Técnico: Paulo Jorge
O Craque: Habib Bamogo
Pode surpreender: Jonathan Pitroipa
Revelação: Kaboré
Palpite: Primeira fase
Quarto Lugar em 1998

Gana
Com vários jogadores na Europa, Milovan Rajevac espera fazer uma boa campanha em sua primeira experiência como técnico. O time é bom mas sentira falta de Muntari e Appiah. Essien lidera o meio campo e o time. Campeã do torneio quatro vezes o país tradicional do torneio irá para sua segunda copa do mundo.

Time Base: Kingson, Sarpei, Addo, Mensah e Paintsil; Asamoah, Essien, Draman e Narry; Gyan e Amoah
Técnico: Milovan Rajevac
O Craque: Michael Essien
Pode surpreender: Asamoah Gyan
Revelação: Kwadwo Asamoah
Palpite: Semi-final
Campeão em 1963, 1965, 1978 e 1982

Togo
A equipe liderada por Adebayor abandonou a competição graças ao ônibus da equipe que foi atacado por homens armados que viajavam entre Congo e Angola. O ônibus ia em direção ao torneio e ficou sob fogo de metralhadora após ter atravessado a fronteira do Congo para o enclave angolano de Cabinda. O cerco durou menos de 30 minutos e terminou com o motorista morto e com dois feridos. Os jogadores se protegeram debaixo dos assentos. Depois do ocorrido a equipe togolesa decidiu abandonar a competição. 

Fonte: Wikipédia.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Grupo A (CAN 2010)

Passada a primeira rodada só agora poderei fazer o guia da CAN que está sendo realizada neste mês em Angola. Começando pelo grupo A, falarei sobre a expectativa, chances e os jogadores de cada seleção e também os resultados da primeira rodada.

Angola
Com o experiente técnico Manuel José, a seleção angolana só participa da CAN por ser o país sede, já que não conseguiu nem chegar à última fase das eliminatórias africanas. Diferente do que foi a sua primeira copa do mundo, o time angolano depende bastante do seu ataque que tem Mantorras e Manucho que contam com alguma experiência européia, além de Rui Marques que joga no Leeds. Porém a base do time vem mesmo do país, o Petro de Luanda cedeu seis jogadores ao time de Manuel José.

Time Base: Carlos, Xará, Kali, Rui Marques e Dedé; Mabiná, Stélvio, Gilberto, Zuela; Flávio e Manucho
Técnico: Manuel José
O Craque: Flávio
Pode surpreender: Manucho
Revelação: Stélvio
Palpite: Primeira fase
Quartas de final em 2008

Mali
A equipe tem como base a França onde atuam quase todos os jogadores e ainda tem um meio-campo forte com Diarra, Sissoko e Keita que jogam no Real Madrid, Juventus e Barcelona, respectivamente, além do artilheiro Kanouté. O jovem técnico nigeriano Stephen Keshi dirigi uma seleção pela primeira vez e terá a missão de ao menos passar de fase.

Time Base: Sidibé, Berthe, Diamountene, Tamboura e Soumare; Diarra, Sissoko e Keita; Bagayoko, Kanouté e Traoré.
Técnico: Stephen Keshi
O Craque: Frederic Kanouté
Pode Surpreender: Seydou Keita
Revelação: Mahamane Traoré
Palpite: Quartas de Final
Vice-Campeão em 1972

Malaui
Classificou em terceiro no mesmo grupo da Costa do Marfim, a seleção do Malawi conta com parte dos jogadores de seu país e outra parte vem da África do Sul. A equipe não conta com nenhum grande craque e tem como sua melhor campanha chegar nesta mesma fase, que o fez em 1984.

Time Base: Sanudi, Sangala, Mponda e Kafoteka; Chavula, Mwakasungula, Ngambi, Banda; Kamwendo, Kanyenda e Wadabwa.
Técnico:
O Craque: Kamwendo
Pode surpreender: Ngambi
Revelação: Wadabwa
Palpite: Primeira fase
Primeira fase em 1984

Argélia
Com a classificação para a próxima copa do mundo a Argélia vem toda motivada e tem a chance de mostrar que mereceu se classificar para a copa, vencendo o Egito no play-off. Porém, a derrota para Malaui no primeiro jogo por 3 a 0 já demonstra fraqueza na equipe liderada por Rabah Saadane. O time conta com o experiente atacante Saifi e com o meia Ziani que joga no Wolfsburg, além de uma defesa que joga na europa.

Time Base: Chaouchi, Halliche, Yahia, Bougherra e Belhadj; Meghni, Mansouri e Ziani; Ghezzal, Bouazza e Saifi
Técnico: Raabah Saadane
O Craque: Rafik Saifi
Pode surpreender: Karim Ziani
Revelação: Halliche
Palpite: Quartas de Final
Campeão em 1990

sábado, 9 de janeiro de 2010

Copa das Nações Africanas

A cada dois anos a África inteira para para presenciar o maior torneio de futebol do continente, a Copa das Nações Africanas. Todo país luta pelo título como se fosse uma copa do mundo, o que de fato é, para os africanos que não tem muitas chances na maior competição do mundo (que no máximo chegou à uma quarta de final) e que deposita todas as chances neste torneio. Nesta edição a primeira antes de uma copa do mundo no continente, Angola será o país que sediará a copa que será realizada entre os dias 10 e 31 de janeiro. Depois de uma longa eliminatória com três fases, uma fase preliminar e duas de grupos que também classificou cinco seleções para a Copa do Mundo, a copa é formada com quatro grupos com quatro times cada onde os dois primeiros se classificam e para se enfrentarem no mata-mata. Depois de um ataque de um grupo terrorista à seleção de Togo, cogita-se não participar mais da competição, porém, isto dificilmente acontecerá já que não é nenhuma surpresa o acontecimento que já havia acontecido semanas antes com os mesmos atacando gurdas angolanos. Uma segurança mais que reforçada não acabará com o problema, mas deverá manter a segurança da competição, ao menos é isso o que esperamos.

Grupo A
Angola
Argélia
Mali
Malawi

Grupo B
Costa do Marfim
Burkina Faso
Gana
Togo

Grupo C
Benin
Egito
Moçambique
Nigéria

Grupo D
Camarões
Gabão
Tunísia
Zâmbia


CAN 2008
Campeão: Egito
Artilheiro: Samuel Eto'o (Camarões com 5 gols)
Melhor Ataque: Costa do Marfim (16 gols)
Pior Defesa: Guiné Conakri (10 gols)
Média de gols: 3,09